Dentro dos departamentos de TI, os termos intranet, extranet e internet são muito comuns de se ouvir. Para a maioria das pessoas, porém, descobrir o que eles significam e como se diferenciam da internet como conhecemos não é a coisa mais fácil do mundo. Distinguir entre eles é menos complicado quando começamos por essa tecnologia, que todos já conhecem.
A conexão global entre computadores de diversas partes do mundo, que acontece por um protocolo TCP/IP (transmissão/internet), é como você está acessando este texto. Ela funciona mais ou menos como os correios, nos quais a informação é enviada para um terceiro, que pode estar na mesma cidade ou do outro lado do mundo.
A diferença é que as conexões são instantâneas e, ao falar na web com um amigo, ele pode receber textos, fotos, imagens e arquivos diversos em alguns segundos.
Agora que você compreende melhor esse conceito, podemos explicar como internet, extranet e intranet se diferenciam. Continue a leitura para entender!
O que são intranet e extranet?
No início do artigo, mencionamos o protocolo de transição/internet (TCP/IP). Ele será importante para que você entenda a intranet e o seu funcionamento. Por isso, vamos expandir o conceito.
TCP/IP é um dos muitos protocolos que um computador pode utilizar para se conectar a uma rede. Ele é o mais popular porque é o que nossos computadores, celulares, tablets e Dispositivos das Coisas (como o Amazon Echo) utilizam para se comunicar uns com os outros. De maneira breve, podemos definir o TCP/IP como um conjunto de procedimentos, que acontecem sem que você perceba.
TCP/IP é um protocolo que funciona em camadas, as quais são:
- uma camada de aplicação;
- uma de transporte;
- uma de rede; e
- uma física.
A camada de aplicação é o padrão utilizado para a troca de dados. Nos endereços da web, você pode identificá-la pelo HTTP ou HTTPS, que aparece antes do texto. Nos e-mails, o POP3 ou o SMTP são usados para configurar um software de leitura de correio eletrônico.
A camada de transporte é uma conexão que, quando ligada, permite que dois dispositivos transmitam informações. A rede é o que lida com os pacotes (dados divididos em bytes menores para que possam transitar pela camada de transporte), utilizando o IP para entender onde eles serão entregues. A camada física é composta dos links que conectam um servidor ao outro, como o cabo ethernet ou a rede WiFi que você usa para acessar a web.
Esse protocolo tornou-se o padrão na indústria porque é muito vantajoso. Ele é uma tecnologia não proprietária, ou seja, que pode ser utilizada por qualquer um, e não é controlado por nenhuma empresa. Isso permite que seja modificado e adaptado com facilidade para diversos usos. O TCP/IP também é compatível com um monte de dispositivos, por isso, serve para conectar um smartphone ou um computador com a mesma qualidade.
Por esse motivo, ele é o protocolo que empresas aplicam para criar suas intranets. Uma intranet é como uma internet particular, que funciona apenas localmente. Ela é usada para fazer com que todos os computadores de uma empresa tenham acesso a uma mesma informação, que pode, por exemplo, estar localizada em um servidor.
Assim, se um designer deseja verificar um layout que não foi produzido por ele, basta conectar-se à intranet do local em que trabalha para acessar o PDF ou qualquer outro formato de arquivo que está armazenado nesse servidor. A arquitetura das intranets faz com que elas sejam gateways, ou portões, que abrem caminhos para informações que estão localizadas em outro hardware e não no que você utiliza.
Empresas grandes podem também colocar os dados da intranet na internet. Fazendo isso, elas permitem que, protegidos por firewalls, esses arquivos ou dados sejam acessados por pessoas que não estão na rede local. A isso chamamos de extranet.
Intranet, extranet e internet são maneiras diferentes de utilizar um mesmo protocolo de transmissão para vários fins. A primeira restringe o acesso a dados aos computadores locais, a segunda os disponibiliza apenas para o pessoal autorizado, de forma segura, e a última permite que eles sejam transmitidos livremente.
Como cada uma delas beneficia um negócio?
Os benefícios da internet são bastante conhecidos. Ela nos dá acesso a um mar de conteúdo que advém de várias fontes, permite que enviemos mensagens, arquivos, som e imagem para qualquer lugar e conecta-nos com qualquer informação publicamente disponível. O uso dela é o que permite que tenhamos contas de e-mail e façamos chamadas de vídeo com todos os nossos contatos.
São as intranets, porém, a alma dos negócios. Elas funcionam mesmo quando a internet não está disponível e são redes particulares para a troca de informação sigilosa. A grande vantagem dela é permitir que equipes enormes troquem dados sem precisar de mais do que salvá-los em uma pasta específica.
Dessa forma, ela serve ao propósito de conectar melhor as equipes, facilitar a comunicação e permitir a colaboração.
Já as extranets são especialmente úteis para conectar empresas, clientes e funcionários remotos. Elas tornam as informações da intranet disponíveis para todos que têm acesso autorizado a elas e oferecem um ótimo custo-benefício para as empresas.
Como intranet, extranet e internet são utilizadas?
Os conceitos de intranet, extranet e internet são entendidos com mais facilidade quando verificamos casos de uso para cada um deles. Confira, então, alguns exemplos da aplicação dos três recursos.
Intranet
Os principais casos de uso para a internet são os de compartilhamento de documentos. Entretanto, o recurso serve para construir outras arquiteturas que fazem com que uma empresa funcione melhor. Dentro de uma rede corporativa, podem existir algumas coisas, como um manual de boas práticas.
Acessando um endereço na intranet, o funcionário pode visitar essa página sempre que quiser e tirar dúvidas sobre procedimentos internos. Ele também pode obter documentos e participar de redes exclusivas que conectam os funcionários e promovem a cultura do negócio.
Extranet
A extranet serve para conectar o público interno com o externo. Um dos principais momentos em que ela é utilizada é quando a sua empresa precisa disponibilizar informações para um cliente. Um repositório de dados pode ser acessado via URL e, mediante autorização, oferecer software ou documentos para um parceiro.
As extranets também conectam-se com os sistemas de computação de fornecedores. Por meio delas, alguns processos, como a logística, podem ser simplificados. Integrações criam uma maneira de duas empresas acompanharem o estoque de um produto a distância.
Internet
Se você enviar uma mensagem para alguém que não tem acesso ao seu computador, terá de utilizar a internet. Ela pegará o conteúdo da sua mensagem, dividirá em pacotes e enviará para um outro endereço em alguns segundos.
É nela que serviços de nuvem, como o OneDrive, funcionam. Embora conceitualmente possam se parecer com as extranets, excetuando os casos em que funcionam sobre nuvens privadas, não é sua empresa que controla o acesso a essas informações.
Intranet, extranet e internet são todas as ferramentas fundamentais para os negócios. O uso de cada uma deve ser determinado de acordo com o objetivo que a empresa deseja alcançar e todas elas são maneiras de tornar a execução de projetos e o contato com outras pessoas mais simples.
Conseguiu entender as diferenças entre intranet, extranet e internet? Assine a nossa newsletter e continue aprendendo conosco!