Uma gestão de relacionamento com clientes bem-sucedida é aquela capaz de alcançar os consumidores de forma eficaz e precisa. Justamente por isso, integrar o CRM com o social media na sua empresa é uma medida importante para conseguir um contato melhor com o seu consumidor.
Quebrar a barreira do digital é necessário para a evolução do negócio. Redes sociais são espaços de interação e comunicação com inúmeras possibilidades de exploração. É muito provável que seu público esteja presente nessa mídia, logo, é necessário que você também esteja.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a importância e as vantagens de integrar o CRM com seu social media. Acompanhe!
Campanhas mais eficazes
O potencial de comunicação com seu público é amplificado quando o CRM é integrado às redes sociais. Com informações e interações maiores com os clientes, é possível desenvolver perfis mais completos dos consumidores e capturar dados que facilitam o desenvolvimento de personas.
Isso faz com que as campanhas sejam mais eficazes, precisas e o volume de vendas maior, já que é um canal de acesso ao público com muitas possibilidades de exploração.
Um alerta é sobre a propagação de mensagens em redes sociais, que está além do controle da empresa. Isso significa que uma campanha muito bem elaborada e estruturada tem um potencial de viralizar e, em uma reação em cadeia, ter um resultado muito além do planejado.
Mas é por isso que é preciso ficar atento, pois falhas também podem ser potencializadas, pela mesma razão. A campanha em redes sociais deve ser mais cautelosa e o bom relacionamento com o cliente precisa ser a prioridade.
Ofertas personalizadas
Uma das razões que faz com que os resultados sejam melhores na integração do CRM com as redes sociais é personalização de ofertas e mensagens. No Facebook, por exemplo, é possível utilizar a ferramenta de audiências personalizadas para segmentar qual público a empresa quer atingir com uma publicação específica.
Uma campanha mais segmentada e bem direcionada é tudo que o setor de marketing quer: acertar o público certo com a mensagem certa. Isso faz com que o investimento para alcançar essa audiência seja menor, logo, o retorno sobre o investimento (ROI) também será proporcionalmente maior.
Ofertas personalizadas são sempre uma forma de conseguir mais conversões em vendas. Com a integração do CRM com as redes sociais, a empresa conhece bem mais do seu público e fica mais fácil formular essas ofertas.
Integração do CRM com as redes sociais
Fazer essa integração não é algo caro, complexo e restrito apenas a empresas imensas e com mais recursos. Na verdade, qualquer tamanho de companhia pode adquirir uma licença de software para CRM adequado e começar a conectar os dois universos sem precisar quebrar a cabeça.
A tecnologia certa é essencial, mas não para por aí. Para alcançar os melhores resultados, é preciso um treinamento para o time que vai lidar com a ferramenta e a preparação de estratégias envolvendo as redes sociais integradas. Um bom plano de vendas ajuda a direcionar essa tarefa.
Uma vez que a toda comunicação da empresa estiver alinhada em seus vários canais de acesso ao cliente, com uma identidade clara e um padrão, a força das suas mensagens será bem maior, favorecendo o crescimento de leads.
E você, já integrou seu CRM com suas redes sociais? Ainda tem alguma dúvida em como fazer isso? Deixe um comentário!