Desenvolver uma boa comunicação com cliente nas mídias sociais é fundamental para melhorar o atendimento e aumentar as vendas do seu negócio. Os resultados de um bom relacionamento podem ser percebidos em pouco tempo e ajudá-lo tanto a fidelizar quanto a adquirir novos consumidores.
Por isso, vamos mostrar qual é a maneira certa de interagir com quem manda uma mensagem ou deixa um comentário na sua página. Confira!
1. Responda o quanto antes
Quem busca atendimento nas redes sociais quer que ele aconteça o mais rápido possível. A impressão de que uma página no Facebook, ou um perfil no Twitter, responderá com mais velocidade que serviços de atendimento ao consumidor tradicionais já está consolidada. Por causa disso, a maioria de nós procura esses canais para falar diretamente com um atendente, principalmente em questões urgentes.
Uma boa equipe cuidando das suas redes sociais precisa entender a exigência de respostas rápidas e pertinentes. Crie um manual de redação, a partir das principais dúvidas dos seus consumidores para melhor atendê-los em cada demanda. Mas lembre-se de customizar as respostas para que elas não pareçam automáticas e distantes demais.
2. Aprenda a falar a língua dos clientes
Marcas têm um público-alvo, essa informação não é importante apenas na hora de investir em estratégias de divulgação. Suas personas se comunicam de maneira diferente que as de outras marcas, mesmo havendo algumas interseções. O ideal é aprender com o seu cliente e se comunicar com ele no mesmo nível.
Uma empresa divertida e com público jovem não precisa ter medo de usar gifs e emojis, desde que eles transmitam uma mensagem relevante para seus clientes.
3. Seja transparente
Uma pesquisa recente da Sprout Social mostra que pessoas em interação com a sua empresa nas mídias sociais buscam transparência. Esse valor pode diferenciar a sua empresa das demais, já que apenas 15% dos indivíduos acreditam que as marcas com as quais se comunicam são transparentes.
Dê respostas honestas a quem lhe visita, deixe claro os preços de produtos e serviços e explique como a sua empresa produz aquilo que vende.
Mudanças nas ofertas, valores da organização e políticas novas devem estar evidentes para aqueles que interagem com o seu negócio, pois transparência tem o poder de ajudá-lo a construir um relacionamento de confiança com seus consumidores.
4. Fuja do jargão corporativo
Dentro dos negócios é muito comum se repetir alguns termos, que nem sempre são entendidos pelos clientes. Principalmente quando eles estão apenas se familiarizando com a sua marca, expressões que são compartilhadas apenas por especialistas não são ideais.
Procure facilitar o seu discurso, não a ponto de dar a impressão que os produtos e serviços fornecidos são simples, mas porque isso ajudará o interessado a absorver informações em pouco tempo. Se há uma maneira mais direta e menos prolixa de passar um dado, sempre opte por ela.
5. Peça desculpas
Todo mundo erra e as pessoas jurídicas não são muito diferentes de cada um de nós. Por isso, se acontecer da sua marca dar um vacilo, compartilhar uma informação equivocada ou deixar de dar atenção para um cliente quando ele precisava, peça desculpas.
Isso vai mostrar para o seu consumidor que você leva a opinião dele muito a sério e está disposto a aprender com seus erros. Mesmo que todos não saiam felizes da sua página, esse aprendizado serve para melhorar as próximas interações e entender como o seu cliente reage a elas.
Especialmente no fim de ano, quando as pessoas estão decidindo o que adquirir com seus décimos-terceiros ou de presente para o Natal, é importante re-trabalhar a interação com clientes em mídias sociais. Ela será fundamental para mostrar que o seu negócio presta bons serviços e tem um atendimento diferenciado, podendo levar a oportunidades incríveis.
O que achou dessas estratégias para ganhar espaço nas mídias sociais? Compartilhe nas redes sociais!