O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman é autor da teoria da modernidade líquida. Para o estudioso, ao contrário dos sólidos, os líquidos se movem facilmente, escorrem, transbordam, vazam etc. Essa metáfora demonstra as constantes mudanças que ocorrem na modernidade, sempre de forma rápida, dinâmica, fazendo com que as pessoas estejam em constante reformulação de conceitos.
Tal realidade também se aplica ao setor de serviços e novos modelos de negócios, bem como as relações entre empresa e clientes têm surgido e se tornado tendências, que podem ser seguidas pelos empresários que desejam se destacar no mercado.
Para que você compreenda melhor as tendências que o ramo de serviços oferece, nós listamos as principais delas. Acompanhe!
Sustentabilidade
Cada vez mais as pessoas estão conscientes sobre a importância da sustentabilidade e da preservação dos recursos naturais. Embora esse conceito pareça estar mais relacionado com o setor industrial, com as empresas preservando o meio ambiente e não emitindo poluentes no ar, por exemplo, ele também pode ser aplicado no setor de serviços.
O aplicativo de transporte Uber é um exemplo de prestação de serviço sustentável. Por um preço acessível, cada vez mais pessoas estão solicitando corridas pelos apps, diminuindo o número de carros nas ruas e, consequentemente, a emissão de poluentes. Outro exemplo é o desenvolvimento dos espaços de coworking, em que vários profissionais podem dividir um mesmo local, evitando a necessidade da construção de mais prédios.
Novas relações de trabalho
As empresas de serviços também têm passado por uma revolução nas formas como se relacionam com os seus colaboradores. Exemplo disso são as ferramentas e plataformas colaborativas, que podem reunir profissionais ou freelancers de qualquer lugar do mundo, trabalhando juntos na prestação de algum serviço.
O trabalho remoto, embora seja benéfico tanto para as empresas quanto para os colaboradores, também precisa de alguns cuidados especiais. Os gestores precisam ficar atentos, sobretudo à maneira como os funcionários se relacionam com os clientes e com a gestão virtual.
Novidades tecnológicas
A área de TI nunca esteve tão em alta quanto nos dias atuais, pois vivemos em plena era da informática, em que muitos serviços são solicitados pela internet, por meio de sites, redes sociais ou aplicativos.
As prestadoras de serviço precisam ficar alertas para todas as novidades tecnológicas que surgem quase que diariamente no mercado, podendo, assim, oferecer soluções mais eficazes e criativas para os seus clientes.
Microfranquias com baixo investimento
As microfranquias também são uma tendência no setor de serviços, fazendo com que empreendedores individuais consigam ter o seu próprio negócio em áreas que são garantia de sucesso como o ramo da alimentação.
A área de serviços é sempre uma boa alternativa para realizar investimentos, uma vez que as pessoas, geralmente, não podem “cortar” aquilo que lhes é básico no dia a dia, como se alimentar, se locomover de um local a outro, realizar reparos etc. E as microfranquias podem ser uma boa solução para dar o pontapé inicial no próprio negócio.
Despontando como uma alavanca que gera empregos e impulsiona a economia como um todo, o setor de serviços está sempre em alta! Você conhece alguma outra tendência dessa área? Quer compartilhar alguma experiência conosco? Então deixe um comentário no espaço abaixo!