Entenda sobre a Internet das Coisas no E-Commerce
Somente nos últimos 50 anos, os consumidores brasileiros se adaptam a diversas transformações, e a revolução da Internet das Coisas pode ser bastante significativo, principalmente para os E-Commerces.
Pouco a pouco as pessoas se acostumaram com a substituição do dinheiro físico pelos cartões. Depois, grande parte passou a fazer compras de diversos tipos de mercadorias pela internet. Posteriormente, migraram do desktop para os aplicativos para dispositivos móveis de diversos tipos.
A evolução tecnológica continua sendo um motor importante para a transformação do comportamento de consumo e, diante deste cenário, pode até ficar difícil imaginar qual a próxima possibilidade futurista a fazer parte da nossa realidade.
A Internet das Coisas (cuja sigla em inglês é IoT) pode movimentar até US$ 132 bilhões na economia brasileira até 2025, por meio de aplicativos e outras soluções. Os dados são do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O conceito surgiu em 1999 e ganha cada vez mais espaço, devido ao fato de proporcionar eficiência autonomia e praticidade na execução de tarefas comuns e rotineiras. Por isso, a tecnologia tem potencial para revolucionar os E-Commerces.
O que é a Internet das Coisas?
A Internet das Coisas é um conceito que revoluciona o consumo no cotidiano, à partir da conexão de diversos dispositivos à internet. Desta forma, diferentes aparelhos, desde uma fechadura elétrica para portão até um carro ou uma cafeteira, por exemplo, têm capacidade para criar conexão entre si.
Os objetos inteligentes, que se comunicam entre si e com o usuário por meio de sensores e softwares permitem a realização de diversas tarefas. Por isso, a tecnologia tem capacidade para ajudar na evolução de diversos processos no varejo presencial e online.
De uma maneira geral, o senso comum costuma relacionar a Internet das Coisas à relógios inteligentes ou eletrodomésticos. Mas o potencial da invenção vai muito além, com capacidade para revolucionar a sociedade como um todo.
Em setores fundamentais da indústria, como na fabricação de componentes para moldes, empregados em diversos segmentos, a Internet das Coisas representa um diferencial na busca por maturidade de mercado e posicionamento no mercado competitivo.
Atualmente, a Internet das Coisas ganha destaque no setor varejista. Isso ocorre principalmente devido ao fato de que os comerciantes precisam se adequar à demanda dos consumidores. Na maioria das vezes, elas estão relacionadas à jornadas de compra que se encaixam melhor nas rotinas, evitando filas desnecessárias, por exemplo. E é aí que os E-Commerces ganham força e espaço no mercado.
Combinação de tecnologias
Aos empreendedores interessados em implantar sistemas mais tecnológicos em seus negócios, é preciso compreender que a Internet das Coisas sozinha não tem poder para impactar economicamente e socialmente os processos.
Contudo diversos tipos de tecnologias se integram e se complementam, visando agregar valor à diversas aplicações, especialmente às vendas online.
Alguns exemplos de tecnologias que podem ser combinadas à Internet das Coisas são:
Realidade aumentada
A realidade aumentada possibilita a interação entre mundo real e virtual. Combinada à Internet das Coisas, ela pode facilitar a realização de tarefas, criando uma nova forma de interação entre os dispositivos e as pessoas.
O impacto poderá ser mais sentido nas indústrias de manufatura e logística (como na produção de peças para colhedora de cana, por exemplo) ou de bens de consumo do que nos e-commerces.
Inteligência artificial
Combinada com a Internet das Coisas, o conceito de Inteligência Artificial ganha novas proporções. Nas indústrias automobilísticas, por exemplo, chegará ao ponto de possibilitar a existência de veículos guiados sem o intermédio humano, o chamado “driverless”.
Já nos dispositivos domésticos, a inteligência artificial pode ser aplicada até mesmo na programação de funcionamento de sistemas de climatização, abertura ou fechamento de cortinas ou acionamento de portão articulado, por exemplo.
Nos E-Commerces, a inteligência artificial pode ser uma excelente aliada para o relacionamento com os consumidores, por meio dos Chatbots. Os softwares simulam uma conversa entre consumidor e vendedor.
Nesses sistemas, a inteligência artificial é fundamental para a programação que permite a compreensão das mensagens digitadas pelos usuários, que é feita por meio da configuração de palavras-chave.
Para citar um exemplo de aplicação nos E-Commerces, basta imaginar um site de venda de bombonas plásticas, em que o usuário é surpreendido com uma mensagem oferecendo auxílio.
