A projeção de faturamento é uma estimativa dos resultados financeiros que seu negócio terá em um tempo futuro (como o próximo trimestre ou ano). Todos os administradores experientes sabem da importância desse trabalho, mesmo para empresas que estão apenas começando.
Neste artigo, você entenderá o que é projeção de faturamento e conhecerá seus principais benefícios. Em seguida, conferirá os passos para sua realização.
O que é projeção de faturamento?
É uma previsão informada sobre os resultados de vendas no futuro, normalmente para o ano seguinte. O negócio calcula quanto espera obter em receita de vendas e serviços. A projeção de faturamento é parte da projeção financeira, que inclui também as despesas esperadas.
Quais os benefícios da projeção de faturamento?
Evitar surpresas tributárias
Com exceção do MEI, que paga uma taxa fixa de impostos por mês, a carga tributária de todo negócio é dependente de seu faturamento. O cálculo pode ficar ainda mais complicado com a mudança nas regras do ICMS, hoje cobrado de acordo com o Estado de destino das mercadorias e não o de origem. A projeção ajuda sua empresa a reservar em caixa o capital adequado para pagar os impostos devidos.
Fazer comparações com as despesas
Se o faturamento é mais difícil de estimar por depender do comportamento dos clientes, é mais simples somar suas despesas. De posse das duas projeções, você pode comparar uma com a outra e conferir se a receita esperada dará conta das despesas.
Prestar contas a investidores
Vale a pena investir no seu negócio? Uma boa projeção fornece informação e transparência a potenciais sócios e credores, como bancos. É ela quem diz se a empresa dará bons resultados no futuro.
Fornecer direção estratégica
Projeções fornecem metas, com números e prazos. Portanto, guiam o trabalho da sua empresa e dão à sua equipe uma boa orientação. Elas são a base para prioridades claras. Dessa forma, a projeção de faturamento acaba virando uma profecia autorrealizável.
Como fazer uma projeção de faturamento?
- o primeiro passo é decidir o período abrangido pela projeção. Normalmente, é um ano-calendário (por exemplo: de janeiro a dezembro de 2019), mas pode ser outro período de 12 meses, um trimestre ou até um mês;
- analise informações passadas. Levante dados sobre vendas em exercícios anteriores. Preste atenção à sazonalidade: dependendo do seu segmento, as vendas podem ter caído ou subido durante o Carnaval, que muda de data todo ano. Procure saber se a empresa participou de promoções em datas como Dia das Mães e Black Friday;
- informe-se sobre o comportamento de cada produto vendido pela sua empresa. Alguns podem ser campeões de venda. Outros podem ficar ultrapassados, de forma que é melhor se antecipar agora e tirar o produto de linha para não ficar com estoque encalhado. Outros podem ser apostas e tendências para o ano seguinte;
- de posse dessas informações, estime o número de unidades que serão vendidas em cada mês e multiplique esse valor pelo preço. Esse será o faturamento bruto. Se a meta de sua empresa é crescer 5% este ano, um bom lugar para começar é aumentar em 5% o número de unidades vendidas de cada item. Também é importante levar em conta a inflação nos preços para que o faturamento apresente ganho real.
Uma projeção de faturamento é um gesto importante para toda a gestão financeira do negócio. Além de ajudar a pagar impostos corretamente, permite o planejamento de compras, estoque e marketing. Também ajuda a definir prioridades no trabalho das equipes. É uma atividade fundamental para o empreendedor que quer prosperar e crescer.
Estas dicas foram úteis? Então você também vai curtir este outro artigo com 5 dicas sobre como reduzir custos de infraestrutura.