O fim de ano é uma época especial para os comerciantes, em que as vendas aumentam. Para lidar com toda a demanda extra que Natal e Ano Novo criam, uma boa gestão de estoque é imprescindível.
Estoque mínimo é a menor quantidade de produtos que precisa existir na sua loja para evitar imprevistos como o atraso de reposição e garantir que um produto não vai faltar. Estabelecer esse valor é necessário para determinar o número ideal de peças em seu armazém e economizar, tanto na aquisição quanto na armazenagem delas.
Neste artigo, vamos mostrar o que fazer para não faltar produtos para os seus clientes no fim do ano. Confira!
Como calcular as vendas do fim de ano?
A necessidade de adquirir presentes no final do ano move muitos clientes para as lojas, que enfrentam uma grande dificuldade nesse período: calcular o estoque mínimo para dar conta dessa procura. Mas a época mais esperada pelo varejo não precisa significar dor de cabeça e, para isso, é preciso organizar a gestão de estoque.
Para não sobrar nem faltar muitos produtos, é preciso controlar o estoque o quanto antes. Registre tudo que está em seu armazém, as entradas e saídas, com um sistema informatizado.
Organize o estoque em categorias e marcas para encontrar com facilidade os produtos guardados e utilize as informações que obteve nas vendas do ano anterior para antecipar o volume de clientes no final deste ano.
O que muda na gestão de estoque no período?
As festas e a chegada do 13º são os fatores que modificam as vendas no final do ano. Portanto, programar-se para eles, sabendo que grande parte dos clientes deixa para adquirir presentes na última hora e ainda não decidiu o que vai fazer com esse salário vai ajudar o seu negócio a se sair melhor no período.
São mais de 11 milhões de consumidores que saem apenas uma semana antes do Natal para adquirir produtos. A busca por promoções melhores e a falta de tempo são fatores que colaboram com isso.
Setores como o de calçados e acessórios, itens de vestuário, brinquedos, celulares e cosméticos são os mais influenciados pela sazonalidade. Para eles, então, gerir bem o estoque com auxílio a tecnologia faz toda a diferença.
Estar atento para as informações do seu sistema é a melhor forma de prever o futuro.
Como um sistema ERP pode ajudar?
Os sistemas ERP são ideais para acompanhá-lo nessa época. Eles trarão uma porção de benefícios para a gestão de estoque, como:
Análise individual de produtos
Utilizando um sistema ERP você pode visualizar a margem de lucro e o volume de vendas de cada produto, assim como a quantidade deles em estoque. Munido dessas informações, é possível adquirir novas peças antes que as compras do fim de ano comecem.
Organização e planejamento
Com o ERP, analisar o passado e o presente é uma tarefa fácil. Acompanhar as tendências de venda em períodos anteriores será o seu grande aliado para antecipar quanto os clientes vão gastar esse ano.
Negocie melhor com fornecedores
Quem conhece bem seu estoque e o comportamento do consumidor consegue prever com clareza quantos produtos precisará para fechar o ano. Isso é fundamental para barganhar com fornecedores e obter preços competitivos e margens de lucro mais altas no período.
Fazer a gestão de estoque com sistemas ERP lhe permitirá entender como as vendas flutuam em temporadas específicas. Acompanhar historicamente os fluxos de entrada e saída de produtos com ferramentas de automação será importante para que você estabeleça com precisão o estoque mínimo e evite desperdícios.
Os relatórios de vendas gerados por softwares serão fundamentais para embasar a gestão de estoque e apontar indicadores relevantes na tomada de decisão. Quer saber que indicadores são esses? Aprenda como mensurar dados de Marketing e Vendas!