Tomar decisões empresariais com base em pura “intuição” ou “achismo” não é mais uma opção. Um bom negócio é formado a partir de informação, dados e hipóteses bem fundamentadas. E uma ferramenta que contribui bastante para essa produção de conhecimento é o Business Intelligence.
De forma simples, o BI é um conjunto de ferramentas que trabalha para gerar informações detalhadas sobre o seu negócio. Um dos propósitos desses dados é te ajudar a prever o comportamento dos seus consumidores. Dessa forma, você pode se antecipar à mudanças de demanda, ao surgimento de novos mercados ou mesmo prever as chances de sucesso de uma campanha — o que faz toda a diferença no desempenho do seu negócio.
Para explicar melhor o assunto, trouxemos aqui 3 vantagens que o Business Intelligence possibilita na hora de antecipar o comportamento do seu público. Acompanhe:
1. Captação rápida de dados
Em muitos casos, para estar à frente de seus concorrentes, você deve conseguir informações sobre o seu público-alvo mais rápido. Quanto antes você descobrir o que precisa, mais cedo poderá se organizar para lidar com qualquer mudança e aproveitar melhor as suas oportunidades.
Um software BI pode ser integrado com várias fontes de dados, como seu sistema de gestão, canais de informações, entre outros, registrando e organizando todo esse conhecimento rapidamente. Isso significa que mesmo um acontecimento recente pode ser rapidamente avaliado para suas tomadas de decisão.
2. Análise histórica do seu público
Como acabamos de dizer, o Business Intelligence não trabalha apenas com a coleta de informações, mas também com sua avaliação. Todos os dados coletados são arquivados e organizados de modo a facilitar o trabalho de análise por parte da gestão da empresa. A partir disso, será muito mais fácil entender o comportamento dos seus consumidores em qualquer frente.
Vale lembrar que sua empresa provavelmente tem perfis diversos de clientes em sua base. Pessoas que compram prioritariamente em uma loja online, por exemplo, geralmente são diferentes daquelas que preferem visitar seu estabelecimento. Entender essas particularidades te dará uma boa vantagem na hora de prever as ações de seus clientes.
3. Foco também nos concorrentes
De forma geral, você quer que sua empresa se diferencie positivamente em relação às demais. Vantagens exclusivas, melhor atendimento, entre outras coisas. Porém, para conseguir se destacar, é importante observar o que seus concorrentes estão fazendo e aprender com eles. E isso será muito mais fácil se você possuir um sistema de Business Intelligence bem estruturado.
Se outra empresa do mesmo segmento apresentou alto crescimento recentemente, vale a pena entender por que e adaptar as mesmas ações ao seu contexto. Dependendo da sua análise, os resultados podem ser semelhantes. Da mesma forma, quando um concorrente comete um erro, você pode aprender por observação, evitando que o mesmo ocorra dentro do seu negócio.
Agora que você entende os benefícios que um sistema de Business Intelligence traz na previsão do comportamento do cliente, é hora de implantar essa solução no seu negócio. Acha que vai precisar de ajuda nesse processo? Então entre em contato com a Inove e conheça nossas soluções tecnológicas para o seu negócio.