Foi-se o tempo em que o cadastro de automóveis era feito em folhas de papel e planilhas que ocupavam grandes pastas. A competição do mundo atual exige mecanismos cada vez mais modernos e inovadores. Acima de tudo, quem quer melhorar os resultados sabe que precisa largar na frente e se destacar no mercado pela qualidade das operações.
A transformação digital veio para mudar tal cenário, otimizando as tarefas, reduzindo os custos, dando segurança e trazendo praticidade aos procedimentos. Nesse sentido, nada melhor para as concessionárias do que contar com as funcionalidades de um sistema para revenda de veículos.
A seguir, você vai ver as vantagens de se contar com um sistema para revenda de veículos, além de como ele pode ser um aliado para agregar valor e automatizar as rotinas manuais do seu negócio. Confira!
Visão 360° do negócio
A tecnologia deixou de ser um mero diferencial e se tornou uma obrigação para as empresas. A situação não é diferente no caso das concessionárias de veículos: diante desse cenário, contar com os benefícios de um software de gerenciamento e revenda de veículos é uma verdadeira necessidade.
Um sistema automatizado para concessionárias traz funções que proporcionam uma visão mais ampla sobre as diversas atividades que são desenvolvidas pelo negócio. Desse modo, é possível conhecer melhor os consumidores e, assim, traçar maneiras de fidelizá-los, identificar os carros que têm maior demanda ou saber quais serviços foram realizados.
Isso tudo permite que o gestor entenda os procedimentos e busque por estratégias para aprimorar e otimizar as tarefas. Seu colaborador vai poder oferecer o serviço certo, o que gera uma maior possibilidade de venda.
Melhora na gestão do relacionamento com o cliente
Conquistar e reter clientes são grandes desafios para as concessionárias. Afinal, estamos falando de empresas que vendem produtos ao consumidor final. Além disso, tal mercado costuma apresentar uma grande variedade de incentivos e ofertas que atraem facilmente a atenção e o interesse do público.
Portanto, é imprescindível dar uma atenção especial aos clientes em todas as fases durante e após a jornada de compra: atendimento, compra e pós-venda. Afinal, tão importante quanto capturar novos compradores é manter os antigos clientes.
Nesse sentido, um sistema automatizado é útil, pois tem a capacidade de manter registrado todo o histórico de determinado cliente e centralizar as informações necessárias. Além disso, ele arquiva os dados referentes ao veículo, permitindo que os vendedores conheçam todo o ciclo do consumidor e do automóvel.
Portanto, é possível saber o motivo que despertou o interesse pela compra e as preferências de marca ou modelo — além das funções do veículo e dos períodos para a revisão, por exemplo.
Cadastramento de clientes em potencial
Os consumidores interessados em adquirir automóveis costumam estar em um estado avançado na jornada do cliente. Isso significa que, ao visitar uma concessionária, a decisão de compra já está prestes a se confirmar. Assim, a equipe precisa entender que se trata de uma excelente oportunidade para reforçar o interesse do futuro comprador e, finalmente, finalizar a aquisição.
Diante desse cenário, um sistema CRM é bastante útil, pois registra os dados do comprador em potencial, ajudando a definir seu perfil e suas preferências. Isso pode ser relevante para o convencimento do cliente e para definir futuras campanhas. Confira algumas informações que devem constar nessa ferramenta:
- modelo de interesse;
- faixa de preço;
- número de passageiros;
- forma preferencial de pagamento etc.
A partir desses dados, torna-se viável segmentar os clientes e conhecê-los melhor. Podem ser criadas listas de prospecção que ajudem a definir com mais eficiência o público adequado para um evento organizado pela concessionária ou feirão de automóveis, por exemplo. Consequentemente, há mais chances de conversão.
Da mesma forma, ao ter ciência do histórico de compras e dos padrões dos clientes, a concessionária pode se programar melhor e saber quando o consumidor deve fazer a troca das peças. Assim, é possível se antecipar e oferecer o serviço de forma personalizada, reduzindo a probabilidade de que ele vá até o concorrente.
Redução dos custos operacionais
Ter mais eficiência e produtividade ajuda a diminuir os custos das operações. Isso ocorre primeiramente porque as despesas com os funcionários são reduzidas, uma vez que as tarefas passam a ser executadas por máquinas.
Em segundo lugar, há uma redução significativa nas chances de ocorrerem erros e fraudes. Trata-se de situações críticas, que causam prejuízos financeiros graves e demandam gastos com o suporte da equipe técnica.
Sincronicidade das informações
As informações inseridas no sistema são integradas e ficam disponíveis a todos os setores. Com isso, as equipes têm acesso aos dados rapidamente — fato que torna as tarefas mais rápidas, já que não é necessário entrar em contato com outros departamentos para buscar esclarecimentos.
Assim, a equipe de estoque faz um registro no sistema, enviando um relatório de armazenagem e avisando sobre os produtos que têm maior rotatividade e estão em falta. Com isso, o setor financeiro pode se programar e adquirir novos automóveis, por exemplo.
Da mesma forma, esse time pode acessar o histórico das compras e verificar os preços de venda em períodos passados. Portanto, é possível negociar com os fornecedores de forma justa e clara.
Aumento da produtividade das equipes
Esse tipo de tecnologia de gestão otimiza as funções e aumenta a velocidade das operações. Como resultado, a produtividade da equipe cresce e todas as áreas da concessionária sentem os impactos dessa mudança positiva.
Como você pode perceber, há uma melhora considerável na comunicação entre os funcionários que compõem cada equipe, sendo possível acessar as informações da empresa, atualizar ou inserir novos dados, emitir relatórios e compartilhá-los. Logo, há uma maior agilidade na execução dos procedimentos.
Um sistema para revenda de veículos é capaz de melhorar toda a experiência do cliente, o que é essencial para gerar bons resultados nas concessionárias. Nesse sentido, nada mais importante do que escolher um software que melhor se adapte às necessidades do negócio e um parceiro fornecedor competente, que ofereça soluções de qualidade.
Entendeu as vantagens desse mecanismo automatizado? Quer conhecer as melhores opções de sistema para revenda de veículos disponíveis do mercado? Então, confira as soluções oferecidas pela Inove!