A gestão de ativos é uma prática que ganha cada vez mais destaque dentro do mundo corporativo, especialmente para as empresas que trabalham com a Tecnologia da Informação. Trata-se de um método que garante muitas vantagens para a produtividade do negócio, reduzindo custos e permitindo a ampliação dos lucros.
Mas, afinal, você sabe o que é e como funciona a gestão de ativos de uma empresa? Infelizmente, muitos gestores ainda não conhecem esse conceito e muito menos sabem quais são os benefícios dessa prática. Pois, chegou o momento de se atualizar. Que tal otimizar os resultados nos negócios?
Neste post, vamos explicar o que é o procedimento de gestão de ativos e as vantagens de utilizar um software específico para desempenhar essa função. Acompanhe a leitura!
O que é a gestão de ativos de TI?
Antes de tudo, é interessante entender que os ativos são todos os itens que representam a empresa e agregam valor para a marca. Eles envolvem os bens corpóreos (maquinário industrial, ferramentas, móveis e softwares) e os incorpóreos (nome e imagem da marca, capital intelectual).
Os ativos de uma empresa podem incluir diversos campos, como:
- informação — documentos, manuais, arquivos de sistema, backups;
- software — sistemas, aplicativos, ferramentas de desenvolvimento;
- físicos — máquinas, ferramentas etc;
- serviços — iluminação, eletricidade, aquecimento, computação, comunicação etc.
Nesse sentido, a gestão de ativos de TI serve para organizar e controlá-los, mantendo-os atualizados e evitando que eles fiquem suscetíveis a atividades e práticas irregulares, como o uso indiscriminado de um sistema sem a devida licença.
Quais são os benefícios de aplicar a tecnologia na gestão de ativos?
Confira as principais vantagens de utilizar ferramentas automatizadas ao procedimento de gestão de ativos de TI em empresas.
Aumenta a produtividade
O gerenciamento dos ativos traz mais eficiência para o controle e suporte dos sistemas, tanto manuais como materiais de referência. Dessa maneira, o índice de erros é reduzido, há uma melhoria no fluxo de comunicação, as tarefas operacionais se tornam mais organizadas e são executadas em tempo menor. Com isso, há um maior ganho de tempo e uma maior produtividade.
De fato, graças ao gerenciamento de ativos, a empresa acionada terá a função de executar as atividades para as quais foi contratada, ou seja, efetuar a gestão de todos os ativos. Nesse sentido, o conhecimento que envolve o suporte técnico necessário para manter o funcionamento adequado dos ativos e do sistema ficará como sendo de responsabilidade dessa empresa.
Por sua vez, os funcionários que trabalham na organização principal passam a ter mais tempo para se dedicar, de fato, ao core business da empresa. Assim, os gestores podem focar a atenção em assuntos considerados mais relevantes, como elaborar ações estratégicas que dizem respeito ao futuro da empresa.
Da mesma maneira, os colaboradores têm à disposição equipamentos atualizados, otimizados e modernos, contendo softwares já adaptados e padronizados, conforme o perfil do usuário e de acordo com o ramo de atuação e as necessidades do negócio.
Diminui as despesas
A gestão dos ativos acarreta a redução de vários custos empresariais. Isso só é possível, pois esse procedimento atua:
- no gerenciamento, realocação e eliminação de licenças de softwares não utilizados;
- na limitação da sobrecarga sobre o suporte dos sistemas;
- na regulação de situações, o que impede que a empresa seja condenada a pagar multas e indenizações.
Auxilia na tomada de decisões
Um software que efetua a gestão de ativos garante um mapeamento detalhado dos recursos existentes e de toda a infraestrutura da empresa. Com isso, a rotina das operações da empresa se torna mais clara. De fato, a função da tecnologia é atuar na gestão de ativos e otimizar o gerenciamento de informações.
Isso significa que o gestor poderá tomar decisões mais ágeis e corretas, sempre embasado em dados reais e concretos. Além disso, ele tem um controle maior sobre os ativos existentes e consegue identificar aqueles que devem ser substituídos, por exemplo.
Proporciona um aproveitamento mais eficiente dos ativos
O software permite identificar os melhores ativos que têm um maior potencial de agregar valor à empresa. Os ativos podem ir muito além de meros equipamentos de tecnologia e softwares. Eles envolvem informações, serviços, itens físicos etc.
Nesse sentido, a partir da identificação adequada de cada tipo de ativo, será mais fácil efetivar o seu aproveitamento e realizar a otimização deles. Essa classificação é feita por meio da definição de vários aspectos, como período de uso, tempo de vida útil, necessidade de manutenção, valor etc.
Assim, o gestor consegue conhecer os seus bens com mais precisão e aproveitar aquilo que tem à disposição com maior eficácia e proveito. Isso evita desperdícios com a troca ou aquisição de novas ferramentas e equipamento, bem como com a contratação de serviços desnecessários no momento.
Reduz os riscos existentes
Operações de TI envolvem o uso de licenças de softwares e a obediência ao estipulado no contrato. Caso contrário, as empresas podem sofrer sanções e serem compelidas a pagar multas. A gestão de ativos tem como um de seus objetivos evitar a ocorrência dessa situação crítica, por meio de documentação e controle das licenças de software, bem como o combate ao uso de sistemas ilegais e pirateados.
Aumenta o diferencial competitivo da empresa
A gestão de ativo de TI contribui para efetuar a análise e integração das informações. Como consequência, esse método proporciona uma melhor otimização e qualidade para as atividades operacionais de um negócio.
Dessa forma, quanto mais moderna e eficiente uma empresa for, maiores serão as chances de ela se destacar no mercado e obter um diferencial competitivo, em comparação com os negócios que ainda não perceberam essa necessidade e não agem em prol do controle e da otimização de seus ativos. Assim, a empresa consciente consegue transmitir transparência e confiança para os investidores e clientes.
A gestão de ativos de TI é um procedimento fundamental para as empresas que desejam organizar, controlar e sistematizar os seus ativos. Portanto, não hesite e comece a investir já em um software moderno que consiga otimizar as operações do seu negócio, aumentar os resultados operacionais e trazer lucros.
Nesse sentido, nada melhor do que obter uma solução tecnológica moderna, segura e eficiente. Que tal conhecer o Dynamics 365 for Finance and Operations? Trata-se de um modelo inovador que promete transformar a maneira de fazer negócios.