Você já deve saber que ERP é um sistema de gestão que integra, em um único software, dados e processos da administração do cotidiano. A vantagem é ter áreas como finanças, recursos humanos e estoque centralizadas e de fácil alcance. Mas já parou para pensar na relação que existe entre ERP e redução de custos do negócio?
Ainda não? Então, acompanhe nosso artigo de hoje e entenda qual a importância do ERP para a economia da empresa!
Mais segurança
Quem lida com uma empresa sabe dos custos que equipamentos físicos podem ter. Afinal, entre outras coisas, eles demandam uma constante manutenção. Além disso, é natural que, em algum momento, os equipamentos estraguem.
Com o ERP, em especial em nuvem, isso não acontece, já que o sistema não depende de equipamentos físicos para armazenamento. Qualquer risco de custo no combate a ações de vírus e hackers também é minimizado, pois o sistema conta com uma criptografia avançada.
TI direcionada
Existem planos de assinaturas do serviço com os benefícios mais variados: um deles relacionado à infraestrutura de TI. Nesse contexto, o mercado nacional oferece opções de sistemas em conformidade com as particularidades regionais.
Por consequência, isso pode evitar um gasto desnecessário com a contratação de parte de serviços que não serão plenamente inutilizados.
Menos etapas na rotina
Com o ERP, é possível reduzir o número de etapas em um projeto ou rotina corporativa. Ao fazer isso, é natural que a produtividade seja elevada. Mas a grande vantagem está na consequência disso: menos etapas, menos gastos operacionais.
Consulta às métricas de desempenho
O ERP permite a consulta a métricas de desempenho. São dados que podem trazer uma visão completa do impacto das ferramentas e como elas afetam o cotidiano do seu negócio.
Com isso, é possível tomar ciência do que pode ser implantado e modificado, a fim de reduzir ainda mais qualquer custo desnecessário.
Redução de ruídos na comunicação
Uma comunicação efetiva pode evitar muitos gastos desnecessários, frutos de erros na hora de passar um recado dentro da empresa.
Você já deve, por exemplo, ter presenciado uma situação em que determinado colaborador perdeu tempo realizando uma atividade que não era para ser feita ou era para ser cumprida de outra maneira.
O ERP ajuda justamente a evitar isso, ao auxiliar na criação de canais diversos de comunicação interna.
Controle de pagamentos
O número alto de clientes pode tornar o controle de pagamentos algo um pouco mais difícil de ser feito de maneira manual, fazendo com que o custo dessa atividade suba gradativamente.
Daí a vantagem do ERP, que torna os processos mais fáceis e confiáveis. A ferramenta extrai facilmente relatórios de clientes e seus pagamentos e informa quem está atrasado e quem pagou em dia.
Isso contribui para que a inadimplência diminua e haja menos falhas relacionadas ao controle financeiro que, muitas vezes, geram perdas para a organização.
Com esse e os fatores já citados, é evidente a relação entre ERP e redução de custos. Concorda? Existem muitas outras vantagens do ERP no meio corporativo. Quer saber mais? Assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do blog!