A definição e o gerenciamento de metas podem parecer desnecessários para empresas que não acreditam em seu valor ou para aquelas que não tiveram resultados significativos ao executá-los. De acordo com o livro Organização Orientada para a Estratégia*, baseado nos dados de 200 empresas, apenas 7% dos colaboradores entendem as estratégias de negócio e o que é esperado deles para a atingir os objetivos da organização.
Ou seja, nem sempre os objetivos da empresa estão alinhados às metas individuais dos colaboradores. Com isso, a dificuldade de alinhar metas acaba influenciando diretamente os resultados das empresas. Por esse motivo, algumas metodologias foram desenvolvidas para resolver esse problema. Um desses exemplos é a OKR.
Assim, decidimos apresentar as vantagens da gestão de metas alinhada aos objetivos da empresa, para que você entenda sua importância. Além disso, mostraremos o que é ORK e como essa metodologia pode ajudar a alcançar o alinhamento de objetivos na empresa. Confira!
Conheça as vantagens da gestão de metas
Atuar de modo que os colaboradores entendam seu papel e empenhem-se em metas individuais e alinhadas é o melhor caminho para o sucesso de uma companhia. Por isso, a gestão de metas é fundamental para o desenvolvimento da empresa. Assim, para comprovar esse ponto, separamos 3 grandes vantagens da gestão de metas dentro das organizações. Veja!
1. Crescimento da margem de lucro da empresa
Quando os funcionários compreendem quais são os seus objetivos e como eles se relacionam com os da empresa, eles buscam maneiras mais eficientes de executar o seu trabalho, aumentando a sua produtividade. Por sua vez, uma empresa mais produtiva possibilita aumentar naturalmente a sua margem de lucro.
Além disso, quando a empresa inteira está engajada e trabalhando para as mesmas finalidades, a probabilidade de atingir os objetivos é muito maior. Por isso, é importante desenvolver uma estrutura de gestão de metas que mantenha o engajamento dos colaboradores, possibilitar sua visualização e acompanhamento em todos os níveis, viabilizar o trabalho em equipe e o senso de responsabilidade ao desdobrar metas de um funcionário para o outro e, por fim, alinhar claramente as expectativas ao iniciar e completar cada uma delas.
2. Capacidade de executar as estratégias da empresa com mais agilidade
Outra grande vantagem do alinhamento é a capacidade de executar as estratégias da companhia com mais agilidade e precisão. Isso ocorre porque os diretores e gerentes conseguem alocar os seus recursos com mais eficiência, além de evitar esforços de duas equipes distintas para atingir um mesmo objetivo. Ou seja, os gerentes conseguem compreender claramente todas as responsabilidades atreladas a uma determinada meta, eliminar tarefas e projetos duplicados e direcionar as suas equipes para metas que contribuam para os objetivos da empresa.
3. Redução da rotatividade de colaboradores
Como mencionamos, o alinhamento de metas permite que os colaboradores estejam mais engajados com seu trabalho, gerando índices menores de rotatividade. Uma pesquisa da Gallup constatou que empresas cujos funcionários são mais engajados apresentam um índice de rotatividade 25% menor em relação a empresas com alta rotatividade e 65% menor em relação a empresas com baixa rotatividade.
Outro dado interessante é que a taxa de abstenção chega a ser 37% menor nessas organizações. Sendo assim, a gestão de metas permite que o colaborador visualize qual foi o seu papel para as conquistas da empresa e saiba que o seu trabalho pode gerar resultados. A aplicação de um modelo de gestão também permite criar um sistema de incentivos para reconhecer tanto as equipes como os funcionários individualmente.
Entenda o que é OKR e adote essa metodologia
OKR, sigla para Objectives and Key Results, é uma metodologia que tem como base o estabelecimento de metas ou objetivos que devem ser alcançados pela organização ou funcionários, seguidos das métricas que apontam para a mensuração dos resultados. Dessa forma, a OKR é uma forma mais objetiva de apontar e mensurar objetivos dentro da companhia, permitindo uma melhor visualização do que é cobrado e facilitando o acompanhamento.
