Convenhamos: se as empresas não investirem em estratégias para melhorar a experiência do seu consumidor, muito provavelmente, ele buscará soluções na concorrência, certo? Afinal, preocupar-se com a sua lealdade em todas as fases da jornada de compra é fundamental para promover a sua satisfação. Então, investir na pesquisa de satisfação de clientes é uma ótima sacada!
Por isso, mensurar e acompanhar esses resultados de forma constante é uma ótima alternativa para continuar conquistando promotores para o seu negócio. Você ainda está em dúvidas? Então, confira porque você deve enviar uma pesquisa de satisfação de clientes agora mesmo!
Identifica pontos de melhoria nos processos
Se você não perguntar ao cliente qual é a sua opinião sobre determinados assuntos, dificilmente ficará sabendo onde pode melhorar. Afinal, a percepção do seu cliente é o ponto de partida para qualquer planejamento estratégico.
Por exemplo, você pode estar imaginando que os indicadores comerciais de venda diminuíram em um determinado período porque o preço do produto aumentou. No entanto, o cliente deixou de comprar porque foi muito mal atendido pelo seu time comercial.
Então, identificar os pontos fracos é fundamental para conferir onde a sua empresa pode melhorar para continuar ativa no mercado.
Promove a lealdade do seu cliente
Se o cliente perceber que a sua opinião realmente importa, ele ficará muito feliz em contribuir de alguma forma com a sua empresa. Afinal, ele sabe que se tiver algum problema durante a jornada de compra, pode procurar o seu time para esclarecer as suas dúvidas.
Quando a opinião do consumidor é ouvida, ele sente que é importante para a sua empresa. Assim, você melhora os relacionamentos e ainda promove a lealdade do público que mais importa para a sua organização.
Identifica oportunidades de negócio com a pesquisa de satisfação de clientes
A pesquisa de satisfação de clientes também é uma ótima sacada para você identificar oportunidades de negócio. Afinal, se o seu cliente respondeu à sua pesquisa com ótimas notas, é sinônimo de que ele gostou do atendimento. Assim, muito provavelmente voltará a comprar.
Então, você pode filtrar os clientes promotores do seu negócio e criar promoções exclusivas, enviando informações de produtos complementares ao que adquiriu. Da mesma maneira, se os clientes responderam com notas baixas, é uma ótima oportunidade para você melhorar os processos.
Assim, você pode entender quais foram os principais motivos pelos quais o cliente está insatisfeito e reverter esse quadro. Dessa maneira, quando você sabe o que está errado, pode investir em um plano de ação de melhoria. A partir disso, você converter esse cliente insatisfeito em satisfeito novamente.
O mais interessante é que enviar uma pesquisa de satisfação de clientes não é um bicho de sete cabeças. Com um simples formulário criado no Microsoft Forms, você envia o questionário e acompanha os resultados em tempo real.
Você gostou de aprender mais sobre a pesquisa de satisfação de clientes? Então, aproveite para entender como funciona o método NPS para mensurar a lealdade do seu consumidor!