A transformação digital não é apenas mais uma teoria, é uma realidade. Ela inclusive tem se tornado fator decisivo para o fracasso ou sucesso de uma empresa.
Muitos acreditavam que somente os segmentos relacionados à tecnologia seriam diretamente afetados pela transformação digital, porém, a onda transformadora tomou dimensões além das esperadas e está exigindo que as empresas se reinventem para continuar tendo resultados. Isso porque, os impactos dessas mudanças digitais afetam diretamente todos os segmentos e empresas de pequeno, médio e grande porte.
Vale lembrar que a transformação digital é um processo que leva as empresas a utilizarem a tecnologia para melhorar o desempenho, ampliar seu alcance e alcançar os melhores resultados. Na prática é uma mudança estrutural nas organizações em que a tecnologia passa a ser a utilizada no cotidiano das funções.
E o que significa utilizar a tecnologia na execução de funções dentro da empresa?
Por meio de Softwares de gestão, automação de processos, inteligência artificial, big data, armazenamento em nuvem (e tudo aquilo que parecia existir somente nos filmes de ficção científica) é possível facilitar o cotidiano empresarial.
Sendo assim, é impossível falar de transformação digital sem citar a área de Tecnologia da Informação (TI), um de seus pilares. Afinal, assim como marketing e vendas andam lado a lado, a transformação digital precisa do TI para se materializar.
TI como uma estratégia de transformação
Para que a transformação digital aconteça em uma empresa é preciso entender a importância de investir na área de TI, enxergando que este setor é estratégico para os resultados do negócio.
Dados divulgados pela consultoria Michael Page apontam que 46% dos executivos acreditam que suas companhias não estão prontas para o processo de digitalização. Um dos motivos disso é o alto custo de implementação de softwares e necessidade de excelentes profissionais para orientar esse processo. Então,o primeiro passo para investir em TI para a transformação digital da sua empresa é fazer um planejamento estratégico.
Ou seja, é necessário esquematizar todas as etapas do processo de implantação tecnológica e os objetivos que se quer alcançar. Por exemplo, uma empresa que tem como objetivo aumentar as vendas do seu e-commerce pode investir num chatbot (assistente virtual para auxiliar o cliente).
Para tanto, o plano estratégico dessa empresa deve estabelecer quanto deseja investir, se irá contratar um serviço de chatbot disponível no mercado, ou ampliar a equipe de TI para que a programação desenvolva um chatbot exclusivo.
Independente da solução tecnológica que a empresa for adotar, a área de TI deve estar inteiramente envolvida no processo para garantir os resultados.
Não perca tempo: inove-se
Pense em quanto sua empresa poderia lucrar se os processos fossem mais ágeis e os colaboradores estivessem focados na coisa certa. Bom, isso pode se tornar uma realidade com a transformação digital.
Está na hora de parar de perder tempo e inovar buscando soluções tecnológicas que melhor atendam sua empresa.