Você, por acaso saberia dizer quais são os cenários e as perspectivas relacionadas ao mercado de startups no Brasil? Independentemente da sua resposta, preparamos este artigo para falar justamente sobre isso.
E para irmos direto ao ponto, podemos afirmar que os empreendedores estão andando a todo o vapor. Isso acontece devido à imensa evolução do ecossistema nacional de startups.
Nesse sentido, estamos nos referindo aos diversos programas de aceleração que foram criados e ao crescente número de investidores anjos e eventos do setor. Sem dúvidas, o panorama para os próximos anos é de considerável desenvolvimento.
A seguir, mostraremos quais são os nichos de mercado com melhores perspectivas e daremos alguns exemplos de startups que estão voando alto desde a sua fundação. Não perca!
Startups no Brasil: quais são esses nichos?
Entre todas as categorias de startups, as com melhores perspectivas de mercado são as agrotechs e as finteches.
Agrotechs
Focadas nas tecnologias para a agricultura, as agrotechs estão surgindo em um ritmo cada vez mais rápido. O futuro dessas startups é brilhante; no entanto, o sucesso só alcançará aquelas que criarem um produto e/ou serviço inovador e que realmente resolva os problemas do campo.
Para ilustrar os tipos de soluções que elas podem trabalhar, considere:
- o cultivo inteligente (economia de água, com sistemas de irrigação evoluídos e controle de pragas e doenças);
- monitoramento das fazendas em tempo real;
- mapeamento agrícola;
- plataformas de comunicação que interligam os produtores rurais os seus fornecedores, revendedores e clientes.
Fintechs
As fintechs também estão em alta e com um cenário de amplo crescimento no futuro. Essas startups se referem aos serviços financeiros e modelos de negócio. Bancos não são mais uma exclusividade quando o assunto corresponde a empréstimos e pagamentos.
Um ótimo exemplo disso, e que fortalece o mercado de startups no Brasil, é o Nubank, que oferece cartões de crédito com anuidade zero. O atendimento é personalizado e os gastos acompanhados em tempo real.
Para que você saiba, o Nubank é uma startup que foi avaliada em 2 bilhões de dólares, sendo o primeiro unicórnio brasileiro. Nesse contexto, unicórnio é o termo utilizado para descrever as startups que chegaram a um valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.
Além das agrotechs e fintechs, os serviços colaborativos e/ou compartilhados também estão em alta. Startups como Uber e Airbnb servem como modelos desse grupo de negócios
Quais são as startups que operam com sucesso no mercado?
Conheça algumas das startups que cresceram substancialmente e estão operando com muito sucesso:
- Airbnb (plataforma de casas/apartamentos compartilhados, ativa em 34 mil cidades em 190 países);
- Uber (serviço de caronas que revolucionou o seu mercado);
- Dropbox (serviço que permite o armazenamento e compartilhados de dados em nuvem).
Por fim, vale citar a 99, conhecida com a Uber brasileira, é a segunda das startups no Brasil a se tornar um unicórnio. A verdade é simples: os cenários e as perspectivas para quem deseja inovar são excelentes, não importa a área.
Gostou deste artigo? Tem alguma experiência ou relacionamento com startups? Deixe seu comentário.