Desde a Revolução Industrial, o conceito de indústria se modernizou muito e, cada vez mais, engloba as inovações tecnológicas. Os processos de manufatura são constantemente afetados pelas áreas de automação, controle e tecnologia da informação e vão se tornando cada vez mais eficientes, autônomos e personalizáveis.
A forma como os produtos são produzidos deve sofrer mudanças significativas com a implantação das estratégias da indústria 4.0 e os impactos provavelmente atingirão diversos setores do mercado. O conceito surgiu em 2011, na Alemanha e, basicamente, prega a autonomia da produção.
Ao conectar máquinas, sistemas e ativos, as empresas podem criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor usando análise de dados, internet das coisas e computação em nuvem. Assim, sempre que necessário, a própria linha de produção poderá agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar quando preciso.
Mais eficientes, essas linhas de produção permitem economizar recursos, evitar o desperdício e aumentar a produtividade. Isso será possível graças à automação, à conectividade e ao Big data, que ajudarão a conseguir melhores resultados.
Big data
O Big data é uma das bases da indústria 4.0. O volume de dados produzido diariamente nas linhas de produção é gigantesco. E essas informações, extensas e complexas, requerem novas abordagens de captura, análise e gerenciamento de dados contextuais para que sejam úteis nas tomadas de decisões.
Em geral, esses dados são dinâmicos. Ou seja, os resultados da análise são levados ao usuário ou dispositivo na forma de informações relevantes em tempo real. Essa velocidade, aliás, é fundamental para garantir a competitividade e a permanência no mercado.
Dessa forma, se houver um problema na produção de um produto, os sensores são capazes de detectar o erro e permitir que ele seja corrigido ainda durante a produção. Assim, descartam-se apenas algumas unidades fora de padrão em vez de todo um lote produzido com defeito.
Conectividade
A indústria 4.0 depende de conectividade. É, portanto, essencial que haja normas comuns para que diferentes dispositivos e sistemas possam interagir entre si. Os padrões proprietários, usados para proteger a propriedade intelectual, terão de ser adaptados para usar frameworks que permitam a integração.
Dados de experiência e perfil do cliente, por exemplo, são vitais para que se façam ofertas personalizadas com base em suas preferências. Isso significa que o Enterprise Resource Planning (ERP, o software de gestão da companhia) e o Customer Relationship Management (CRM, gerenciador de relacionamento com o cliente) devem se integrar completamente com o sistema de forma a fornecer dados relevantes para o processo.
O CRM permite visualizar informações de faturamento, contratos, suporte, projetos e implantação de uma única vez para antecipar e prever necessidades, desejos e vontades. Ter esses dados à mão e saber como aplicá-los para melhorar o processo vai ser um importante diferenciador para garantir a vantagem competitiva nesse cenário.
A forma como o sistema como um todo (incluindo os fatores humano e tecnológico) interage com os dados permite que a indústria antecipe tendências com forte embasamento no modo de uso, nas necessidades e nas preferências do consumidor. É um cenário que apresenta muitas possibilidades para diferentes mercados.
Essa revolução é muito importante, pois faz que o cliente seja parte integrante do processo de produção: ele assume um novo papel e passa a ter influência determinante na elaboração ou na melhoria de um produto. A qualidade da análise de dados vai ajudar a levar a indústria da massificação à segmentação.
É um processo que beneficia a todos: com decisões mais acertadas em relação ao consumidor, as linhas de produção são mais eficientes e a possibilidade de sucesso, tanto na produção quanto nas vendas, é maior, pois diminui-se a possibilidade de falhas, reduz-se o tempo e os custos na produção, e aumenta-se a produtividade.
Gostou deste conteúdo sobre o mercado de análise de dados? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!