É comum observarmos comparações do tipo ERP x CRM, suas diferenças e funções. Contudo, a integração entre sistemas se tornou um dos aspectos mais importantes da gestão moderna. É bom lembrar que o ERP surgiu justamente com a função de integrar os vários departamentos do negócio. Com isso, trouxe ganhos de produtividade e de segurança que o tornaram indispensável para qualquer empresa.
Porém, com a evolução tecnológica, a variedade de aplicações disponíveis para realizar as mais diversas funções, o advento do Big Data, da inteligência de negócios, das redes sociais e do armazenamento em nuvem, a necessidade de integração tomou proporções muito mais abrangentes.
Desse ponto de vista, o alinhamento proporcionado por ERP e CRM integrados se tornou uma base estrutural importante — seja do ponto de vista operacional, seja do ponto de vista estratégico. Os ganhos são significativos e incluem:
1. Aumento da produtividade e ganho estratégico
A integração diminui substancialmente a necessidade de lançamentos manuais e o retrabalho. Dados cadastrais centralizados, lançados pelo departamento comercial no momento da prospecção, por exemplo, podem ser usados em todas as interações futuras sem necessidade de novas inclusões.
O mesmo ocorre em várias outras etapas do atendimento ao cliente, já que esses ganhos permitem maior foco em análises estratégicas — algo que podemos considerar o maior ganho da integração. Além disso, ela garante uma gama muito maior de possibilidades de automação, gerando agilidade, eficiência e produtividade em cada um dos setores do negócio.
2. Conhecimento aprofundado do cliente
O ERP armazena todos os dados do ciclo pedido-despacho-faturamento, o que já gera uma infinidade de informações valiosas sobre detalhes das vendas efetuadas. O CRM complementa essas informações com o que ocorreu antes e depois da negociação. Além disso, inclui dados de atendimentos que não geraram venda.
A combinação e a comparação de resultados envolvendo setores, como a operação comercial, financeira, logística, e outras, permitem, por exemplo, identificar mais facilmente a reação dos clientes a uma nova política financeira, uma alteração nas regras de entrega e cada medida que envolva duas áreas distintas. Além disso, esse maior conhecimento sobre o cliente é contínuo e acessível em tempo real.
3. Melhora de processos
No que se refere aos processos, sistemas independentes são comparáveis a uma colcha de retalhos. Porém, cada tarefa executada por um colaborador tem impacto direto no trabalho do outro. Assim sendo, a integração não apenas elimina esse efeito, como, em alguns casos, permite a configuração de regras de negócio que impedem práticas equivocadas.
Na prática, mesmo quando um colaborador não percebe o efeito de sua atuação em outras áreas, ele fica condicionado a proceder de acordo com o fluxo de processos parametrizado no sistema. Como resultado, a excelência na gestão operacional é muito maior e menos sujeita a erros e desvios.
4. Facilidade de aplicação prática
ERP e CRM integrados diminuem a necessidade de treinamento, gerando diminuição de custos com a operação parada e facilitando o aprendizado. Como resultado, ocorrem a diminuição de erros e também um melhor aproveitamento do diálogo entre diferentes setores. Esses benefícios somados se resumem em maior aplicação prática e em aumento da porcentagem utilizada das funcionalidades dos sistemas.
Chegamos ao final de nossa postagem sobre ERP x CRM, na qual consideramos a importância de integrar os dois sistemas. Vale mencionar que, mais importante que contar com os recursos disponíveis, é fundamental garantir uma boa implantação.
Por mais intuitivos e bem elaborados que sejam os programas, apenas o conhecimento de sua utilização aliado a uma boa gestão dos processos promove resultados realmente efetivos. Por isso, é determinante contar com a ajuda de especialistas capazes de entender o funcionamento do seu negócio.
Nossa equipe está preparada para ajudar você com todas as informações sobre os vários aspectos envolvidos na integração ERP x CRM. Entre em contato agora mesmo e esclareça todos os pontos que precisa considerar para obter o máximo de aproveitamento.