Você conhece o Dynamics 365 for Field Service? O ERP da Microsoft agora conta com funções nativas que contemplam processos de negócios que antes só eram atendidos por aplicações que precisavam ser integradas e ele. Os processos de Field Service, ou Serviços de Campo, é uma das áreas que agora é atendida pelo Dynamics 365. O Dynamics 365 for Field Service permite gerenciar forças de trabalho móveis que entregam produtos, serviços e fazem manutenção ou suporte in loco.
Os Serviços de Campo englobam diversos setores como telecomunicações; saúde e homecare, engenharia e manufatura onde a manutenção programada e preventiva faz parte do escopo do trabalho; energia e transmissão; manutenção de instalações. Esses serviços também envolvem uma grande quantidade de colaboradores que efetuam os atendimentos de incidentes ou ordens de serviço.
Como o Dynamics 365 for Field Service faz a diferença?
A Microsoft optou por adquirir uma empresa que possuía uma solução especialista, a FieldOne Systems. Assim, pode agregar o Microsoft Dynamics 365, um módulo que oferece gerenciamento de ordens de serviço, agendamento automatizado, contratos e ativos, controle de inventário e compras, workflows e uma solução móvel escalável. Hoje, ela se integra aos módulos de Vendas, Marketing, Atendimento e Gestão de Projetos e Operações.
O Dynamics 365 for Field Service oferece funcionalidades que atendem às principais necessidades do negócio, como Gestão de Clientes, Gestão de Ordens de Serviço, Agendamento e Despacho, Gestão de Estoque, Mobilidade, Análise e Integração.
Como o Dynamics 365 oferece uma base cadastral já centralizada de Contas, Contatos e informações de relacionamento, é eliminada qualquer necessidade de integração com outros sistemas.
Já para as Ordens de Serviços estão nativamente vinculadas aos incidentes reportados à Central de Atendimento e o controle do SLA é centralizado. O que permite que não haja quebra no controle de qualidade desde a abertura até a conclusão do chamado. Uma novidade incrível é o Azure Hub IoT (Internet of Things), que permite que o próprio cliente indique suas necessidades de reparo e manutenção, com emissão automática da Ordem de Serviço.
Agendamentos são totalmente integrados ao Microsoft Outlook, eliminando a necessidade de se oferecer agenda duplicada para os técnicos. Os checklists de atendimento também se integram ao controle de tarefas do Outlook. O Dynamics 365 for Field Service permite o roteamento de técnicos e controle geográfico de centros técnicos e galpões de reposição e sem custo adicional para serviços de classe mundial.
O módulo de Field Service tem integração nativa com o Operations, que o ERP do Dynamics 365, o que oferece mais precisão e eficiência para a gestão de estoque. O consumo de itens e alertas de necessidade de reposição são rapidamente refletidos.
A mobilidade da equipe de campo também está garantida com o Dynamics 365 for Field Service por meio de um aplicativo próprio, com funcionalidade offline. Toda a gestão do aplicativo e dos dispositivos são feitas de forma centralizada. Além disso, ele permite o desenvolvimento de novos apps para necessidades específicas.
O Dynamics 365 for Field Service tem integração nativa com o Microsoft Power BI, ferramenta líder em Business Intelligence no mundo. Com ele a sua empresa terá painéis, gráfico, relatórios e localizações avançadas em tempo real para tomadas de decisão. Ele também permite a integração com o Azure Machine Learning e com o Cortana Analytics, ferramentas que permite a análise preditiva e utilizam a inteligência artificial para otimizar a gestão das ordens de serviço.
Se você quer saber tudo o que o Microsoft Dynamics 365 for Field Services pode fazer pela sua empresa, entre já em contato com a Inove!