Manter o setor financeiro em ordem e o fluxo de caixa em dia deve ser uma prioridade para as empresas. Contudo, nem sempre isso é possível, afinal, muitas vezes, é preciso lidar com clientes inadimplentes e prejuízos. Nesse sentido, nada mais inteligente que adotar um sistema de cobrança para agilizar o pagamento e garantir o bom andamento das finanças do seu negócio.
Trata-se de uma solução que busca otimizar o fluxo de caixa, estabilizar os ganhos e a produtividade das operações, além de ser um meio de estreitar os laços e o relacionamento com os clientes. Nesse cenário, o consumidor devedor se depara com diversas possibilidades para quitar os débitos com facilidade e evita o risco de levar calotes — e isso tudo pode ser feito por meio de software de cobrança.
Pensando nisso, apresentamos algumas razões pelas quais você deveria adotar um sistema de cobrança atualizado em seu negócio. Acompanhe a leitura!
O que é o sistema de cobrança?
O sistema de cobrança consiste no método que controle o recebimento do pagamento dos clientes. Caso esse mecanismo seja automatizado, ele se revela como uma plataforma onde é possível receber o montante e monitorar as finanças do negócio.
Da mesma forma, há a possibilidade de agendar novas cobranças, monitorar as contas a pagar e a receber, utilizar o saldo obtido para quitar as contas inerentes ao negócio — como as despesas fixas e variáveis a empresa — etc.
Desse modo, o sistema de cobrança é uma solução que deixa o pagamento mais seguro e dispensa maiores burocracias, permitindo uma gestão financeira de qualidade. Geralmente, essa ferramenta deve contar com diversas alternativas de pagamento, pois assim os clientes inadimplentes também têm mais opções de quitar os débitos com mais facilidade.
Quais são as vantagens de um sistema de cobrança?
O software de cobranças é uma ferramenta que tem se tornado cada vez mais eficiente durante o processo de cobranças de clientes devedores. Conheça os benefícios proporcionados pela adoção desse sistema automatizado.
1. Maior agilidade na gestão
Muitos empreendimentos, principalmente as microempresas e as de pequeno porte, não contam como uma equipe enxuta. Desse modo, surge a necessidade de otimizar as funções para que todos os funcionários consigam dar conta do trabalho. Nesse sentido, nada melhor do que implementar processos automatizados nos negócios.
Afinal, imagine ter que lidar com centenas de clientes que consomem produtos e serviços e geram um grande volume de informações. Muitos deles, uma vez ou outra, podem se descuidar do pagamento e se tornarem inadimplentes.
Diante disso, pode ser inviável contar com o apoio de cobradores que realizem o trabalho manualmente, além de que seria uma tarefa demasiadamente complexa. Como uma forma de otimizar esse processo, os sistemas de gestão utilizam menos tempo e agem fazendo a cobrança de maneira ágil e eficiente.
2. Segurança
A substituição de tarefas manuais e repetitivas para um modelo automatizado tornou praticamente nulas as chances de ocorrência de erros e falhas. Da mesma forma, esse mecanismo trouxe mais segurança para o grande volume de dados que ficam armazenados nas empresas.
Afinal, estamos nos referindo a informações pessoais e dados bancários de uma infinidade de clientes. Qualquer invasão nesse sistema e extravio de arquivos importantes e sigilosos pode ser fatal para a empresa.
Nesse sentido, os softwares apresentam funções de backup que permitem criar uma cópia dos arquivos com uma periodicidade. Assim, os dados permanecem seguros em caso de pane ou ações criminosas praticadas por terceiros.
3. Tarefas simplificadas
É trabalhoso ter que emitir boletos manualmente e negociar com os clientes sobre as melhores condições de pagamento. Principalmente em empresas de grande porte, isso demandaria muitos funcionários.
Por sua vez, os softwares de cobrança fazem essa tarefa por meio de poucos cliques. Assim, os cálculos de valores são realizados pela máquina, bem como o controle dos prazos de pagamento, o recebimento de contas e o monitoramento do faturamento.
Da mesma forma, o boleto é gerado e pode ser enviado automaticamente para o endereço de e-mail do devedor, por exemplo. Com isso, os gestores podem eliminar, sem medo, as complexas planilhas de Excel ou livros de anotações manuais.
Além disso, é possível fazer emissões programadas e emitir alertas próximo à data do pagamento para que o cliente não se esqueça de quitar o débito. Assim, as chances de o devedor honrar com o compromisso são muito maiores.
4. Mais controle financeiro
O controle das finanças e do fluxo de caixa de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, dependendo do tamanho do negócio, podem existir centenas de depósitos de clientes, bem como de contas a pagar, como o pagamento a fornecedores e parceiros. O grande volume de transações financeiras exige uma ferramenta acurada e precisa que tenha a competência necessária para gerenciar essas movimentações.
Nesse sentido, o software para cobrança conta com um sistema operacional de alta qualidade e eficiência que controla os prazos, os valores recebidos e a quantia que ainda não foi paga pelos clientes. As tarefas executadas por essas ferramentas são muito precisas e raramente eles incorrem em erros, o que poderia comprometer seriamente a saúde financeira da empresa.
5. Conhecimento do perfil dos clientes
O sistema de cobranças automatizado permite que a equipe saiba melhor sobre o perfil dos clientes, ou seja, a sua personalidade, estilo de vida e hábitos de consumo. Desse modo, ao conhecer os consumidores, a empresa pode adotar medidas para evitar a inadimplência e simplificar as formas de pagamento conforme as necessidades dos consumidores.
Por exemplo, aumentar ou reduzir o limite no cartão, parcelar as compras em várias vezes, oferecer descontos para pagamentos à vista etc.
6. Centralização de processos
É realmente chato e uma grande perda de tempo ter que ficar procurando arquivos manuais para dar prosseguimento à cobrança do cliente. Por sua vez, o software garante mais facilidade na gestão e busca de informações. Assim, a base de dados fica acessível rapidamente e, com isso, os processos podem ser centralizados na máquina facilmente e são encontrados com alguns cliques.
Um sistema de cobrança automatizado traz inúmeras vantagens para as empresas. Esse investimento se revela uma tecnologia funcional de extrema necessidade para negócios que trabalham com um grande volume de dados. Nesse sentido, o software de cobrança veio para otimizar as atividades, aumentar a produtividade da equipe e controlar as finanças com mais precisão.
Nesse cenário, a Inove desponta como uma grande aposta nesse meio. A empresa oferece a solução ideal para as empresas de cobrança que buscam uma gestão eficaz. Saiba como potencializar o setor financeiro de sua empresa!