Steve Jobs nasceu na década de 1950, em São Francisco, e revolucionou o mundo da tecnologia como nenhum outro empreendedor. Pioneiro na popularização dos microcomputadores na década de 1970 e 1980, ele deixou valiosas lições de empreendedorismo para quem pretende mudar o mundo.
Criador dos iMacs, MacBooks, iPods, iPhones e iPads, Steve se tornou sinônimo de um empreendedor de sucesso e inspiração para todos aqueles que sonham em criar marcas tão valiosas quanto a Apple. Ao longo de seus 56 anos de vida, o empresário acumulou conhecimento que vai ajudá-lo bastante na sua jornada como empreendedor. Confira algumas das lições valiosas que ele nos ensinou!
1. Conheça as suas limitações
Você já parou para pensar no que não sabe fazer? Entender bem as suas limitações e como elas moldam a maneira como encara a realidade é um passo importante para se tornar uma pessoa produtiva e um empreendedor de sucesso. O fundador da Apple sabia disso e um dos momentos definitivos da biografia dele foi a viagem que fez para a Índia em busca de autoconhecimento, ainda na época de faculdade.
Foi graças a essa jornada que ele entendeu melhor o que queria fazer da própria vida e em que conhecimentos precisava investir para conseguir concretizar seus sonhos.
2. Trace metas e objetivos alcançáveis
Metas realistas sempre foram aspectos importantes para diferenciar Steve Jobs dos outros empreendedores da sua época. Embora ele sempre estivesse envolvido com a criação de dispositivos futuristas ele nunca se dedicou a um projeto que não fosse viável.
Muitas vezes, ao surgir com a ideia de um produto ou serviço (como no lançamento do iPad), ele foi desacreditado por parceiros e concorrentes apenas para ver aqueles itens se tornarem objetos de desejo e serem copiados pelo mercado inteiro.
3. Dedique-se ao que você gosta
Talvez a lição mais valiosa deixada por Steve Jobs foi a de amar o que se faz. Completamente dedicado aos produtos e à empresa que criou, Steve não conseguia se imaginar fazendo outra coisa, o que fez dele um profissional diferenciado. Tanto que, anos após ser demitido da empresa que criou, foi a ele que a diretoria recorreu quando viu que o negócio estava à beira da falência.
Eles precisavam de um homem forte e engajado na criação de tecnologias inovadoras para colocar a Apple novamente no caminho certo — e foi isso que ele fez.
De acordo com Jobs, se você não ama aquilo que faz, não poderá ser bem-sucedido nisso. Outra lição muito importante que podemos tirar da trajetória do empresário é a de sempre trabalhar em algo de que pode se orgulhar. Ainda segundo ele, se você não se sente apaixonado ao descrever o que faz todos os dias, não está fazendo algo de real impacto.
4. Faça boas parcerias
Parcerias sempre foram muito importantes para esse empreendedor, que considerava estar cercado das pessoas certas tão importante quanto ter uma boa ideia. Contratar e conviver com uma equipe que acredita nas mesmas coisas que você e compartilha a mesma vontade de mudar o mundo era algo em que Steve acreditava. Com isso em mente, ele fez da Apple um lugar repleto de mentes criativas prontas para trabalhar duro e oferecer suporte mútuo na superação de crises.
Ter em mente que não se pode fazer tudo sozinho é fundamental, e é apenas com essa noção que você entenderá que é preciso construir pontes ao seu redor. São elas que permitirão que chegue aonde sempre quis chegar.
As lições que citamos aqui são apenas algumas das várias orientações deixadas por Jobs em entrevistas e aparições públicas. Steve foi uma inspiração importante para empreendedores de sucesso que vieram em gerações posteriores, como Mark Zuckerberg e Elon Musk. Esperamos que o conhecimento que ele acumulou também possa inspirar você.
E aí, gostou de conhecer essas lições de empreendedorismo deixadas por Steve Jobs? Siga os perfis da Inove na web e continue acompanhando conteúdos como este. Você pode nos encontrar no LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube!