Imagem: Freepik
Voltado para médias e grandes corporações, a primeira versão do Dynamics AX data de 1998. Ou seja, desde então, quase 20 anos depois, ele tem passado por melhorias significativas e investimentos constantes em tecnologia, além de ter alcançando mercado em 137 países.
Mas por que esse ERP é a melhor opção para a sua empresa?
Foi desenvolvido pelo maior e mais tradicional fabricante de softwares do mundo, a Microsoft
Com popularidade crescente desde 1975, quando foi inaugurada, a Microsoft e o seu poder falam por si só. Hoje ela é líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno. Contudo, nem todos conhecem a sua solução ERP carro-chefe, o Dynamics AX.
O AX incorpora finanças, recursos humanos e gestão de operações, bem como capacidades de indústrias, tais como varejo, manufatura e serviços. Também tem parceiros para estender a aplicabilidade de seus produtos a outras indústrias, incluindo serviços financeiros.
Por ser a maior fabricante de software do mundo, a Microsoft garante aos clientes do produto a capacidade de se adaptar às constantes mudanças que acontecem, inclusive no Brasil.
Porque é um ERP visionário que não para de ser melhorado e adequado às necessidades de mercado
Ao longo dos últimos dois anos, a Microsoft acoplou a unidade de negócios Dynamics ao seu poder de Business Intelligence, integrando a estrutura a seu núcleo de P&D e às estratégias Go-to-market, em vez de um grupo de sistemas de negócios separada.
Tal decisão tem proporcionado grandes benefícios e perspectivas para os clientes Dynamics, uma vez que expõe todas as soluções para o resto do negócio. Esses fatos combinados determinaram a posição do Microsoft Dynamics AX como o ERP mundialmente mais visionário, de acordo com o Quadrante Mágico desenvolvido pelo Gartner Research em 2015.
O Gartner analisou os principais fornecedores ERP que suportam uma estratégia de instância única para médias e grandes corporações. Na mesma classificação, o Dynamics AX só dividiu espaço com o Epicor ERP, porém com destaque superior em “Habilidade para executar” e “Abrangência de visão”.
É baseado nas melhores práticas de gestão internacional
Em 2013 já eram mais de 20 mil clientes em mais de 36 países. Para 2016, o Microsoft Dynamics AX estará disponível em 40 idiomas para 137 mercados.
E qual o benefício disso para as empresas? Poder expandir para novos mercados e segmentos de clientes. O Dynamics AX ajuda a implantar as melhores práticas organizacionais para novas geografias de forma rápida e facilmente sem ter de começar do zero.
É possível mesclar novas aquisições e novas linhas de negócios sem sacrificar os controles de visibilidade e de processos em toda a companhia. Assim, ajuda uma multinacional, por exemplo, a ter uma visão completa do negócio, tanto da matriz quanto nas filiais, auxiliando na gestão do processo como um todo e especialmente na tomada de decisões.
Além disso, a Microsoft tem uma equipe de consultores no Brasil dedicada a essa adequação, desenvolvimento e suporte. São consultores focados em fazer atualizações, garantindo a padronização de procedimentos determinados pelo governo brasileiro, inclusive se adequando à complexa realidade fiscal do país.
Para complementar este tópico, sugerimos a leitura de “Coisas que você deve saber sobre o rollout do Dynamics AX no Brasil”, no qual falamos sobre aspectos importantes do tema, incluindo desafios.
Por ter interface amigável e ser flexível, sem deixar de ser completo e robusto
O visual do Dynamics AX traz familiaridade com os produtos Microsoft e mais facilidade aos usuários, colaborando inclusive para a assimilação de processos. Ele é dedicado à experiência do usuário, atrelado às melhores práticas de gestão. Assim, envolve os colaboradores com fácil acesso a informações e processos importantes, trazendo mais efetividade e produtividade.
Por outro lado, atendendo a estratégia corporativa, é robusto. Incorpora desde os departamentos de finanças, recursos humanos e gestão de operações, até setores industriais, como varejo, manufatura, serviços e setor público. Permite ainda integrações com outros sistemas, que estendem sua aplicabilidade, e customizações totalmente flexíveis.
Porque possui fácil integração
A reorganização interna da Microsoft teve um efeito positivo no AX. O produto está agora nativamente integrado ao vasto leque de ofertas da empresa, incluindo o Office 365, o Microsoft Dynamics CRM e o SharePoint.
Isso traz facilidade em trabalhar com processos fora do ERP, em uma planilha de Excel, por exemplo.
Em uma hipótese de planejamento orçamentário, o gestor financeiro envia a planilha para as outras áreas preencherem de acordo com o padrão do Dynamics AX. Eles preenchem, enviam e esse gestor integra ao ERP, sem a necessidade de preencherem diretamente no programa. Isso acaba com a burocracia, consolida as informações antes da integração e, depois, o orçamento fica diretamente refletido ao sistema.
Por isso, na hora de decidir por um novo ERP considere os tópicos acima para fazer a escolha certa, que se adeque melhor ao seu negócio.