Quais são os benefícios de usar ERP para o varejo? Como esse recurso funciona na hora de escalar os negócios? Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais, é um software que permite a integração de aplicações diversas para administrar uma empresa e automatizar funções de negócios.
Os sistemas fazem com que vários processos de uma organização possam estar sempre alinhados, como a administração do estoque e a logística. Para isso, ERPs utilizam uma base de dados comum, capaz de lidar com múltiplas funções e utilizada por várias áreas da empresa.
Isso faz com que usar ERP para o varejo seja uma maneira de escalar os negócios. Confira por que nos tópicos a seguir!
Otimize o controle de estoque
Para a maioria das pessoas, um sistema ERP quer dizer apenas que a empresa terá mais facilidade na hora de gerir estoque. Todavia, essa capacidade de administrar melhor o que se encontra em seus armazéns traz uma série de vantagens que não podem ser ignoradas.
Como a demanda nas operações de varejo é muito mais volátil e dinâmica do que em outros empreendimentos, ter controle sobre estoque é um problema crítico. Contar com um acúmulo de produtos ou lidar com a ausência deles são situações igualmente danosas. Todas elas podem trazer perdas financeiras que não são desejáveis para as empresas.
Administrar estoque com ERP é positivo, então, porque essas ferramentas informatizam tudo a respeito dos produtos de que dispõem. Da quantidade aos detalhes, permitem que operadores visualizem completamente os armazéns, de maneira melhor até do que dentro deles.
Outra vantagem de utilizar ERP é a previsibilidade que o sistema produz. Analisando a tendência do passado e os hábitos dos consumidores, dá para prever que peças precisam ser contratadas em maior ou menor número.
Reduza custos nas suas operações
O custo-benefício de adotar sistemas ERP para o varejo também não pode ser negligenciado. Com o uso dessas aplicações, é possível diminuir o tempo que cada um dos seus funcionários passa lidando com uma tarefa. Graças a isso, dá para produzir mais em muito menos tempo.
Identificar quais setores dos negócios estão operando com maior eficiência também é uma característica do ERP. Nele, você verá quanto é gasto para manter cada departamento da empresa e terá informações úteis para determinar oportunidades em que o empreendimento pode poupar.
Controlar vendas por tipo de pagamento é outra facilidade. Como é preciso pagar taxas na utilização de cartões, uma empresa pode utilizar essas informações para entender o quão vantajosas são as taxas que paga hoje e negociar melhor com os fornecedores do serviço.
Acompanhe o fluxo de caixa em tempo real
A principal característica dos softwares de planejamento de recursos empresariais é que eles funcionam em tempo real. O que quer dizer que, quando um dos membros da sua equipe atualiza uma informação, ela se torna visível no seu computador automaticamente. Esse benefício é especialmente importante para que um varejista consiga acompanhar o fluxo de caixa.
Toda vez que uma unidade é vendida, podemos ver isso ao vivo. Como o ERP é um sistema integrado, também conseguimos determinar onde a venda aconteceu, caso você tenha mais de uma loja ou opere em e-commerce, e qual foi o meio de pagamento usado. Graças a essas informações, é possível acompanhar a performance de vendas todos os dias.
Organize melhor seus clientes
O seu consumidor é muito importante para que o negócio continue operando com sucesso. O que significa que ter as informações dele organizadas fará uma grande diferença em como seu departamento de marketing promove vendas e a sua equipe de relacionamento trabalha na garantia da satisfação.
Sistemas que organizam as informações de clientes serão importantes para a retenção deles. Como o ERP organiza informações, elas podem ser utilizadas posteriormente para análises de comportamento de compra, por exemplo.
Integre toda a equipe
Um dos principais objetivos de um varejista ao adquirir um sistema ERP é conseguir fazer com que seus funcionários compartilhem informações de maneira mais eficiente. Afinal, para obter sucesso, vendedores precisam saber quais mercadorias estão em estoque, distribuidores devem estar organizados e acessíveis e o pessoal da logística precisa de informações sobre como organizar suas rotas.
Como os sistemas ERP são integrados, eles reúnem todas as informações de um empreendimento em um só lugar. Essa característica faz com que seja mais fácil entender o que está acontecendo em cada departamento sem pegar no telefone e fazer uma ligação.
Como tudo está documentado, algumas tarefas, como a solicitação de novos itens para compor o estoque, ficam muito mais fáceis e não precisam ser comunicadas individualmente.
O que isso traz é mais organização para um negócio, tornando-o mais fácil de se administrar, o que aumenta a visibilidade da gestão.
Obtenha análises de vendas
A análise de dados é um instrumento importante para todas as empresas, inclusive para aquelas que lidam com varejo. As vendas são a maior preocupação desses negócios, portanto, acompanhá-las e determinar que resultados vêm sendo obtidos é fundamental. O ERP vai ajudá-lo a compilar indicadores e ter acesso a eles sempre que for necessário.
A princípio, sistemas ERP ajudam uma empresa a lidar com a análise de dados básica, acompanhando números do presente e vendas do passado. Isso permitirá que uma marca obtenha insights sobre que produtos são os mais consumidos pelos seus clientes, que investimentos devem ser feitos para otimizar as vendas e como preços, descontos e ofertas têm funcionado na hora de trazer resultados.
Os sistemas ERP trazem grande valor para os negócios, ajudando funcionários a desempenharem suas tarefas com maior eficiência e a integrarem-se com outros colaboradores. Essas soluções tornam simples algumas tarefas, como acompanhar dados em tempo real, administrar as finanças da empresa e automatizar funções operacionais repetitivas.
Para avaliar aquele que funciona melhor para a sua empresa, é uma boa ideia contar com a ajuda de especialistas no assunto. Busque fornecedores que têm experiência com a implementação de ERP para o varejo e explicite para eles as suas demandas.
Como o planejamento de recursos empresariais oferece uma visão holística do desempenho das empresas, o ERP é importante para o varejo, tornando as operações mais eficientes. E aí, conseguiu entender como esse recurso ajuda a escalar negócios? Assine agora mesmo a newsletter da Inove e continue aprendendo conosco!