Estamos na era da transformação digital e, mais do que simplesmente se referir a mudanças tecnológicas, esse termo também se refere a uma abordagem distinta do trabalho. Com isso, é possível usar a TI para simplificar o dia a dia, tornar seu negócio mais competitivo e até para identificar novas oportunidades.
Graças ao papel estratégico que têm na hora de conectar os acionistas com os colaboradores, os gestores são protagonistas e grandes parceiros da transformação digital. Neste artigo, você vai entender o que os faz tão relevantes, conhecerá alguns dos principais benefícios da transformação digital e verá quais são os cinco passos para implementá-la na sua empresa. Pronto para aprender? Então, vamos lá!
Qual o papel do gestor na transformação digital?
Muitas das tecnologias e recursos que você utiliza diariamente na empresa são parte da transformação digital, como os sistemas ERP. Embora ela já esteja presente em vários setores da economia, ainda vemos por aí muitas organizações que engatinham em direção à sua implementação.
No Brasil, apenas um em cada quatro instituições está pronta para participar dessa transformação. Por isso, entender melhor o que ela quer dizer para o negócio é fundamental para que o processo traga resultados.
Os gestores têm um papel muito importante nesse cenário, sendo os responsáveis por “evangelizar” suas equipes em direção à inovação e por construir uma ponte entre colaboradores e acionistas durante a sua implantação. Eles são a peça-chave para o sucesso da transformação digital.
Por exemplo, são os gestores os responsáveis por identificar, junto a suas equipes, as tecnologias capazes de simplificar a rotina do negócio para amplificar seus resultados. Portanto, cabe a eles serem os primeiros a entender bem a transformação digital.
Quais os benefícios da transformação digital?
Agora que você já conhece o papel de liderança do gestor na transformação digital, é hora de entender quais são os benefícios dessa inovação. Conheça quatro deles nos tópicos a seguir!
Redução de custos
Uma das vantagens que mais atraem na transformação digital é a redução de custos que ela proporciona para as organizações. O uso de tecnologia para otimizar as operações e processos internos e externos, no longo prazo, significa menos onerações para as empresas e mais lucro.
No Reino Unido, a implantação da transformação digital nas agências governamentais foi responsável por uma economia de 1.7 bilhão de libras esterlinas apenas em 2017.
Aumento na satisfação do cliente
As novas tecnologias são grandes aliadas quando o assunto é repensar e consolidar o relacionamento com os clientes. Recentemente, o mero uso da internet para atender consumidores (em redes sociais e websites, por exemplo) foi o suficiente para ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo a serem mais bem atendidas por marcas de diversos segmentos.
Assim sendo, a transformação digital auxilia a adquirir, reter e prestar atendimento a clientes de maneira mais eficaz, e isso ajuda a sua empresa a se tornar mais competitiva.
Dados que geram valor
Outro benefício enorme de investir em transformação digital está na quantidade de dados gerados pelas empresas, que podem informar a tomada de decisão e fazer com que ela seja mais eficaz. Com o uso de tecnologias, como Big Data e Business Intelligence, as organizações ganham a oportunidade de inovar, de se adaptar e de oferecer mais valor aos consumidores.
Otimização de processos
Não poderíamos deixar de falar também de como a transformação digital ajuda a otimizar processos e a tornar as operações das empresas mais eficientes e organizadas. Com integração, tecnologias diversas funcionam lado a lado para permitir que sua equipe trabalhe com mais agilidade.
Como dar o primeiro passo para a transformação digital?
Pronto para ver todos esses benefícios na empresa em que você trabalha? Confira o passo a passo de implantação da transformação digital.
Passo 1: estude os processos empresariais
Antes de começar a pensar em tecnologias que podem fazer com que sua empresa se torne mais competitiva, observe por um período como funcionam os processos empresariais. Entenda o que há de positivo e negativo neles para identificar oportunidades de melhorias.
Passo 2: identifique as tecnologias ideais
Há muitos recursos digitais disponíveis no mercado, mas identificar qual deles é o ideal para otimizar os processos do negócio é um desafio à parte. Pesquise, leia muito e busque conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma das tecnologias relacionadas aos problemas que sua empresa enfrenta atualmente.
Passo 3: converse com a equipe
Antes de implantar qualquer tecnologia, fale com as pessoas que trabalham diariamente com você. Elas poderão antecipar como as equipes reagirão aos novos recursos e se eles surtirão efeito. Sempre que possível, dê abertura para o diálogo e deixe que seus colaboradores também sejam agentes da transformação digital.
Passo 4: crie um plano
Depois de identificar as tecnologias que pretende implementar na empresa, crie um mapa de implantação. Considere o que deve ser priorizado, quanto tempo será necessário para que os recursos se integrem ao ambiente de trabalho e trace metas para o primeiro ano.
Passo 5: identifique os KPIs
KPIs, ou indicadores-chave de performance, são aquelas métricas que mostrarão o quanto a transformação digital está fazendo pela sua empresa. Identifique as mais apropriadas para mensurar os objetivos da implantação e faça o acompanhamento delas.
Para que tudo corra bem, todavia, não basta que gestor e equipe estejam engajados nessa missão. Contar com a consultoria de profissionais qualificados para fazer a implantação terá grande impacto positivo no processo.
A transformação digital é inevitável e só existem vantagens em acelerar a inserção dela no seu negócio. No entanto, não existe mudança que dependa exclusivamente da tecnologia e, por isso, ressaltamos a importância do gestor e da consultoria para fazer com que a digitalização de uma empresa traga todos os benefícios que mencionamos aqui.
Com o que aprendeu neste artigo, você terá facilidade para construir um plano e delinear uma estratégia para que seja bem-sucedido na implementação da transformação digital em sua empresa. Boa sorte!
Gostou de entender qual o papel do gestor na transformação digital? Quer continuar aprendendo? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!