Ele pode digitar a sua dúvida com relação ao site, marca ou produto, e será respondido com mensagens pré-programadas. A inteligência artificial contribui para que o software responda adequadamente ao usuário.
Machine learnig
A Machine learning é uma tecnologia que permite que a análise de grandes volumes de dados seja feita constantemente pelos dispositivos de Internet das Coisas. Trata-se de um conjunto de disciplinas de análise de dados (como preditiva, data mining ou reconhecimento de padrões) que facilita a compreensão de informações em setores complexos como a saúde ou a logística de fábricas produtoras de peças para retroescavadeira, por exemplo.
Por fim, a infraestrutura de Internet das Coisas tem inúmeras aplicações e tecnologias. Diante de tanta diversificação de funções e possibilidades, os desafios são tão grandes quanto as oportunidades.
Aos empreendedores que tenham dificuldade com o assunto, uma ideia é a contratação de serviços de consultoria. Afinal, ao atender a demanda por automatização nos diferentes níveis que a tecnologia atual permite, é possível impulsionar as vendas no varejo presencial ou online.
Como a Internet das Coisas pode impulsionar as vendas?
As novas tecnologias e hábitos de consumo estão, pouco a pouco, forçando os comerciantes a adaptarem suas lojas físicas, mudando estratégias e estruturas para entrar no comércio das vendas online.
Os consumidores estão cada vez mais conectados e procuram experiências únicas, capazes de proporcionar satisfação plena. Com um mercado tão concorrido como é o atual, as empresas de varejo precisam caminhar para a renovação dos ambientes de atendimento, acompanhando às demandas da Era Digital.
As soluções de Internet das Coisas permitem a integração de toda a cadeia de trabalho no comércio, desde o pré-venda até o relacionamento pós-venda.
É possível planejar de uma maneira mais efetiva as campanhas de vendas, simplificar demandas de administração e otimizar ações de atendimento aos clientes. Dentre as principais vantagens, vale a pena citar:
- Oportunidade de monitorar e analisar processos, buscando possíveis gargalos;
- Facilidade de gerenciamento de estoque e processos logísticos;
- Transformação da dinâmica interativa de estabelecimentos físicos;
- Estabelecimento de um relacionamento mais interativo e completo com consumidores;
- Melhor posicionamento no mercado de atuação do lojista.
Desta forma, no estoque de um E-Commerce, a operação de transpaleteira manual pode ser facilitada, por exemplo, com o uso de etiquetas eletrônicas que ajudam no rastreamento digital de produtos.
Não só nas compras online, mas também no varejo físico, a Internet das Coisas contribui para diversificar e melhorar o atendimento aos clientes, principalmente com o modelo vitrine de exposição de produtos. Afinal, grande parte dos consumidores atualmente pesquisa nas lojas virtuais, mesmo que façam as compras de carrinho coletor de lixo, por exemplo, em lojas físicas.
As tecnologias contribuem para tornar os processo de compra mais intuitivos e atrativos, conectando lojas físicas e virtuais e fortalecendo a importância das experiências online nos hábitos de consumo atuais.
Por outro lado, o gerenciamento de soluções que integram hardware, software e diferentes dispositivos e canais digitais, ajuda o varejista a melhorar os serviços oferecidos.
Os empreendedores de diversos segmentos podem investir na criação de experiências digitais inesquecíveis, com capacidade para gerar fidelização e recomendação a terceiros.
Ao mesmo tempo, podem facilitar os processos internos, analisando hábitos de consumo, prevendo preferências, medindo movimentações com sensores e até o tempo de permanência dos consumidores nas lojas.
Contudo, é válido destacar ainda que o sucesso das aplicações em soluções de Internet das Coisas para E-Commerces está baseado em diversos fatores.
É preciso investir, paralelamente, em treinamento para os colaboradores e suporte técnico para que as ferramentas se mostrem efetivas. Desta forma, elas podem agregar valor aos negócios, simplificando a rotina dos colaboradores ou melhorando o relacionamento com os clientes.
A crescente competitividade no mercado aumenta a necessidade de investir na disputa pela atenção dos clientes.
Por isso as empresas precisam encontrar formas de melhorar os processos, com a instalação de tecnologias adequadas e úteis, contribuindo para alavancar de fato as vendas e oferecer experiências únicas aos clientes, independente do segmento de atuação do comerciante.
Por fim, cabe aos varejistas a definição das tecnologias e estratégias mais adequadas para o uso da Internet das Coisas em cada negócio, o que pode ser feito mais facilmente com a contratação de profissionais qualificados e especializados na área.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.