Já faz um tempo que a filosofia de redução do desperdício, melhoria da qualidade e maximização do valor vem se tornando a norma na maioria dos segmentos da economia. Na área de Tecnologia da Informação (TI), não é diferente.
Surgiu, então, o conceito de Lean TI, que adapta os princípios da filosofia Lean — uma série de técnicas e práticas de administração — à área de tecnologia das organizações.
O departamento de TI é, muitas vezes, o responsável por todo o gerenciamento de dados da organização. É natural que um gestor de TI enfrente os mesmo desafios que um administrador e precise ter habilidades que tragam agilidade, segurança e qualidade a seu trabalho. Em outras palavras, princípios da gestão podem e devem ser implementados no ambiente de TI para resultados melhores.
Disney, Embraer, Magazine Luiza e Spotify, dentre muitas outras grandes empresas, usam Lean TI e já estão eliminando desperdícios e aumentando o valor agregado de seus produtos. Quer começar? A gente ajuda!
O que é Lean TI
Em sua essência, a Lean é orientada à eficiência e à eficácia de processos. Ou seja, seu objetivo é criar mais valor com menos trabalho. O termo foi cunhado por John Krafcik, em 1988, depois de uma experiência de trabalho numa joint-venture entre Toyota e GM na Califórnia.
Em 1991, ele lançou o best-seller “The Machine that changed the World” (A Máquina que Mudou o Mundo). Em 1995, os conceitos foram ampliados em outra publicação (“Lean thinking: banish waste and create wealth in your corporation”). Até então, a aplicação de Lean era voltada a linhas de produção e a manufatura.
Foi aí que os conceitos básicos da metodologia, dispostos em 5 princípios, passaram a ser adaptados para uso em diferentes áreas e deram origem a novas abordagens. Em TI, representa uma quebra de paradigmas que traz melhorias (tanto de processos, quanto de pessoas) e ajuda a equipe a pensar estrategicamente.
Quais são seus princípios
São 5 os princípios do pensamento Lean:
- valor: identificar o que é valor para o cliente;
- fluxo de valor: separar os processos da cadeia produtiva em três tipos: os que geram valor, os que não geram valor, mas são importantes para os processos e a qualidade, e os que não geram valor (e devem ser eliminados);
- fluxo contínuo: os processos e as atividades devem permitir perceber que o valor é criado sem obstáculos e impedimentos;
- produção puxada: empurrar produtos para o consumidor por meio de descontos e promoções é coisa do passado. Agora, é o consumidor que puxa o Fluxo de valor, o que reduz a necessidade de estoques e valoriza o produto;
- perfeição: é o objetivo de todos os envolvidos no Fluxo de valor. Ou seja, a busca pelo aperfeiçoamento contínuo norteia os esforços da empresa. Os processos são transparentes — e todos os integrantes da cadeia têm conhecimento do todo — para que melhores formas de criar valor sejam continuamente buscadas.
E os benefícios
Dentre os benefícios trazidos pelo Lean TI, é possível ressaltar:
Maior eficiência nos processos
Os conceitos e princípios de Lean TI vão ajudar a criar sistemas mais funcionais, integrar e orquestrar os processos corretamente, resolver impasses corrigindo-os o mais rápido possível e tornar os procedimentos mais seguros e confiáveis.
Maior agilidade e qualidade nas operações
Uma maior agilidade nas operações, sem abrir mão da excelência, vem com a busca de soluções sob demanda e na hora certa. Além de atender necessidades identificáveis e poder controlar a qualidade imediatamente, esse método evita que falhas sejam passadas adiante e comprometam o restante dos trabalhos.
Mais soluções que agreguem valor ao negócio
Com profissionais que saibam aplicar conceitos de Lean TI, os resultados serão melhores e se refletirão em toda a cadeia de valor do negócio, independentemente de serviços internos ou externos.
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