Imagine se todos os objetos ao seu redor estivessem ligados à internet — e com capacidade de se comunicar entre si. É essa revolução que a Internet das Coisas (Internet of Things — IoT) está comandando no nosso cotidiano. Eletrodomésticos, meios de transporte e até artigos de vestuário têm sido ligados à web.
Pode ser que não pensemos nisso no nosso cotidiano, nem percebamos exatamente onde a IoT está presente, mas os números da tecnologia, segundo estudo do Gartner, já são bastante impressionantes. A consultoria prevê 8,4 bilhões de objetos conectados em uso em 2017. Esse número é 31% acima dos 6,4 bilhões de itens conectados em 2016 e deve chegar a 20,4 bilhões até 2020.
No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já busca elaborar um Plano Nacional para a Internet das Coisas. A ideia é regulamentar as políticas públicas e o posicionamento do país como referência no segmento.
Mas, você sabe como a IOT pode auxiliar a manutenção preditiva industrial? É sobre isso que falaremos no nosso post de hoje!
IoT na indústria
Esse processo certamente já está revolucionando nosso dia a dia, mas vai ser ainda mais forte e imperativo na indústria. Já tem sido chamado, inclusive, de quarta revolução industrial e vai aplicar a IoT à manufatura, fazendo as máquinas se falarem e passarem a depender menos de pessoas.
Os exemplos vão do monitoramento de sistemas até o rastreamento de produtos à medida que são enviados, passando pela manutenção de equipamentos.
Conectadas, as próprias máquinas serão capazes de sinalizar quando for necessária qualquer intervenção. Conhecida como manutenção preditiva industrial, essa prática engloba a análise de dados históricos e o uso de técnicas estatísticas para prever possíveis falhas.
Assim, há a possibilidade de fazer a manutenção imediatamente antes de o defeito acontecer. Com isso, evitam-se gastos desnecessários e pausas na produção ou no uso dos equipamentos.
Oportunidades
Com essa transformação, há uma mudança no papel dos técnicos, uma melhora na eficiência do serviço e um reforço na segurança tecnológica. A manutenção preditiva proporcionada pela IoT vem para revolucionar o serviço em campo. Saiba como:
Melhora na eficiência
A IoT melhora drasticamente a eficiência na solução de problemas ao incorporar dispositivos inteligentes no campo, ao enviar sinais de serviço e ao registrar dados de desempenho em tempo real. Ou seja, em breve não haverá a necessidade de fazer chamadas de serviço.
As próprias máquinas informarão os técnicos sobre as ocorrências, antes mesmo de o cliente saber do problema. O trabalho, então, será executado de forma eficiente e rápida.
Oportunidades para a manutenção preditiva
O diagnóstico e a resolução de problemas antes que aconteçam economiza tempo e dinheiro. Quanto mais equipamentos forem incorporados à IoT, maiores serão as oportunidades para a manutenção preditiva e isso pode fornecer informações valiosas sobre desempenho e ciclo de vida de peças, entre outras.
É importante distinguir a manutenção preventiva da preditiva. Enquanto a preventiva executa tarefas em intervalos regulares para evitar avarias, a preditiva usa dados que permitem entender o equipamento e prever quando itens devem ser substituídos.
Satisfação do cliente
Com o ganho de eficiência no trabalho das equipes de campo proporcionado pela manutenção preditiva, a equipe pode se concentrar mais na satisfação do cliente. É possível analisar produtos conectados, dispositivos móveis, acessos a sites, postagens em mídias sociais e mensagens de texto.
A análise desses dados, então, ajuda a determinar a satisfação do cliente com base em comportamentos digitais. Assim, os técnicos podem ir para o atendimento preparados para satisfazer os clientes a partir de informações específicas.
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