A motivação é um dos fatores mais importantes da gestão de vendas, pois contribui diretamente para o comportamento da sua equipe, ela é peça fundamental para o sucesso.
A direção de uma empresa pode influenciar o desempenho dos vendedores em duas dimensões: nas habilidades e na motivação. O aprimoramento de habilidades é um processo mais objetivo, podendo ser feito com cursos e oficinas e medido com métricas precisas.
Já a motivação é uma variável mais difícil de entender e influenciar. Pessoas diferentes reagem melhor a estímulos diferentes. Neste texto, você vai conhecer algumas estratégias eficazes para deixar sua equipe entusiasmada e empenhada em bater até as metas mais ousadas.
Estabeleça uma relação de confiança
O fundamento da motivação é a confiança. Não basta na gestão de vendas construir um relacionamento com os clientes. É preciso que os vendedores confiem na administração. A base da confiança, por sua vez, é a transparência. Uma boa gestão define prioridades e torna os objetivos conhecidos de todos. Quando toda a equipe sabe para onde deve ir, fica mais fácil chegar lá.
Uma boa forma de criar transparência é melhorando o acesso à informação sobre produtos e clientes por meio de um programa de ERP que integre os dados de distintos setores da empresa. Dessa maneira, todo representante do negócio entende melhor o que está acontecendo em tempo real e pode agir com mais agilidade para antecipar e resolver problemas.
Defina metas recorrentes
Uma das razões para todo mundo gostar de jogos e esportes é o fato de essas atividades terem metas claras. É fácil saber quem ganhou e como vencer, assim você pode fazer o mesmo. Defina metas diárias, semanais e mensais, com recompensas equivalentes. Dependendo do perfil da sua equipe, você pode preferir um maior número de metas e prêmios individuais ou coletivos. Algumas pessoas jogam melhor sozinhas, mas uma recompensa para a equipe tem um bônus adicional: alguns dos seus vendedores vão se esforçar para motivar os outros, melhorando o resultado.
Entenda como os profissionais preferem receber feedback
Cada vendedor tem objetivos diferentes. Alguns preferem receber recompensas apenas em dinheiro. Outros podem ser motivados por uma viagem, uma promoção na carreira, brindes ou uma cerimônia de premiação com troféu e tudo. Além de entender o que os motiva, um bom trabalho de gestão de vendas inclui descobrir como eles desejam receber feedback.
Há pessoas que não se importam em receber críticas diante de outras; mas alguns preferem o feedback privado. Há quem goste de conversar ao vivo e quem prefira receber relatórios de desempenho por e-mail. O importante é respeitar as preferências individuais sem passar qualquer impressão de que as regras não são as mesmas para todos. Sentir-se injustiçado é o primeiro passo para perder a motivação.
Para despertar motivação nos vendedores, vale qualquer coisa que crie um clima positivo na empresa. Quem já não se sente muito valorizado não vai subitamente trabalhar melhor porque ofereceram um cheque de R$ 1.000,00. Uma boa gestão de vendas, que alimente uma cultura saudável de objetivos claros e feedbacks constantes, pode transformar seus vendedores em verdadeiros consultores para o cliente.
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