Para conseguir inovar a sua empresa precisa, antes de tudo, de produtividade. Ela é o resultado do quanto os colaboradores conseguem focar em suas tarefas trazendo números positivos para o empreendimento.
Indicadores de produtividade são o principal recurso da gestão para garantir que os funcionários estão cumprindo com as suas tarefas, rendendo bastante no ambiente de trabalho e guiando a organização para a inovação que ela espera ver ao final de cada período. Você sabe como eles funcionam? Fique com a gente até o fim deste post e descubra!
O que são indicadores de produtividade
Indicadores de produtividade — ou KPI (Indicador-chave de performance) — são métricas utilizadas para acompanhar o dia a dia de aspectos do negócio que estão intrinsecamente ligados aos retornos que ele obtém e que indicarão seu sucesso ou não. Eles mostram, de maneira clara, os esforços e as conquistas de um time.
Se ainda não os utiliza como ferramentas de gerenciamento é hora de começar a fazer isso. Preparamos uma lista com os principais indicadores de produtividade para ajudá-lo a começar. Confira!
Número de horas extras e absenteísmo
Um dos indicadores de produtividade mais fáceis de acompanhar é o número de horas extras registradas por cada colaborador. Esse KPI vai direto ao cerne da questão e consegue mostrar, simultaneamente, se o seu time está sobrecarregado e se ele está cumprindo com as metas da organização.
Quanto mais alto é o número de horas extras, quando consideramos uma carga de trabalho típica, menor é a produtividade da equipe. Os membros do time devem ser capazes de cumprir com todas as tarefas que lhe são designadas em sua carga horária normal e ir além dela é o primeiro indicativo de que há um problema.
É claro que durante a implementação de projetos específicos, com deadlines muito curtas e aumento nas demandas, os colaboradores registrarão um número considerável de horas extras. Isso não pode, porém, tornar-se um hábito.
Acompanhar esse KPI ajudará na hora de decidir se é preciso aumentar o número de funcionários em uma determinada equipe ou rever as metodologias utilizadas por eles. O indicador pode tanto motivar a contratação de novos membros para um time quanto a implantação de tecnologias que automatizem parte de trabalho.
Para obter maior compreensão sobre esses dados, considere acompanhar também a taxa de absenteísmo. Quando sobem as horas trabalhadas, mais colaboradores tendem a registrar problemas de saúde ou faltas por outros motivos relacionados à sobrecarga.
Taxa de turnover
Você já ouviu falar em turnover? Esse termo em inglês pode ser traduzido como rotatividade e não é uma métrica útil apenas para as equipes de Recursos Humanos. Altas taxas de turnover geralmente significam que as cargas de trabalho estão além das expectativas dos funcionários e têm motivado eles a deixarem a sua empresa por outra.
O turnover deve ser calculado de maneira contínua. Em situações normais, empresas nunca chegarão a um turnover 0, já que há uma série de motivos para um talento solicitar desligamento da equipe.
Todavia, você deve buscar manter essa taxa a mais baixa possível, já que ela é um bom indicativo de que as condições de trabalho estão próximas de ideais, os treinamentos oferecidos pela empresa são o bastante para a conclusão das tarefas típicas do dia a dia e de que os funcionários estão felizes.
Capacidade de produção
Nas linhas de montagem, o indicador de produtividade mais conhecido é a capacidade de produção, ou seja, quantos produtos são entregues todos os meses por um setor específico ou pela fábrica inteira.
Embora essa não seja a realidade de todas as empresas, cada uma delas pode definir tarefas para os funcionários de seus setores e estimar quantas delas são concluídas ao longo de um período. Essas tarefas configuram a capacidade de produção, quer seu negócio venda produtos ou serviços.
Esse é o indicador de produtividade mais utilizado pelos negócios, já que ele quantifica exatamente quanto cada colaborador contribuiu com o sucesso do negócio de maneira direta. Este KPI é especialmente útil na hora de calcular salários e bonificações e, ao implantar um sistema de meritocracia dentro da empresa, é preciso passar a acompanhá-lo para que ele realmente funcione.
Lucratividade por funcionário
De todos os KPIs listados aqui, esse é o que pode apresentar maior variação dependendo do tipo de negócio que você conduz. Mas a lucratividade por funcionário é uma métrica importante para entender o quanto cada um de seus colaboradores contribui para a renda da empresa ao final de um período.
Basta dividir o total dos lucros em um mês, semestre ou ano pelo número de funcionários que emprega para obter esse índice. Quanto maior for esse indicador, melhor. Mas você pode analisá-lo por departamento, comparando com resultados específicos em um determinado projeto ou tê-lo apenas como referência para entender se a contratação de novos colaboradores ou a redução da equipe teve algum impacto nos recebíveis.
O uso de tecnologias de automação é uma das maneiras de aumentar essa taxa e também a produtividade de todo o negócio. Transformar tarefas repetitivas em tarefas feitas por um software é uma forma de fazer com que o seu empreendimento seja mais eficiente, lucrativo e com que a relação entre lucro e profissionais que trabalham dentro da empresa esteja sempre em uma margem aceitável.
A automação pode ajudar em diversos outros aspectos da empresa. Muitos dos indicadores de produtividade que mencionamos aqui serão diretamente impactados por ela.
Cada empresa possui KPIs específicos, que podem ajudá-la a entender melhor o desempenho dos colaboradores e que devem ser acompanhados junto ao que citamos ao longo deste artigo para que os gestores tenham uma visão real sobre a performance da organização.
Os pontos mais importantes ao utilizar indicadores de produtividade são: escolher os indicadores certos e documentar o processo de maneira detalhada por longos períodos de tempo.
A leitura desses dados permitirá que se apontem quais iniciativas da gestão tiveram impacto positivo ou negativo no trabalho da equipe e colocará em suas mãos as informações necessárias para tomar decisões melhores acelerando o ritmo do time.
E aí, gostou de conhecer melhor os indicadores de produtividade que listamos aqui? Continue acompanhando nossos conteúdos. Siga as nossas páginas no LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube!