Já ouviu falar em cloud migrator? Essa tecnologia, que permite migrar recursos como e-mails, contatos, tarefas, dados, arquivos e calendários de uma empresa para a nuvem de uma só vez é um dos instrumentos que pode facilitar a adoção de cloud computing no seu negócio.
Feita para que migrar caixas postais, times e serviços para a nuvem seja uma tarefa menos desafiadora, a ferramenta cloud migrator pode ser o empurrãozinho que faltava para o seu negócio se juntar à nuvem.
Hoje, vamos explorar melhor como ela funciona, os tipos de dados que podem ser migrados com seu auxílio e a importância do recurso. Pronto? Então vamos lá!
O que faz o cloud migrator?
Um cloud migrator é uma ferramenta digital para transportar as informações que o seu negócio armazena localmente (ou em servidores diferentes dos que deseja contratar agora) para a nuvem. São, geralmente, ferramentas multiplataforma e multi servidor que são utilizadas diariamente por milhões de empresas ao redor do mundo para garantir que as informações que elas armazenam na nuvem estão atualizadas e são confiáveis.
Cloud migrators permitem enviar dados completos para a nuvem, seja ela do Google ou da Microsoft e permitem que, após uma configuração básica, o sistema lide automaticamente com as informações de que dispõe. Eles são muito utilizados pelas equipes de TI para mitigar a perda de dados e certificar-se que o processo de migração será completado com o mínimo de riscos.
Como funciona o cloud migrator?
Cloud migrators funcionam como middleware, ou seja, software capaz de intermediar trocas entre um serviço e outro. Esses middlewares são capazes de enviar informações entre sistemas distintos porque realizam a adequação automática de arquivos para diversos formatos e uma ponte entre os servidores locais e os que estão na nuvem.
Que tipos de dados podem ser migrados com a ferramenta?
Os principais tipos de dados que podem ser migrados com auxílio de um cloud migrator são as informações de contato, os e-mails, os workflows, tarefas e calendários que uma empresa utiliza diariamente. O que não significa que não existam ferramentas do tipo cloud migrator para transportar dados de outros tipos.
Um cloud migrator de arquivos corporativos manda todas as informações de um Google Drive ou Dropbox para outro serviço de nuvem, como o OneDrive. Arquivos de dados como os armazenados no Sharebox tem outro tipo de cloud migrator dedicado à tarefa de enviar arquivos para um novo ambiente de nuvem. E há ferramentas específicas para migrar arquivos de trabalho como os criados no Google Team Drive.
Como esse recurso transforma nosso relacionamento com a nuvem?
O grande diferencial entregue pelo cloud migrator é estabelecer regras para como migramos nossos dados para a nuvem e, por meio da automação, garantir que elas serão aplicadas em todas as informações transportadas de um servidor para outro. A principal aplicação da ferramenta é garantir que empresas de pequeno e médio porte aproveitem as vantagens de cloud computing sem ter de investir muito em recursos e conhecimentos para levar seus dados para a nuvem.
Cloud migrators foram criados para tornar o dia a dia das empresas menos complexos. Eles incentivam a migração para a nuvem porque transformam essa tarefa em algo automatizado, que toma menos tempo e interfere em quase nada na disponibilidade de informações e recursos para a continuidade das operações. Por isso pode ser uma boa ideia apostar no recurso se migrar para a nuvem for uma de suas prioridades e você quiser fazer isso com segurança e agilidade.
E aí, o que achou do cloud migrator? Que tal utilizá-lo para facilitar o dia a dia da sua empresa e a migração para a nuvem? Entre em contato com a I9tec agora mesmo e descubra como!