Fundamental e de extrema importância porque ajuda a evitar os imprevistos e a lidar com as possíveis dificuldades, facilitando as tomadas de decisão e contribuindo, assim, para o crescimento da empresa. Basicamente, é assim que pode ser descrito o planejamento anual.
Sua relevância para o sucesso do negócio é incontestável. O problema, porém, é que uma boa parcela dos gestores e/ou empreendedores ainda não sabe exatamente o que pode ser ponderado ou não.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar algumas dicas de como fazer um planejamento anual que colabore para o desenvolvimento da sua organização. Confira!
Faça uma análise interna e externa do seu negócio
O primeiro passo é fazer uma análise dos fatores internos e externos do seu negócio. Nesse sentido, analise os produtos e serviços oferecidos, o segmento em que está inserido, o que os concorrentes andam fazendo e quais são os seus potenciais de crescimento.
Uma vez levantados os dados, coloque no papel quais são as suas forças e fraquezas, pois é a partir daí que você conseguirá definir com maior clareza a forma pela qual alocará os seus recursos.
Estabeleça os objetivos e resultados-chaves
Com as análises realizadas e a estruturação das suas ideias, o próximo passo é estabelecer os objetivos e resultados-chaves. Nessa etapa, considere as iniciativas que serão tomadas para que seja possível conquistá-los: é aqui que o planejamento anual começa a ganhar corpo.
As metas não podem ser muito fáceis e nem impossíveis de se obter, devendo ser estabelecidas de modo a motivar as suas equipes a buscar o crescimento do negócio. Na metodologia OKR, por exemplo, a pontuação de um objetivo deve ficar entre 0,5 e 0,7.
A escala vai até 1: se a nota for 0 (ou muito perto disso), o alvo em questão é impossível de se alcançar.
Defina os planos de ação
A última etapa do planejamento anual é a definição dos seus planos de ação. Com os resultados-chaves em mão, é chegado o momento de determinar o que deve ser feito para conquistá-los.
A primeira dica é dividir as metas em pequenas partes, estabelecendo um tempo para a consecução de cada uma delas. Delegue as tarefas para quem possa ajudar.
Nessa fase, lembre-se de:
- especificar os objetivos comerciais, que podem abranger a criação de novos produtos, o aumento das vendas, dos percentuais de lucratividade etc;
- levantar informações financeiras detalhadas, como projeção do fluxo de caixa, previsão de gastos e faturamento.
É só com o conhecimento desses dados que você visualizará com nitidez quais são as estratégias a estabelecer. Do contrário, o planejamento anual será formado com base em ações que não se mostrarão sustentáveis ao longo do período.
Para concluir, vai a dica: utilize um bom ERP! Ao fazer uso de um sistema de gestão integrada com recursos de qualidade, você terá a seu favor uma série de diferentes funcionalidades.
Os benefícios ao empregar essa tecnologia são vários. A visão ampla e completa do seu negócio (devido à integração dos setores) e a criação de relatórios precisos e personalizados são os diferenciais para o planejamento anual.
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