O mercado automotivo brasileiro é um dos mais importantes para o sucesso da nossa economia. Montadoras e concessionárias são fundamentais para a geração de emprego e renda no país, por isso o setor é visto como estratégico.
O uso de novas tecnologias é fundamental para que o setor se mantenha competitivo, e parcerias como a estabelecida entre a Inove e a Annata têm um grande impacto nessa trajetória.
Continue a leitura deste artigo e saiba o que esperar desse setor nos próximos anos e como essas duas empresas estão trabalhando juntas para torná-lo mais produtivo e lucrativo.
Qual é o panorama do mercado automotivo brasileiro?
Há muitas particularidades em relação ao mercado automotivo brasileiro que você precisa saber antes mesmo de pensar em como a tecnologia impacta a atuação das empresas nessa área. Os consumidores brasileiros têm demandas muito diferentes dos clientes europeus ou norte-americanos, e isso faz com que as marcas tenham que se adaptar para poder atuar por aqui.
A crise econômica, por exemplo, motivou uma cautela muito grande na hora de fazer a aquisição de um veículo e incentivou uma mudança enorme nas concessionárias, que deixaram de ser hubs de produto para se tornar hubs de serviços profissionais.
Hoje, são manutenções autorizadas, preventivas e corretivas que movimentam esse mercado, e as melhorias no veículo que o cliente já tem são o que tem gerado negócios para esse setor.
No entanto, devemos lembrar que o mercado automotivo no Brasil também engloba as montadoras, que são muito presentes na nossa economia. Para entender completamente essa área, não podemos ignorá-las.
Depois de anos de recessão, o mercado aponta atualmente para uma tendência de crescimento na qual essas empresas se voltam para conquistar os números de venda altos que víamos até alguns anos atrás. Para termos uma ideia, somente em 2013 foram vendidos 2,7 milhões de carros no país, e esse número retraiu bastante com a recessão. Apenas em 2018 pudemos retomar o crescimento, com mais de um milhão de unidades vendidas.
O recorde de 2012 — em que 3,8 milhões de veículos novos foram comercializados no país — ainda está distante, mas já ganhamos algum fôlego, que deu às montadoras expectativa positiva. Com isso, há uma reação em cadeia. Montadoras otimistas resultam em concessionárias com metas mais altas e em mais ofertas para o consumidor.
O que podemos esperar da relação entre tecnologia e mercado automotivo nos próximos anos?
Até recursos simples como um bom site na internet têm grande impacto nos resultados do setor. As plataformas de venda de carros utilizadas pelas empresas do setor dão acesso às novidades no mercado e às informações sobre os produtos que antes os clientes só podiam conferir nas lojas. Isso torna esses consumidores mais informados e faz com que eles tomem decisões mais rapidamente quando vão até uma concessionária.
Combinados, todos esses fatores influenciam no comportamento do consumidor no mercado automotivo e fazem com que a negociação seja mais simples, reduzindo o tempo de venda de um carro. Para os próximos anos, a tendência é usar cada vez mais a tecnologia para aumentar a competitividade das empresas do setor e atender às alterações no padrão de consumo do público nacional.
O uso de ERPs e CRMs em concessionárias, por exemplo, tem gerado muito valor nesse sentido, já que eles permitem analisar e avaliar melhor o comportamento do cliente para ganhar uma visão em 360º.
Saber por que o consumidor procura uma concessionária, do que ele precisa, como deve ser tratado para fechar negócio, o quão bom pagador é e se ele fecha negócio quando procura a sua empresa são fatores cada vez mais importantes para o sucesso dos negócios do setor.
Uma visão de ponta a ponta, que abrange tanto o processo de vendas quanto o administrativo, permite que as concessionárias invistam em ações para aumentar a fidelização dos clientes e a oferta contínua de serviços — importantes para a longevidade dos negócios.
Quais são as vantagens das transformações tecnológicas nas montadoras?
Embora até as concessionárias estejam se valendo cada vez mais de tecnologia para otimizar seus processos comerciais, é nas montadoras que vemos recursos como a integração de sistemas terem mais impacto na performance. Confira alguns dos benefícios obtidos pelas empresas que investem na transformação tecnológica.
Correção de falhas
Quanto menores forem as falhas na produção dentro das montadoras, maiores serão as margens de lucro. Com tecnologias integradas, conectar setores e identificar gargalos que poderiam resultar em prejuízos fica muito mais fácil, tornando as montadoras mais eficientes.
Otimização de recursos
Reduzir os gastos é uma estratégia certeira para tornar uma empresa mais competitiva, além de ser uma das apostas das montadoras nos próximos anos. Com tecnologia, as empresas apostam em reduções de custo operacional para conseguirem manter suas ofertas atraentes.
Integração de processos
O setor automobilístico é muito complexo e a tecnologia é a grande aliada das empresas que quererem organizar melhor a produção, a comercialização, a distribuição, a venda e a manutenção de bens como veículos. Lojas, oficinas e manufaturas, quando conectadas, podem otimizar seus processos, integrar informações e poupar recursos juntas.
Como funciona a parceria entre Inove e Annata?
A Annata é uma empresa global, com expertise no setor automotivo e industrial, que oferece soluções de gestão de negócios que estendem as funcionalidades do sistema nativo com o Microsoft Dynamics 365 para o segmento automotivo, Power Bl, and Azure.
Uma das principais parceiras da Microsoft, a empresa está muito familiarizada com o ecossistema de aplicações da marca norte-americana, por isso oferece recursos de ponta para auxiliar o trabalho de empresas na implementação de recursos inovadores como IoT, Machine Learning e computação em nuvem.
A Annata também parceira da Inove há um bom tempo. É por meio da solução add-on, desenvolvida por esse parceiro, que conseguimos fazer muito mais com o Dynamics 365. Mapear, otimizar e conhecer melhor as ações dos clientes, do pré ao pós-venda, é possível graças à solução disponibilizada por essa organização, que pode integrar concessionárias e montadoras para a geração de resultados no longo prazo.
Assim como em outras indústrias, é impossível dissociar tecnologia do futuro do mercado automotivo. Por isso, atentar-se a parcerias como a estabelecida entre Annata e Inove fará toda a diferença para que você consiga conquistar ótimos resultados, beneficiando-se da retomada de crescimento no setor automobilístico.
Quer continuar o seu processo de aprendizado sobre o uso de tecnologias no mercado automotivo brasileiro? Conheça as soluções que a Annata e a Inove disponibilizam para esse setor!