O ERP para o Back Office é uma ferramenta que se tornou peça fundamental para o bom funcionamento e o sucesso de um negócio. Esse sistema é responsável por realizar o gerenciamento de todo o Back Office de forma eficiente e otimizada.
Qualquer negócio que queira se desenvolver de forma organizada e estruturada deve dar a devida importância ao Back Office. Trata-se de uma parte da empresa tão relevante quanto o Front Office.
Você sabe o que é e quais são as principais funcionalidades desse mecanismo automatizado que atua na retaguarda de um e-commerce? Como saber se a plataforma virtual vai ser capaz de se adaptar a essa ferramenta digital?
Neste artigo vamos explicar o conceito, o objetivo e a importância de escolher um bom ERP para o Back Office de uma empresa. Acompanhe!
O que é um ERP?
ERP é a sigla para a expressão “Enterprise Resource Planning” — Planejamento de Recursos da Empresa, em português. Trata-se de um sistema automatizado que atua realizando a gestão da plataforma da loja virtual.
Dessa forma, todo o processo que acontece antes do cliente chegar até a sua loja, encher o carrinho, fazer o pagamento e finalizar a compra é considerado responsabilidade do sistema ERP.
Quais são as principais funcionalidades que podem ser esperadas desse tipo de sistema?
O sistema ERP é responsável por desempenhar várias funções. Listamos algumas delas a seguir.
Administração geral
Contribui para a realização dos cadastros de usuários e de documentos, o gerenciamento de permissões de acesso e as demais configurações gerais da plataforma.
Compras
Apresenta funcionalidades para a gestão de compras de produtos, identifica as mercadorias que apresentam mais giro (por meio da curva ABC), aponta os melhores fornecedores etc.
Controladoria
Realiza a administração dos custos da empresa, o inventário, elabora relatórios de desempenho etc.
CRM
O “Customer Relationship Manager” apresenta uma visão unificada do cliente que está por trás de todo o mecanismo de Back Office: seus pedidos, suas informações de cadastro e suas necessidades — ou seja, todo o tipo de informação que ajuda a conhecer melhor o perfil do cliente.
Faturamento
Atua no processo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e outras etapas ligadas ao faturamento da empresa.
Fiscal
Gerencia a incidência de tributos e o valor a ser pago, faz a análise e a apuração de impostos como o ICMS e IPI, elabora o Sped etc.
Logística
Ajuda na criação de inventários contendo o estoque de produtos, controla a compra e o envio de mercadorias etc.
Recursos Humanos
Analisa as informações dos funcionários, a folha de ponto e faz os cálculos da remuneração e dos benefícios.
O que é Back Office?
O Back Office consiste na área de retaguarda de uma empresa. É ele que trata de todos os procedimentos que acontecem por trás dos clientes e que ajudam a prevenir falhas e corrigir problemas operacionais — que podem afetar o desempenho e os resultados de um negócio.
De maneira geral, o Back Office atua na função de suporte. Assim, os profissionais que atuam nessa área não exercem suas atividades diretamente na linha de frente da empresa, mas são igualmente fundamentais para assegurar a continuidade, a segurança e a otimização das operações.
Esse ambiente é essencial para qualquer tipo de negócio comercial que atua movimentando produtos ou prestando serviços. No entanto, o Back Office ganha mais importância e destaque no comércio eletrônico.
Qual é a importância do Back Office para a empresa?
Cuidar do sistema Back Office é fundamental para ajudar na conservação e no prosseguimento das atividades operacionais de uma empresa de e-commerce, além de atuar na gestão interna dos processos.
É importante entender que quando se fala em Back Office, se está falando de toda a área administrativa de qualquer empresa. Isso engloba o setor de contas a pagar e receber, contabilidade, fiscal, controladoria, Recursos Humanos etc. Tratam-se de departamentos administrativos essenciais para empresa, tanto aqueles que atuam no segmento de serviço quanto as indústrias.
No entanto, por mais que a área de atuação seja diferente, há um padrão comum a todos os ambientes de Back Office: a forma de administração dos setores de todas as empresas.
Nesse sentido, o ERP da Microsoft, em especial, consegue proporcionar governança, padronização, otimização dos processos nessas áreas, segurança das informações, agilidade na tomada de decisão, entre outras funcionalidades importantes.
Entendeu a importância de investir no seu Back Office? Essa preocupação deve ser uma prioridade em todos os tipos de setores, incluindo as empresas de pequeno porte.
Quais são as vantagens do Microsoft Dynamics 365 for Finance and Operations (O antigo AX)?
O Dynamics 365 for Finance and Operations é o ERP da Microsoft. Na verdade, a solução Microsoft Dynamics 365 for Finance and Operations é a nova versão do Dynamics AX. Desse modo, o Dynamics 365 se tornou a versão moderna do Microsoft Dynamics AX.
Trata-se de um produto que faz parte da linha Dynamics e oferece o sistema de gestão de relacionamento com os clientes, o Dynamics CRM e outros sistemas de gestão empresarial.
Dessa forma, o Dynamics 356 é uma ótima solução para as grandes e médias empresas, englobando aquelas que atuam na função de subsidiárias nacionais e/ou internacionais. Além de poder ser rodado no servidor interno ou na nuvem, os seus recursos envolvem o gerenciamento financeiro, recursos humanos, operações de varejo, manufatura, setores de serviços e demais empresas governamentais.
Nesse sentido, o Dynamics 356 oferecido pela Inove consiste em uma plataforma que associa o ERP e CRM. Assim, o usuário pode optar por qual módulo quer utilizar. Dessa forma, a empresa utilitária não precisa comprar duas soluções de dois fabricantes distintos, podendo simplesmente adquirir o Dynamics 365 para ambas as funções (ERP e CRM).
Além disso, esse sistema consiste em um serviço de assinatura cuja gestão fica a cargo da Microsoft. Com isso, o usuário não precisa realizar atualizações, projetos de migração e nem upgrades, pois tudo é feito de maneira automática na nuvem.
Quais são as principais características dessa solução?
Conheça, a seguir, os principais benefícios dessa solução:
- é adaptável às legislações tributárias dos países onde o sistema é comercializado;
- conta com nuvem híbrida, ou seja, pode ser rodado tanto no servidor interno quanto no sistema de Cloud Computing;
- o código do sistema é aberto, o que assegura personalização pelos desenvolvedores independentes;
- oferece suporte global;
- permite diminuir o Total Cost of Ownership (TCO);
- apresenta uma interface simples e intuitiva para o usuário;
- a plataforma é totalmente escalável;
- oferece uma integração com os demais produtos da Microsoft (Office 365, Dynamics CRM etc).
Como você pôde perceber, o ERP para o Back Office é a grande aposta para empresas que buscam um sistema de gestão eficaz, ágil e moderno. Essa solução é muito versátil e pode atuar em diversos segmentos, como no mercado das concessionárias, no segmento automotivo, no setor de advocacia, em lojas de e-commerce etc.
O processo de implementação dessa solução requer treinamento interno da equipe e o auxílio de uma empresa especializada, que tenha os conhecimentos técnicos necessários para gerenciar esse sistema.
Está precisando de suporte? Entre em contato conosco! A Inove é uma empresa que oferece consultoria em TI e atua em parceria com a Microsoft. O foco é implantar, treinar e suportar as soluções da plataforma Microsoft para negócios e adequar as tecnologias segundo as necessidades das empresas.