Roubo de dados sigilosos e abertura das estratégias do negócio, “fugas” de clientes e perdas de dinheiro, enfim, tudo isso pode acontecer se você não tomar as medidas adequadas em relação à segurança da informação.
Em tempos em que ataques e invasões cibernéticas são ocorrências diárias, nada mais justo do que reforçar as defesas e proteções no que se refere à utilização dos seus sistemas.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar 3 dicas para manter a segurança da informação da sua empresa. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!
1. Estabeleça uma política de segurança da informação
A primeira delas é o estabelecimento de políticas de segurança. Nesse sentido, é preciso definir (de modo documentado) o conjunto de práticas, técnicas e ações que deverão ser respeitadas para que os dados sejam usados e acessados de maneira segura.
Pense nisso como um código de conduta, que determina o que não pode ser feito no que corresponde ao uso das informações. Isso é de suma importância para que os funcionários utilizem os sistemas corporativos da forma correta.
2. Invista em ferramentas e tecnologias adequadas
Para evitar as dores de cabeça associadas à perda ou ao roubo de dados, é necessário investir em ferramentas e tecnologias adequadas para tal. Uma considerável parcela das organizações ainda é mantida por equipamentos, programas e procedimentos um tanto quanto ultrapassados.
Se essa é também a realidade do seu negócio, procure mudá-la o quanto antes. Por quê? Pelo fato de que não ter uma infraestrutura de TI atualizada o deixará mais vulnerável aos ataques, panes ou invasões, por exemplo.
É importante salientar que dentro desse contexto está a aplicação dos softwares antivírus e de combate aos malwares e dos sistemas de firewalls. Em vista disso, a recomendação mais abrangente dos dias de hoje é apostar no outsourcing de TI (terceirização).
Entenda que, ao contratar uma companhia especializada em serviços de tecnologia da informação, você receberá o que há melhor em termos de segurança e infraestrutura.
3. Realize backups e tenha um plano de contingência
Não há absolutamente ninguém que esteja imune a falhas, nem mesmo as maiores organizações do mundo. Nesse cenário, estamos nos referindo aos problemas que podem ocorrer a qualquer momento, como a invasão dos sistemas e a indisponibilidade dos servidores.
Para evitar os contratempos, dificuldades e prejuízos relacionados, faça backups constantes e tenha um plano de contingência. A não adoção dessas estratégias é, sem dúvidas, um dos principais erros no que diz respeito à segurança da informação.
Resumidamente, os backups possibilitam a recuperação dos dados em casos de perda, enquanto os planos de contingência servirão como guias de orientação: eles mostrarão para as suas equipes como proceder nas situações de falhas técnicas e/ou operacionais.
Para concluir, vale repetir a recomendação de que está na terceirização dos serviços de TI a alternativa mais segura e viável. Os benefícios do outsourcing são vários, incluindo a redução de custos, o aumento da produtividade e o ganho de competitividade.
Se gostou destas dicas sobre a segurança da informação, veja por que a sua empresa precisa de soluções tecnológicas.