Não há como negar que o papel da tecnologia digital muda rapidamente de um impulsionador secundário da eficiência para um facilitador da inovação. Além disso, o setor de viagens e turismo tem estado na vanguarda dessa ruptura há décadas, mudando constantemente a maneira como as pessoas viajam. Todos os dias, novas e inovadoras tecnologias são desenvolvidas para tornar esse segmento uma indústria ainda mais excitante e aventureira.
Nas últimas duas décadas, a evolução da tecnologia desempenhou um papel fundamental no crescimento do setor de turismo. O estabelecimento de agentes de viagem online, por exemplo, ajudou a convencer os turistas e impulsionou os lucros para fornecedores de viagens, que tiveram acesso melhorado a uma base global de clientes.
Mas como os avanços tecnológicos mais recentes afetarão o setor? É justamente sobre o papel da transformação digital no turismo que falaremos neste post. Vamos lá?
A indústria de viagens na vanguarda
Atualmente, as tendências de transformação digital são visíveis em diferentes setores, como saúde, bancos, mídia e entretenimento. No entanto, a indústria que parece ter sido mais afetada, ou melhor, tem sido literalmente invertida, é a da hospitalidade e do turismo. As razões para isso não são difíceis de explicar, uma vez que o setor esteve entre os primeiros a adotar essa transformação.
Longe se vão os dias em que as pessoas ficavam em longas filas para reservar bilhetes de viagem. Agora, você pode facilmente garantir uma reserva de passagens aéreas ou de ônibus pela internet. Esse foi um dos impactos positivos da transformação digital.
Mas a expansão da tecnologia sobre o turismo não se limita apenas a planejar uma viagem de lazer com apenas alguns toques no seu smartphone ou tablet. A digitalização contribui muito para a atividade mais acessível e conveniente. Por exemplo, plataformas online permitem que o cliente compare e reserve hotéis e passagens aéreas a preços correspondentes ao orçamento dele.
Com o advento de tecnologias novas e inovadoras, o cenário completo da indústria de viagens passa por um mar de mudanças. O mais recente a se juntar ao movimento é o check-out de autoatendimento, que permite uma experiência mais centrada no cliente ao passar o controle total do planejamento da viagem para o próprio viajante.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre a influência da transformação digital no turismo.
Os efeitos da transformação digital no turismo
Para entender o real impacto das novas tecnologias no turismo, vamos dar uma olhada em algumas das tendências de transformação:
Integração da Internet das coisas (IoT)
A Internet desempenhou um papel fundamental na transformação do setor de viagens na última década. Isso porque criou novos negócios desde economia compartilhada até aplicativos móveis. No entanto, uma mudança mais dramática surge no horizonte: a Internet das Coisas (IoT).
Embora a IoT tenha sido benéfica para todos os tipos de verticais da indústria em graus variados, as viagens e o turismo reconhecem um impacto crucial tanto no front-end quanto no lado das operações da empresa.
A rápida digitalização de máquinas ou itens físicos da IoT, como dispositivos conectados inteligentes, afeta significativamente as ofertas de serviços, os modelos de negócios e as expectativas dos usuários. À medida que mais e mais dispositivos se conectam à IoT, os setores de viagens e hospitalidade podem aproveitar esses dados para melhorar significativamente a experiência do cliente.
Inteligência Artificial e Chatbots
A evolução da indústria de viagens e turismo tem sido notável. Inicialmente, como dissemos, as pessoas podiam reservar voos na Internet. Então, vieram os agentes de viagens online. Hoje, os viajantes podem fazer muito mais, tanto perguntar ao smartphone se o voo está na hora quanto ter as dúvidas respondidas por um chatbot.
Isso é possível com o surgimento da Inteligência Artificial (IA). Os provedores de serviços de viagens podem fornecer todas as informações por meio de aplicativos e outras ferramentas com tecnologia IA.
Ao mesclar dados históricos com algoritmos sofisticados de aprendizado de máquina, as empresas de viagens agora podem prever quando e onde os viajantes querem ir e gerar anúncios personalizados, assim, aumentar as vendas. AI e chatbots podem parecer a ruína de alguma sociedade futurista e distópica, mas já entramos em contato com eles em algo tão simples como reservar um hotel ou um voo.
Redefinição de viagens com Big Data Analytics
Um viajante deixa para trás uma grande quantidade de dados de vários dispositivos e canais em diversos estágios, incluindo planejamento, pesquisa de preço, reserva, cancelamento e feedback.
Novos players, assim como antigos fornecedores no setor de viagens, buscam formas inovadoras de alavancar os dados gerados pelos consumidores para oferecer produtos e serviços mais direcionados e, eventualmente, lucrativos. Para identificar padrões de viagens, tendências de consumo e oportunidades de negócios, uma sólida estratégia de Big Data Analytic se tornou indispensável.
O setor percebeu os recursos da análise de big data na variedade, velocidade, veracidade e volume de dados para gerar insights de negócios acionáveis. Muitos participantes do domínio de viagens já adotaram a análise de big data para oferecer experiências em tempo real, personalizadas e direcionadas.
Tecnologia wearable
Os wearables não são mais um conceito simples de que os amantes de gadgets podem usar o colo. Eles estão se tornando rapidamente uma realidade para bilhões de pessoas em todo o mundo.
Espera-se que a indústria obtenha benefícios significativos da tecnologia wearable. Os dispositivos vestíveis estão em projeção devido à conveniência para o consumidor e o objetivo fundamental de aprimorar a experiência geral do viajante.
Para viagens, os dispositivos vestíveis se tornam uma minitela, que pode executar muitas das mesmas funções de um smartphone. Lembretes de cartão de embarque, informações de reserva, atualizações de portão, códigos QR e todos os dados associados à viagem estariam disponíveis ali mesmo no pulso.
Em suma, a transformação digital no turismo, além de possibilitar maior eficiência operacional, agilizar a cadeia de valor e oferecer verdadeira inteligência de negócios, permitirá o salto para novos modelos de negócios. Assim, abrirá portas para a venda cruzada, a compra de seguros, novas experiências etc.
Este post ampliou seu conhecimento sobre tecnologia na gestão de empresas de turismo? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais e discuta o assunto com seus parceiros de negócio!