Gerenciar o estoque com perfeição é uma tarefa que exige não somente experiência, mas também uma sincronia perfeita entre o varejo e os seus fornecedores (indústria). Muitos empreendedores consideram que esse é o verdadeiro desafio da gestão de estoque.
Nesse contexto, o objetivo é minimizar os índices de oscilação e a falta de produtos no ponto de venda. Afinal, a empresa perde posição competitiva diante dos seus concorrentes quando o consumidor se sente insatisfeito por não encontrar o que procura no estabelecimento.
Por isso, no artigo de hoje, mostraremos o que é visibilidade do varejo e como esse conceito pode solucionar os problemas de falta de mercadorias em loja, tornando o empreendimento muito mais rentável. Continue a leitura para conferir!
Quais são os principais motivos da falta de produtos?
O primeiro passo para uma organização de estoque eficiente é ampliar a perspectiva, revendo as potenciais causas dos gargalos na demanda, pois apenas dessa forma será possível otimizar a tomada de decisões para contornar e aumentar a disponibilidade de itens no varejo.
Dentre as principais causas de falta de produtos, podemos citar:
- estoque virtual inconsistente – quando as informações do estoque são incoerentes, apontando que há o item no sistema, mas o produto não consta fisicamente no estoque, provavelmente por ter sido furtado ou vendido (sem que tenha sido registrada a sua baixa no sistema);
- má execução de loja – motivada por uma falha em alguma etapa do processo de compra ou até mesmo quando o produto ainda está em trânsito para a loja;
- gôndola desabastecida – o produto está fisicamente no estoque da loja, mas por falha, em parte, do repositor, ainda não foi usado para abastecer a gôndola.
Como consequência desse problema, o cliente pode decidir comprar em outra loja ou então pode pagar por um produto que já acabou (se houver divergência entre estoque virtual e estoque físico). Ou seja, muita dor de cabeça e trabalho!
Em qualquer desses casos, é importante destacar que o acúmulo de mercadorias não é considerado uma solução, já que é sinônimo de capital parado. O ideal é melhorar a visibilidade do varejo com o auxílio de ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão de estoque. Falaremos mais sobre isso adiante.
O que é visibilidade do varejo?
É verdade que a falta de produtos é um aspecto negativo, mas também já vimos que o acúmulo de mercadorias em estoque está longe de ser considerado uma solução. O que fazer então para encontrar equilíbrio e obter um gerenciamento assertivo de itens?
É aí que entra a visibilidade do varejo e seus recursos modernos. A principal tecnologia utilizada dentro dessa estratégia é o supply chain (cadeia de suprimentos em tradução livre), que permite que os gestores reúnam informações logísticas minuciosas e as utilizem como subsídio para a tomada de decisões estratégicas, com base em três recursos fundamentais, descritos a seguir.
1. Relatórios OSA (On Shelf Availability)
A ferramenta indica a disponibilidade de mercadorias nas prateleiras e os motivos potenciais de sua falta. Além disso, os Relatórios OSA apontam os índices estimados de venda por produto, por estabelecimento, por dia, por impactos de indisponibilidade e ainda indicam práticas para corrigir problemas de indisponibilidade de produto.
2. Relatórios operacionais para o gerenciamento do ponto de venda
Visa direcionar a atuação da equipe comercial por meio de dados completos pertinentes ao desempenho de venda dos produtos, registrado nos últimos 90 dias, assim como informações do estoque.
Traz, por exemplo, apontamentos referentes ao status de cada mercadoria no ponto de venda e nos centros de distribuição (se for o caso), mostrando se o item está ou não ativo e se existem pedidos para essa ou aquela mercadoria e, por fim, subsidiando ações proativas que evitam rupturas e inconsistências no estoques virtuais.
3. Business Intelligence (BI)
Por meio de uma interface simples e intuitiva, o Business Intelligence interpreta, simultaneamente, um vasto volume de dados. A ferramenta é amplamente utilizada por indústrias e profissionais de Trade, por prover recursos importantes para automatização e melhoria da gestão de estoque.
Agora que você já sabe o que é visibilidade do varejo e como esse conceito pode ajudar a sua empresa, aproveite para seguir as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e no Twitter!