Agricultura e tecnologia sempre caminharam juntas. Desde os mais antigos sistemas de irrigação, passando pelos tratores autônomos até o melhoramento genético de mudas, o homem do campo sempre pode contar com os avanços tecnológicos para uma agricultura de precisão. Dessa forma, o trabalho na fazenda foi se desenvolvendo. Novas máquinas passaram a fazer o que no passado muitos achavam impossível. O agricultor passou, então, a ter acesso a uma série de dados para uma gestão mais eficiente.
Hoje, sem dúvida, são muitas as ferramentas digitais disponíveis. Mas qual será o melhor sistema para a gestão agrícola?
Siga a leitura do post e saiba como obter, com a ajuda da tecnologia, aumento de produção, redução de custos e sustentabilidade ambiental.
Fazenda digital
Hoje, as ferramentas digitais possibilitam a gestão do preparo, plantio, manejo e colheita.
Para se ter uma ideia, estações meteorológicas instaladas dentro da propriedade monitoram, por meio de mais de uma dezena de sensores, medições cruciais para a plantação.
Chuva, umidade, vento, irradiação ultravioleta, evaporação, entre outras informações são capturadas e tratadas em tempo real. Essa tecnologia garante muito mais assertividade na previsão do tempo, refletindo o microclima próprio da fazenda.
Assim, o produtor passa a ter mais subsídios para tomar uma decisão sobre plantio, correção do solo, pulverização, irrigação e colheita.
Além disso, ele pode utilizar essas informações no maquinário. Tratores, plantadeiras e colheitadeiras passam a ser “inteligentes”.
Isso porque, exatamente por meio de uma integração de dados, as informações capturadas pelas estações meteorológicas ou até mesmo por aeronaves não tripuladas podem ser utilizadas por esses equipamentos.
Integração de dados
A integração de dados permite avaliar a produtividade e a saúde da lavoura em tempo real, fornecendo informações para aplicação de insumos ou defensivos, por exemplo. Com a aplicação de cada recurso na quantidade certa e no momento ideal, é possível um aumento da produtividade com custos reduzidos. Isso sem falar nos ganhos ambientais.
O que antes era uma necessidade do produtor hoje é realidade. Mas isso só é possível com a utilização de uma solução tecnológica completa, que integra serviços e dados de diferentes fornecedores em uma plataforma única.
Análise histórica
Agora, imagine poder tomar uma decisão com base em tendências, levantadas por meio de uma análise histórica da lavoura. Com esse tipo de solução, isso também é possível, já que todos os dados são transformados em indicadores analíticos, preventivos e preditivos referentes às safras, fundamentais para uma decisão agronômica acertada.
Ou seja, para uma gestão agrícola realmente eficiente é de extrema importância a integração de todas essas ferramentas, de todas essas novas informações disponíveis, sempre com a utilização de uma ferramenta de alta tecnologia, mas, ao mesmo tempo, simples e fácil de usar, que se adapta às necessidades do produtor.
Ficou interessado? Então, entre em contato com a Inove e saiba mais sobre gerenciamento integrado no agronegócio e conheça a solução que está revolucionando a gestão agrícola.