Com a competitividade do mercado crescendo a cada dia, novas tecnologias e ferramentas vêm sendo constantemente aprimoradas e implementadas em busca de diferenciais para os empreendimentos. Nesse cenário, a utilização do ERP no atendimento ao cliente surge como tendência.
Com um programa desse tipo, é possível agilizar diversos procedimentos que podem ser decisivos nos processos de comercialização. Conheça, abaixo, como o ERP pode ajudar sua empresa a crescer e obter sucesso. Boa leitura!
Identifica o potencial de compra do cliente
Um sistema ERP oferece uma interface intuitiva e ágil de todo o histórico, com estatísticas, relatórios e relação de compras, fazendo até uma integração entre o setor financeiro e comercial. Além disso, também indica qual é o potencial de compra do cliente e qual pode ser a melhor abordagem para oferecer ainda mais soluções para ele.
Por parte do consumidor, ao receber um atendimento eficiente e pontual, forma-se um vínculo não só de negócios, mas também de empatia com a marca. Dessa forma, o cliente passa a enxergar sua empresa não só como uma parceira que acrescenta valor às suas necessidades e desejos de consumo, mas também como uma possibilidade de relação de confiabilidade.
Diminui a incidência de reclamações
Clientes que contam com um suporte eficiente obtêm uma experiência mais favorável. Logo, ficam mais satisfeitos. Quando uma empresa utiliza um ERP de forma totalmente otimizada, o cliente se sente muito mais confortável em relação à aquisição do produto e aos serviços oferecidos, reduzindo a incidência de reclamações e problemas em geral.
Centraliza informações essenciais na empresa
Muitos gestores se perdem no gerenciamento da empresa por não terem acesso a todas as informações que envolvem suas atividades internas (processos) e externas (fornecedores e clientes). Principalmente quando a empresa começa a crescer, passa a ser essencial centralizar todos os dados que se referem à sua realidade.
Essa integração de dados forma um campo fértil para criar uma operação de Business Inteligence (BI), que oferecerá indicativos efetivos para a tomada de decisões por parte dos integrantes do núcleo estratégico, além de gerar e oferecer ideias mais precisas sobre eventuais mudanças de preferências ou tendências do público-alvo.
Afinal, praticamente todos os setores da sociedade estão em constante evolução, o que faz surgir novas demandas e necessidades.
Garante a segurança dos dados da empresa e dos clientes
Um dos maiores benefícios de um software ERP é a segurança dos dados. O programa fornece registros mais úteis e consistentes. Como existe a restrição de acesso às informações, qualquer falha ou problema pode ser notado imediatamente.
Outra vantagem é que o sistema de banco de dados que o ERP adota também garante o backup centralizado de todos os dados, inclusive dos mais críticos e instáveis.
Melhora o controle das operações
A emissão de notas fiscais é uma rotina bastante complexa e pode sobrecarregar o trabalho de todos os envolvidos — seja com notas físicas (em papel) ou eletrônicas. Sem um software que gerencie NFs, você e sua equipe podem ser obrigados a realizar muitas operações manuais. Mas, graças à tecnologia, é possível resolver isso utilizando uma solução especializada em ERP.
Esse tipo de programa executa a gestão de todos os processos de vendas que precedem a emissão da nota, vinculando-os com os demais setores da empresa. Ele também faz uma integração entre sua empresa e os órgãos fiscalizadores (Secretaria da Fazendo e Receita Federal). Isso reflete na redução de multas por atraso, por exemplo.
Viu só como o ERP pode auxiliar no atendimento ao cliente? Para isso, basta implantar um sistema que possa fazer todas as atividades citadas acima. Portanto, não perca tempo e entre em contato conosco, acessando nosso site. Nós, da Inove, temos a solução perfeita para atender suas demandas e necessidades!