Cada vez mais, as empresas estão adotando o home office em busca de aumentar a produtividade, reduzir custos e expandir os seus processos seletivos. Mas como gerenciar uma grande quantidade de funcionários fora de um escritório? Eis uma funcionalidade importante dos sistemas de ERP.
Neste artigo, você vai entender melhor o conceito do home office e suas vantagens. Além disso, vai aprender como o ERP pode proporcionar mais acesso e mobilidade à sua equipe. Acompanhe!
Por que adotar o home office?
O home office é uma opção crescente porque a presença de funcionários no mesmo local é cada vez menos irrelevante e, em alguns casos, até improdutivo. O tempo de deslocamento nas grandes cidades, por exemplo, só aumenta à medida em que o trânsito piora e as pessoas moram cada vez mais longe do trabalho em busca de imóveis melhores ou mais baratos.
Com o home office, seus funcionários não precisam mais se deslocarem para o trabalho. Portanto, trabalham menos cansados e se atrasam menos. Com menos gente na seda da empresa, é preciso menos espaço e pode-se cortar custos com água, eletricidade, secretárias, cantina, computadores e muito mais.
A prática também abre a possibilidade de usar diversos pontos como local de trabalho. O home office não é apenas em casa: pode ser um espaço de coworking, o saguão do aeroporto ou salas de reunião.
A Goodyear no Brasil, por exemplo, fechou todos os seus escritórios regionais, com o objetivo de fazer com que seus vendedores passassem mais tempo visitando clientes.
Finalmente, o home office é um benefício atraente para os funcionários e permite o recrutamento de talentos que podem morar em outras cidades, estado ou mesmo fora do país.
Como o ERP contribui para o home office?
ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou planejamento dos recursos da empresa. Trata-se de uma categoria de softwares que integram as informações e atividades dos diferentes departamentos do negócio. Por exemplo: quando uma venda é efetuada, as equipes de marketing, finanças e estoque são informadas e cada uma já sabe o que deve fazer.
Como um ERP pode ser acessado a qualquer hora e local, as equipes ganham muito em mobilidade. Podem visualizar um painel de informações a qualquer momento e definir prioridades, por exemplo.
Além disso, gestores ganham maior controle dos processos porque os registros são fáceis de visualizar e ainda produzem relatórios automáticos.
O uso de um ERP inspira uma relação de confiança entre a empresa, clientes e equipe de trabalho. Isso é resultado da maior transparência das informações entre os departamentos. Ou seja, existe menos pressão para verificar constantemente se alguém está trabalhando em determinado momento, já que os resultados (ou falta deles) vão aparecer no programa de qualquer maneira.
A combinação de home office com ERP é uma solução excelente para muitas empresas em busca de aumentar a produtividade e reduzir custos. Funcionários que trabalham de casa costumam ter maior satisfação e foco, já que não perdem tempo com reuniões inúteis, fofoca de bebedouro ou horas no trânsito.
Como o home office funciona na sua empresa? Deixe um comentário neste post contando se ele já é adotado e quais são os resultados.