Entre os dias 6 e 10 de dezembro a Inove esteve no Ideas for Milk 2017. Esta foi a segunda edição do evento e aconteceu na cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais. O objetivo deste evento disruptivo é fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias para os produtores e toda indústria do leite no Brasil.
Estudantes durante a vista à Fazenda Experimental da Embrapa Gado de Leite.
Idealizado pelo Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, o evento teve o Desafio de Startups e o Vacathon, O Desafio de Startups teve a apresentação e classificação dos 10 projetos finalistas e o vencedor recebeu um prêmio no valor de 20 mil reais.
Representantes da UFJF, da Cooperativa Santa Clara e da Inove ao lado de Paulo Martins, Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite.
O Vacathon teve equipes de 16 universidades que tiveram a missão de desenvolver uma solução em apenas 36 horas. Uma equipe de especialistas da Inove esteve presente para orientar e dar mentoria para os estudantes desenvolverem suas ideias e sistemas.
Especialista da Inove Jefferson e George dando mentoria para a equipe da COTEMIG, ganhadora do 2º lugar do Vacathon.
O evento proporcionou também uma visita técnica ao Instituto de Laticínio Cândido Tostes e a Fazenda Experimental da Embrapa Gado de Leite. Após todo o conhecimento do funcionamento da cadeia do leite, os estudantes tiveram palestras de ferramentas de tecnologia da Microsoft, IBM e da Cisco. Além das palestras de Empreendedorismo e Inovação com o CEO da Inove César Palmieri e Alexandre Marques, Diretor de Agronegócios da Inove.
César Palmieri, CEO da Inove, durante sua palestra sobre Empreendedorismo.
O último dia do evento teve a presença marcante do Dr. Maurício Lopes, o Presidente Nacional da Embrapa, que apoiou a iniciativa e ainda manifestou a vontade de querer ver o mesmo formato para outras Embrapas em todos o Brasil. Ele fez questão de premiar e homenagear a Embrapa Gado de Leite, todas as empresas e estudantes que fizeram o sucesso do evento.
Dr. Maurício Lopes, Presidente Nacional da Embrapa e Alexandre Marques, Diretor da Vertical de Agronegócios da Inove,
A Inove foi uma das patrocinadoras deste evento e foi uma integradora importante entre tecnologias já existentes e as novas soluções desenvolvidas pelas startups e pelos estudantes: “A nossa presença no evento é para mostrar que conseguimos agregar todas as soluções especialistas em uma única plataforma e dessa maneira facilitar a adoção dessas ferramentas para os produtores rurais e também para os laticínios e toda a indústria do leite no Brasil”, comenta Alexandre Marques, Diretor de Agronegócios da Inove.