Segurança de dados é — ou deveria ser — uma das principais preocupações das empresas. Para se ter uma ideia da urgência do assunto, basta olhar para as conclusões da CVE (Common Vulnerabilities and Exposures): em 2017, foram registradas 14,6 mil vulnerabilidades em aplicações tecnológicas, uma média de 40 por dia, em nível global.
Dito assim parece que é pouca coisa, mas este volume é 120% maior do que foi registrado em 2016. E a tendência é um aumento significativo dos riscos a partir de 2018.
Neste movimento, as empresas que integram suas operações com soluções de ERP devem passar a se preocupar ainda mais com a questão da segurança dos dados.
E a boa notícia é que na mesma proporção que a chamada “indústria hacker” avança, cresce também a criação de ferramentas e de métodos para lidar com ela.
Sobre isso vamos falar neste artigo. Você vai ver, o que é e porque usar uma VPN para conectar o ERP da sua empresa. Continue lendo para entender!
VPN e sua importância para a segurança de dados
VPN nada mais é do que uma rede virtual privada (do inglês virtual private network). É uma tecnologia que cria uma conexão baseada em criptografia em uma rede menos segura (a web, por exemplo).
A tecnologia VPN foi desenvolvida como uma forma de permitir que usuários remotos e filiais acessem as aplicações corporativas e outros recursos sem as tradicionais preocupações que sentem ao usar uma rede pública.
Para garantir isso, os dados viajam através de “túneis” confiáveis e os usuários de VPN devem usar métodos de autenticação (senhas, tokens e outros métodos de identificação únicos), que aumentam significativamente a segurança de dados.
Tecnicamente falando, existem vários protocolos diferentes usados para proteger e criptografar usuários e dados corporativos em uma rede do tipo VPN:
- segurança IP (IPsec);
- SSL (Secure Sockets Layer) e Transport Layer Security (TLS);
- protocolo de tunelamento ponto a ponto (PPTP);
- protocolo de encapsulamento da camada 2 (L2TP);
- OpenVPN.
O principal benefício de usar uma VPN segura é garantir o nível adequado de segurança aos sistemas conectados quando a infraestrutura de rede subjacente por si só não pode fornecê-la.
E, normalmente, a justificativa para o uso do acesso VPN em vez de uma rede privada geralmente se resume ao custo e à viabilidade — nem sempre é tecnicamente viável ter uma rede privada ou é muito caro para fazê-lo.
3 vantagens de usar uma VPN para o ERP da empresa
Conectar o software de gestão empresarial (ERP) por meio de uma VPN oferece diversos benefícios ao negócio. Aqui estão os mais significativos:
1. Redução de riscos de violação ao transmitir dados
Ao usar uma VPN e manter seus funcionários fora das redes públicas, a empresa está dando um grande passo para diminuir a probabilidade de ser alvo de ataques cibernéticos.
2. Aumento da produtividade
Se a empresa possui funcionários conscientes das vulnerabilidades da internet, eles provavelmente são cautelosos com o acesso a redes públicas. E se eles viajam muito e usam o ERP em seus dispositivos móveis (notebook, tablet, smartphone etc.)? Pode apostar que eles sentem que não podem trabalhar durante longos trechos na estrada.
A paz mental trazida pelo acesso via VPN é fundamental para o aumento da produtividade.
3. Garantia de segurança aos clientes
Se a empresa coleta dados de clientes, é possível ajudar a aliviar suas preocupações usando uma VPN. É verdade que muitos deles podem não entender o que uma VPN implica, mas com um pouco de conscientização, é possível elevar a reputação do negócio e aumentar a confiabilidade.
Sua empresa já conta com uma VPN para garantir segurança de dados no ERP? Se você gostou das informações deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso!