Quando há boa gestão, o setor de TI aumenta a produtividade das equipes e a margem de lucros, ampliando a eficiência da companhia como um todo. Entretanto, gerenciar um setor assim dentro da própria empresa é uma tarefa que pode ser, na maioria das vezes, muito desafiadora, e essa é uma tendência inevitável.
Com o avanço da área, também há aumento da complexidade das tecnologias. Diante dessa realidade, a melhor alternativa é a contratação de um serviço de consultoria de TI, para que se possa contar com o suporte de uma equipe dedicada e especializada nessa importante área da indústria.
Essa contratação é o meio mais prático de manter a companhia atualizada e, ao mesmo tempo, ter foco nas estratégias de negócio e na missão da empresa.
Toda companhia busca a redução de custos em seus setores, e com o departamento de TI não é diferente. Entretanto, é preciso tomar cuidado ao adotar essa postura, já que o corte de gastos pode não ser a melhor escolha para o longo prazo, ainda que pareça ser a melhor opção, no início.
A falta de investimento na contratação de especialistas pode, por exemplo, provocar falhas pela manutenção incorreta, impactando de forma significativa na execução das atividades ou no projeto de um cliente. Portanto, a contratação de consultoria de TI é um investimento — e não um mero gasto, como muitos erroneamente imaginam.
Vantagens de contratar uma consultoria de TI:
1. Aproveitamento melhor de processos
Quando um especialista tem acesso aos dados de uma companhia para desenvolver soluções, é possível otimizar processos, implantar e atualizar sistemas.
Além disso, é possível renovar a visão da companhia e aumentar o foco da equipe interna ao não ser preciso direcionar os funcionários para tratar de pendências mais complexas do setor, o que costuma sobrecarregar o restante do time.
Entretanto, é fundamental ter atenção ao contrato firmado com a companhia de consultoria, visto que o consultor precisará ter acesso a dados confidenciais. É preciso que exista um termo de garantia para a proteção dessas informações.
2. Produtividade maior
Uma das vantagens de contar com um serviço de consultoria é o aumento da produtividade, já que a equipe interna terá mais tempo para focar as demais atividades do negócio sem se preocupar com backups, atualizações e outras rotinas.
Além disso, problemas mais simples podem ser solucionados remotamente por um especialista, proporcionando mais praticidade para a empresa e satisfação para os envolvidos.
3. Redução de custos com o departamento
Ao contratar uma consultoria de TI, a sua empresa pode cortar diversos gastos relacionados aos impostos da contratação de um funcionário em regime CLT.
Além disso, é possível pagar simplesmente pelo tempo necessário para o seu departamento ou para projetos específicos.
4. Aumento da confiabilidade e segurança
Com a contratação da consultoria de TI, a sua empresa também poderá contar com serviços de manutenção preventiva e monitoramento ativo, que são fundamentais para um sistema confiável, seguro e disponível.
Assim, não é preciso — por exemplo — ser prejudicado por um problema que poderia simplesmente ter sido detectado antes.
5. Economia de tempo
A equipe de consultoria também é capaz de analisar o nível de importância dos serviços tecnológicos para o seu negócio. Hoje, quase todas as companhias dependem totalmente da disponibilidade da TI para o seu pleno funcionamento.
Dessa forma, pode-se mensurar de forma eficiente o menor tempo possível de parada da infraestrutura de tecnologia e, enquanto isso, ativar servidores redundantes ou utilizar backups, reduzindo o tempo desperdiçado com as pausas para manutenção.
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