Podemos dizer que, mesmo antes de falarmos da estratégia omnichannel, os ERPs já haviam nascido com vocação para dar suporte à iniciativa. Afinal, a integração entre os departamentos foi um dos principais motivos para o surgimento dos também chamados: sistemas integrados de gestão.
É muito difícil pensar em integrar canais sem que o planejamento e a operação estejam alinhados aos vários departamentos. Sendo assim, o ERP é a base estruturante da estratégia omnichannel e de sua implantação, o que nos leva a algumas perguntas:
- todos os ERPs cumprem essa função?
- os usuários da empresa estão capacitados para usar o ERP como apoio ao omnichannel?
- como a integração pode diminuir os custos?
- ela favorece a otimização dos processos internos?
São questões como essas que respondemos no texto. Continue a leitura e reflita junto conosco sobre o tema.
O que é a estratégia omnichannel?
O omnichannel é uma estratégia que busca integrar os vários canais de atendimento ao cliente. Assim, fornece uma experiência de compra mais confortável em decorrência da presença abrangente e da informação sistêmica, ou seja, os dados de interações ocorridas em um canal estão acessíveis aos outros.
Desse modo, é possível estabelecer uma continuidade de relacionamento mesmo quando o cliente opta por canais diferentes — o que é uma tendência cada vez maior.
O que torna um ERP alinhado à estratégia?
Com essa definição, já fica clara a contribuição dos sistemas de gestão para a estratégia, pois eles armazenam todos os dados do ciclo “pedido-despacho-faturamento”. Ele contém informações essenciais sobre as interações de negócios, como pedidos, notas, movimentações de estoque, ticket médio e variações de preço.
Uma das iniciativas mais comuns nas redes de varejo que aplicam o omnichannel é a possibilidade de retirar, nas lojas físicas, produtos comprados on-line. Usemos isso como exemplo. Nesse caso, sem um ERP integrado fornecendo informação sobre a movimentação de estoque em tempo real, é simplesmente impossível pensar na estratégia.
Contudo, alguns sistemas ainda trabalham com base em modelos antigos, engessados e fechados em si mesmos, ou seja, com tecnologias que dificultam a integração com outros sistemas e aplicações.
Hoje, são tantas as possibilidades que fica impossível um único ERP atender todas as demandas, de todos os setores, em todos os canais e para todos os segmentos de negócio. Por isso, um sistema moderno, que, além de integrar as operações internas, disponha de tecnologia que facilite a “conversação” com outras aplicações, é essencial na estratégia omnichannel.
Qual a contribuição para a otimização de processos?
Um dos maiores benefícios de qualquer tipo de integração é a diminuição de retrabalho, pois, quando setores e canais trabalham de forma independente, precisam executar algumas tarefas repetidamente. Um bom exemplo é quando os cadastros não são unificados. Nesse caso, um cliente pode precisar ser cadastrado várias vezes.
Podemos dizer que a otimização é necessária para a integração e, ao mesmo tempo, é potencializada pela mesma. Ou seja, um fator influencia positivamente o outro. Apesar disso, o grande ganho está na melhora da experiência do cliente, facilitando a fidelização.
Para concluir, com relação à qualificação da equipe, podemos fazer um comparativo com os programas de qualidade. Muitas vezes, as empresas se dedicam a cumprir regras de certificação e, durante a capacitação e implantação do programa, tudo funciona perfeitamente. Passadas algumas semanas, os colaboradores voltam a trabalhar fora do padrão. Quando isso ocorre, é nítido que faltou desenvolver uma cultura interna.
A estratégia omnichannel exige que as equipes absorvam a cultura da integração, dediquem-se a ela e explorem o ERP como ferramenta de apoio. Esse é um processo dinâmico, pois mudanças ocorrem o tempo todo, o que torna o envolvimento dos colaboradores ainda mais importante, pois precisarão aplicar inovações constantes e rápidas sempre que necessário.
Que tal considerar agora alguns aspectos mais técnicos? Selecionamos um texto especialmente para ajudá-lo nisso. Confira: “Por que investir integração de banco de dados para ERP?”