Vamos entender as peculiaridades da OKR?
Surgimento da metodologia OKR
A primeira empresa a utilizar a metodologia OKR foi a Intel. Ao iniciar sua mudança de ramo, saindo de uma empresa de memória RAM para buscar o mercado de microcomputadores, a Intel se deparou com um grande desafio: o mercado asiático apresentava um crescimento acelerado, além de inovações constantes.
Para competir nesse cenário, a Intel precisava ser criativa. Buscando novas mentes criativas, a empresa contratou o consultor John Doerr. Ao entender o panorama, Doerr percebeu que o que a Intel buscava era uma maneira de acelerar seu crescimento e alavancar sua fama nos mais diversos mercados. A resposta encontrada pelo consultor foi o desenvolvimento de uma nova metodologia que é usada até hoje, a OKR.
Provavelmente não é necessário dizer que a ideia foi um sucesso e ajudou a Intel a impulsionar seus negócios, afinal, quem não conhece, já usou ou tem um produto dessa empresa nos dias de hoje?
Regras de implementação da metodologia
As metas OKR são regidas por algumas regras básicas que servem para orientar sua formulação e acompanhamento. A primeira delas é relacionada ao tempo de duração de cada ciclo: como a metodologia visa ser responsiva e atualizada, a ideia é que as metas sejam anuais e trimestrais.
Como falamos, a consciência dos colaboradores sobre seus papéis é essencial para que exista alinhamento. Por isso, a segunda premissa da OKR é a transparência, ou seja, os objetivos devem ser divulgados para toda a empresa.
A mensuração é o terceiro ponto de importância das regras da metodologia. Apenas mensurando é que podemos ter a certeza de que a companhia está no caminho certo e que o objetivo está se aproximando ou não.
O objetivo da OKR é aumentar a produção, dessa forma, ela deve almejar metas ambiciosas. Isso significa que os objetivos precisam ser elencados de maneira que deixem as equipes desconfortáveis, ou seja, as metas devem ser possíveis de serem alcançadas, mas também devem ser desafiadoras.
E, por fim, o mais importante da OKR: o foco. É essencial que existam poucos objetivos e poucas metas. Apenas o que é relevante deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados e o desperdício seja evitado.
A aplicação da OKR
A OKR não é uma metodologia difícil de ser entendida e aplicada. O grande desafio dessa forma de trabalho é o acompanhamento. Dessa forma, é preciso entender todas as etapas da OKR e prestar atenção naquelas que mais consomem nosso tempo.
Inicialmente, a companhia precisa determinar qual objetivo deve ser alcançado em um ano. Depois disso, é preciso fragmentar esse alvo nos objetivos do próximo trimestre — no máximo três por OKR. Isso significa que caso as OKRs sejam individuais, cada colaborador terá as suas metas e o seu objetivo principal. O mesmo vale para equipes, setores ou para a empresa como um todo.
Ao definir os objetivos trimestrais, é hora de elencar quais serão os medidores ou resultados-chave para o acompanhamento. É interessante delimitar algo entre 3 a 5 indicadores, não mais do que isso. Cada indicador deve ser acompanhado semanal e mensalmente, encaixando reuniões para discutir o desempenho das pessoas que estão participando da metodologia.
Terminado o trimestre, os objetivos precisam ser avaliados, os medidores devem ser checados e uma nova reunião para apresentar resultados deverá ser feita. Além da apresentação de resultados, os objetivos e medidores para o novo trimestre devem ser apresentados, iniciando assim outro ciclo curto da OKR.
Por fim, é relevante destacar que empresas de pequeno e médio porte dependem ainda mais da gestão de metas, uma vez que seus colaboradores são o seu maior custo e maior recurso, em oposição às grandes empresas, que podem investir em mais tecnologia, infraestrutura e diversos outros recursos. Diante desse contexto, a melhor alternativa para essas empresas é que seus funcionários estejam em um processo de melhoria contínua, ou seja, façam parte de uma estrutura sólida de gestão de metas que entenda o que é OKR e saiba como aplicá-la.
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