Nos últimos anos as soluções em IA (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas) aceleraram e ganharam bastante espaço no mercado. Principalmente durante a pandemia, as organizações aceleraram o investimento nessas tecnologias.
Uma solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo, o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão. Podemos dizer que o conceito de IA está relacionado à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente.
A internet das coisas já é um conceito familiar para quem trabalha com tecnologia. Afinal, existe a expectativa de que ela domine nosso dia a dia em alguns anos. Com a IoT, os dispositivos físicos, objetos eletrônicos e até edifícios podem trocar dados e trabalhar em conjunto.
No serviço de campo, essa tecnologia pode ser utilizada, entre outras coisas, na manutenção preditiva. Funciona assim: ao precisar de manutenção, um objeto que esteja conectado a um sensor de IoT envia informações em tempo real do seu estado para uma central de atendimento.
Essa central, então, disponibiliza um técnico com o conhecimento necessário para que a demanda seja sanada. Tudo isso acontece para poupar que o cliente abra uma reclamação ou acione um canal de atendimento.
A Microsoft continua a envolver e habilitar parceiros que incorporem as mais recentes tecnologias de IA e IoT em soluções personalizadas de ponta a ponta para clientes em vários setores e casos de uso.
À medida que possibilita ambientes mais conectados que aproximam os mundos físico e digital, especialmente na borda, essas tecnologias disponibilizam vantagens como:
-
Insights de melhores análises de dados
Os algoritmos de aprendizado de máquina estão melhorando na tomada de decisões e previsões de IA com base nos dados coletados. Ao usar redes neurais artificiais que imitam a maneira como o cérebro humano funciona, os avanços do aprendizado profundo oferecem a capacidade de processar grandes quantidades de dados não estruturados, incluindo imagens e vídeos.
Quando combinadas com dispositivos IoT de coleta de dados, essas tecnologias de IA podem criar insights mais profundos e resultados acionáveis em grande escala.
-
Aumento da automação habilitada para IA
A IA também está direcionando uma automação mais sofisticada do chão de fábrica para o ambiente de escritório. Com sua capacidade de realizar ou informar ações, a IA pode realizar tarefas contínuas e intensas, que podem redirecionar recursos humanos para áreas mais produtivas. Isso inclui automatizar aplicativos de treinamento e rastreamento em uma empresa de manufatura ou atualizar automaticamente as informações de preços diariamente.
Saiba mais sobre nossa solução que abrange IA e IOT
A tendência é que as empresas continuem a implantar IA e IoT para lidar com uma variedade de tarefas na borda, fornecer novos insights de dados anteriormente ocultos e melhorar a produtividade. À medida que a tecnologia e a conectividade avançam, as soluções também avançam. A Microsoft se esforça para desenvolver hardware complementar, plataformas de software e aplicativos baseados em nuvem que facilitem a solução de desafios complexos para os criadores de soluções.
A Nexer EA Brasil em parceria com a Microsoft oferece soluções como o Microsoft Azure. Com o Azure, toda a movimentação local pode ser monitorada em tempo real, você consegue montar painéis e monitorar o que acontece na sua infraestrutura sem a utilização de ferramentas terceiras.
O Microsoft Azure é uma plataforma de computação em nuvem que oferece toda a infraestrutura Microsoft e um conjunto de serviços integrados capazes de reduzir os custos, dar a flexibilidade e escalabilidade que as empresas precisam. Também conhecido como data center Microsoft, ele disponibiliza soluções em análise, computação, banco de dados, serviços móveis, rede, armazenamento, web e internet das coisas.
Benefícios da Microsoft Azure
Suporte integral
A solução oferece suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Nuvem híbrida
Com ela, o cliente não precisa escolher entre a nuvem e o seu ambiente de TI, pois o Azure se integra com o seu servidor interno.
Compatibilidade
Dá suporte a uma ampla seleção de sistemas operacionais, linguagens de programação, frameworks, ferramentas, bancos de dados e dispositivos.
Aplicativos
Oferece um conjunto de ferramentas integradas, templates pré-estruturados e serviços de gerenciamento para criar aplicativos empresariais, mobile, web e internet das coisas.
Ferramentas de análise
O serviço oferece ferramentas de business intelligence, como Machine Learning, Cortana Analytics e Stream Analytics, permitindo análises que melhoram o serviço do cliente e identificam a possibilidade de novos negócios.
Padrão de qualidade
A plataforma é executada em data centers gerenciados pela Microsoft em 19 regiões do mundo, incluindo a China continental. O cliente que tiver operações em vários países pode contar com uma sólida infraestrutura e a mesma qualidade e formato de serviço.
Backup e recuperação de dados
A solução faz backup dos seus dados em três localizações distintas, evitando que você os perca mesmo diante de um acidente natural. Se um deles se perder, o Azure faz mais uma cópia em outro local para manter a política de três backups.
Segurança
O Microsoft Azure está em conformidade com as normas globais de segurança de dados. Além disso, prioriza a privacidade do cliente oferecendo gerenciamento do acesso de usuários e outras ferramentas de proteção. O cliente também tem propriedade e controle sobre a coleta, uso e distribuição das suas informações.
Custo x benefício
A compra e manutenção de um servidor moderno demanda um alto investimento inicial e gastos constantes com sua manutenção. Com o modelo de pagamento sob demanda, no Microsoft Azure sua empresa pagará apenas pelos minutos que são utilizados. Além disso, as atualizações de softwares, banco de dados e sistemas operacionais oferecidos pela plataforma, não geram custos adicionais para a sua empresa. Tudo isso, torna o Azure mais rentável em curto, médio e longo prazo.
Elasticidade e controle
A solução permite que você pague mensalmente por minuto de uso e apenas pelos produtos contratados e utilizados, com a possibilidade de aumentar ou diminuir a escala de uso de acordo com a sua demanda. Além disso, você pode ligar ou desligar e expandir ou reduzir o uso das funcionalidades e recursos disponíveis com poucos cliques. Por fim, se a sua empresa precisa de mais recursos em determinados períodos do dia, mês ou ano, você tem a possibilidade de agendá-los ou ativá-los manualmente.
O que está esperando para modernizar seus processos?
A Nexer EA Brasil pode ajudar você!