O Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente — CRM) é uma solução tecnológica muito útil para ajudar a entender o comportamento do consumidor, manter o bom relacionamento da empresa com os clientes e aumentar a competitividade do negócio. Por isso, fazer vendas de seguros com CRM é uma ótima forma de melhorar os resultados das seguradoras.
Sua utilização traz diversas facilidades que ajudam a tornar o processo de vendas de seguros mais eficiente e rápido. Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso conhecer algumas técnicas que podem ajudar a aumentar as vendas.
Quer saber como usar o CRM e aproveitar ao máximo o potencial dessa ferramenta? Acompanhe a leitura!
Organize a carteira de clientes
Uma das principais vantagens em usar o CRM é a maior facilidade de organizar e gerenciar as informações sobre os clientes. Com ele, é possível armazenar de forma centralizada todos os dados importantes, como formas de contato, prazos relativos aos seguros contratados, seus interesses etc.
Dessa forma, fica mais fácil conhecê-lo melhor e criar um relacionamento mais estreito. Além disso, as informações registradas podem ajudar a otimizar a estratégia de vendas, já que você vai poder oferecer os seguros mais adequados ao perfil de cada cliente, de acordo com as suas necessidades.
Registre a comunicação da equipe
O sistema é capaz de registrar, em um único banco de dados, a comunicação de todos os membros da equipe com o cliente. Isso permite que eles trabalhem em conjunto para oferecer um atendimento mais eficiente em sem gargalos, já que poderão contar com informações sempre atualizadas sobre o relacionamento a qualquer momento.
Assim, ao fazer um contato com o cliente, o profissional da equipe de vendas insere as informações sobre o atendimento atual e consegue visualizar todos os dados de contatos anteriores. Isso aumenta a produtividade da equipe e torna o atendimento mais rápido e dinâmico.
Seja lembrado de entrar em contato com o cliente
Um cliente pode não estar preparado para contratar um seguro no momento, mas isso não quer dizer que ele não possa fazer isso futuramente ao avaliar melhor a proposta. Dessa forma, para que a equipe não corra o risco de perder um potencial cliente, é preciso manter contato com ele para verificar suas necessidades atuais em relação à contratação de seguros.
Porém, nem sempre a equipe faz esse contato nos momentos adequados, por esquecimento ou pela falta de organização em acompanhar o cliente. O sistema resolve esse problema, já que permite agendar os contatos e receber avisos na data e horário escolhidos.
Veja as informações sobre visitas já realizadas
Quando um dos assessores da seguradora faz uma visita ao cliente, ele precisa registrar as informações pertinentes para um melhor acompanhamento. Fazer esse registro em papéis é uma tarefa inadequada, já que leva muito tempo e dificulta que os outros membros da equipe tenham acesso aos dados do atendimento.
Com o CRM, as informações sobre a visita podem ser cadastradas diretamente no sistema e disponibilizadas de forma imediata para a consulta. Isso evita perdas de tempo e permite que os assessores possam manter o foco nos clientes.
Como você viu, as vendas de seguros com CRM ocorrem de forma muito mais organizada e ágil. Isso facilita não só a vida da equipe, mas também melhora a experiência de compra dos clientes e aumenta o seu nível de satisfação com o atendimento.
A tecnologia tem cada vez mais impacto nas empresas. Veja como as seguradoras tem lidado com a transformação digital!