O setor de educação tem muito a se beneficiar com o aumento da retenção de alunos e da fidelização de clientes. Entretanto, não é todo dia que ouvimos falar dos recursos que possibilitam que essa retenção aconteça. Afinal, diferentemente do que acontece com produtos, serviços como os educacionais são comercializados de maneira distinta e promovidos com base em outros critérios.
Há tecnologias que ajudam, mas é essencial que quem trabalha com educação concentre-se também em torná-la acessível e de qualidade. Esses dois aspectos possibilitam que as ferramentas listadas neste artigo tenham o máximo de eficiência e tragam valor para o negócio. Dito isso, há técnicas e dispositivos que podem garantir uma performance melhor para empresas de educação.
Conheça algumas delas na lista a seguir!
Otimize o processo de vendas na educação
A primeira e melhor maneira de fomentar um bom relacionamento com os consumidores e aumentar a retenção de alunos nas instituições de ensino é otimizar o processo de vendas. Do mesmo modo que valorizamos rapidez, precisão e outras boas práticas quando pensamos na contratação de outras prestações de serviço, buscamos essas mesmas características nas empresas de educação.
A otimização do processo e do fluxo de vendas de uma empresa dessa área faz com que seja mais fácil adquirir seus produtos e serviços. Essa facilidade, por sua vez, promove a retenção de alunos porque descomplica o relacionamento entre pais e pessoal administrativo.
Vender educação não é muito diferente de prestar qualquer outro serviço, e nesse setor também buscamos processos descomplicados quando fazemos uma decisão de compra. Pense, por exemplo, em soluções de automação comercial e em como elas podem ser implementadas no negócio.
Integre ferramentas e tecnologia ao fluxo de trabalho
Ferramentas como sistemas CRM podem ajudar uma instituição de ensino a reter mais alunos porque contribuem para melhorar o atendimento ao público. Sistemas que centralizam as informações dos consumidores e acompanham as solicitações realizadas por eles têm o potencial de facilitar a retenção e fidelização.
Eles podem e devem ser adotados por empresas de educação, assim como são empregados por outros setores comerciais. Os CRM vão ajudá-lo a gerir e promover um bom relacionamento com pais e alunos e a manter os dados deles acessíveis e seguramente armazenados.
Outro ponto em que podem ajudar é na comunicação com a comunidade. Afinal, sistemas CRM agilizam o envio de e-mails marketing e outras comunicações corporativas, como o SMS.
Alinhe-se aos objetivos do seu público-alvo
Dentro das empresas de educação, o relacionamento com o público costuma ocorrer em duas etapas. É preciso atender bem os alunos que lidam diariamente com a instituição de ensino, mas também é imprescindível causar uma boa impressão nos pais. Logo, manter sua empresa mais acessível e disponibilizar informação em canais de comunicação eficientes pode fazer a diferença na retenção de alunos.
Estamos mais propensos a continuar fazendo negócio com as empresas que demonstram se importar com nossa opinião. Portanto, não é preciso apenas colher feedbacks da comunidade. Agir sobre esses retornos e endereçar pontualmente os desafios que eles apontam é o que tornará seu negócio capaz de reter alunos.
Alinhar-se aos objetivos dos decisores é uma estratégia para aumentar a satisfação e, consequentemente, incentivar a fidelização. Desenvolva o hábito de ouvir e preocupe-se em sincronizar os objetivos da instituição com os de seus clientes.
Invista na qualificação do relacionamento e atendimento
Estamos mais propensos a continuar fazendo negócios com empresas com as quais conseguimos manter um bom relacionamento. Na educação não seria diferente. Ser bem atendido em todas as interações com um prestador de serviços é parte do que buscamos como consumidores e, portanto, uma das prioridades do prestador.
Hoje, desenvolver relacionamento multicanal com os clientes e cuidar para que esse processo seja benéfico às partes envolvidas é um fator importante na retenção. A alta competitividade, principalmente em áreas como a educação, faz com que diferenciar um serviço pela qualidade e eficiência nem sempre seja o bastante para fidelizar.
Descubra como e quando o seu público-alvo deseja comunicar-se com a empresa e em quais canais ele prefere fazer isso. Tecnologias como o chatbot, por exemplo, podem ser utilizadas para otimizar o processo, mas não eliminam a necessidade de um departamento composto por pessoas aptas a lidar com possíveis atritos e preparadas para atender as demandas da comunidade.
Observe algumas métricas importantes
Assim como outras áreas podem se beneficiar da mensuração de suas performances, a educação também tende a tirar proveito dessa prática. Observar métricas em particular, que podem ser indicativas das mudanças que precisam ser conduzidas no negócio, é uma das principais maneiras de identificar o que prejudica a retenção de alunos e lidar com essas questões pontuais.
Muito raramente uma empresa de educação não conseguirá perceber — estando atenta para coisas como a taxa de transferência de alunos — que há algo de errado. Do mesmo modo, taxas de conversão e pesquisas de satisfação feitas junto aos pais e estudantes podem fornecer dados importantes sobre como a instituição de ensino é percebida pela comunidade.
Essas informações ajudarão a traçar panoramas do que está acontecendo hoje e indicará como os problemas poderão ser mitigados. Alguns deles dirão respeito ao uso de tecnologias que possam otimizar o relacionamento e amplificar a comunicação entre as partes.
Outros vão determinar a maneira como a gestão empresarial pode ser modificada para promover características valorizadas pelo público da organização. Mas todos eles são estratégicos para compreender os sintomas que apontam que o negócio poderia ter melhor desempenho.
Estabeleça metas que façam sentido para a sua instituição de ensino e observe-as ao longo de um período. Se puder contar com ferramentas de inteligência de negócios para analisar e organizar os dados obtidos, os resultados podem ser ainda mais qualificados.
Para aumentar a retenção de alunos em empresas de educação, temos muitas estratégias disponíveis. É uma ação combinada, que leva em consideração vários pontos citados para definir a melhor maneira de obter os resultados que a sua empresa almeja.
Gostou de conhecer estes dispositivos para aumentar a retenção dos alunos nas instituições? Utiliza algum recurso em especial ou adicionaria mais um item à lista? Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar sua opinião com a gente!