Os indicadores de desempenho, ou KPIs, são recursos gerenciais importantíssimos, que mostram como vai a performance de uma organização. Nas instituições de ensino, indicadores de gestão da educação servem para avaliar quantitativamente e qualitativamente as taxas de sucesso do ensino, os níveis de satisfação no relacionamento entre escola e comunidade e o desempenho dos alunos.
Acompanhar as KPIs certas dará a diretores e educadores informações concretas sobre o que precisa ser mudado e, posteriormente, se essas mudanças tiveram impactos positivos ou negativos. Conheça cinco indicadores de gestão da educação que você deve começar a acompanhar imediatamente!
Índice de aprovação
O índice de aprovação é obtido calculando a quantidade de alunos que uma escola tem em um ano letivo e o número daqueles que foram aprovados. A métrica pode ser observada anualmente, verificando quem passou de série e quem ficou para trás ou a cada ciclo, avaliando as médias obtidas de cada aluno disciplina a disciplina.
Quanto mais granular for a observação desse dado, mais fácil será perceber quais são as matérias em que os estudantes apresentam mais dificuldades. Um curso de ação poderá então ser traçado, e ele pode incluir desde aulas de reforço até a substituição do professor que ministra as disciplinas.
Retenção de professores
Quantos professores deixaram de trabalhar na escola no último período? Manter boas condições de trabalho para os profissionais é um dos segredos de sucesso nas instituições de ensino. Se há um número muito grande de profissionais deixando a escola, deve haver um problema estrutural que precisa ser solucionado quanto antes.
Oferecer oportunidades para que os professores se atualizem de forma constante, por exemplo, é uma maneira de contornar a alta nessa taxa. Melhores instalações, infraestrutura adequada para realização das atividades acadêmicas e planos de carreira também poderão ajudar nesse quesito.
Evasão escolar
Medir a evasão escolar é crucial para entender porque ela acontece e como detê-la. Faltas frequentes podem ser indicativas de problemas, mas a ausência de melhorias estruturais nas instituições de ensino também é outro ponto que pode desinteressar alunos e fazer com que se afastem do colégio.
Acompanhar esse índice permitirá que o projeto pedagógico seja reavaliado, possibilitando o realinhamento de propostas e um melhor acompanhamento para alunos que enfrentam dificuldades em disciplinas específicas, ajudando a reduzir essa estatística.
Média de notas na escola
A média de notas é outro número que pode ser observado em dois níveis: comparando os resultados de uma turma inteira em cada matéria ou analisando individualmente a performance dos alunos. De posse dessa média, diversas estratégias podem ser adotadas.
Se há uma queda geral na média de notas, pontos fracos da escola precisam ser reavaliados. Agora, se o caso for com alguns alunos em particular, uma boa conversa com o professor deve mostrar para os gestores o porquê daqueles resultados, apontando caminhos para solucionar o problema.
Nível de satisfação de pais e alunos
Pesquisas de satisfação feitas junto aos pais e alunos são KPIs importantes para a obtenção de dados qualitativos. Com o acompanhamento das notas e comentários dados pelos membros da comunidade você conseguirá entender como todas as outras métricas dessa listam impactam o relacionamento deles com a escola.
Os dados também poderão ser usados como argumento na captação de novos alunos. Acompanhadas a longo prazo, pesquisas de satisfação vão mostrar se as iniciativas da gestão foram percebidas pelo público.
Obter KPIs precisas, porém, não é suficiente para garantir que elas tragam resultados na gestão escolar. Documentá-las de maneira adequada para que possam ser acompanhadas ao longo dos anos é um dos segredos para que as escolas obtenham sucesso.
O que achou destes indicadores de gestão da educação? Siga a Inove nas redes sociais e continue aprendendo a melhorar o desempenho da sua instituição de ensino. Estamos no LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube!