O setor da educação enfrenta diversos desafios, dentre eles, a captação de alunos. Com a concorrência cada dia mais acirrada, é preciso se atentar a fatores que podem atribuir alguma vantagem ao seu negócio.
Nesse sentido, o uso de diferentes tecnologias pode ajudar bastante. É o caso dos CRM que pode contribuir de forma efetiva no crescimento do número de novos alunos, utilizando da inteligência de mercado. Neste post, vamos mostrar como isso é feito e por que você deve contratar um sistema desses para a sua instituição.
O que é um CRM?
O CRM, ou Customer Relationship Management, é um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias com foco no cliente. Podendo ser utilizado por empresas de qualquer porte ou setor da economia, ele armazena uma série de informações importantes e valiosas que podem determinar os rumos de campanhas de captação de novos alunos, por exemplo.
Um bom CRM armazena não só os dados de clientes, mas também de pessoas que têm potencial para se tornarem. Com essas informações é possível vender mais, verificar tendências, pontos de atenção e até mesmo a necessidade de melhorias.
Como um CRM pode ajudar instituições no setor da educação?
Vamos mostrar, a seguir, como utilizar o CRM de forma otimizada para conquistar ainda mais alunos para a sua instituição. Confira!
Consiga o público certo na hora certa
Por meio da configuração correta de um CRM, é possível determinar quem são as pessoas certas e qual a melhor hora para abordá-las. Com base nos dados dos alunos e dos prospects, é possível traçar um perfil ideal para o seu público. Além disso, as tendências encontradas podem determinar ações estratégicas em momentos decisivos.
Inspire mais segurança aos futuros alunos
Passar uma boa impressão desde o primeiro contato é fundamental para inspirar confiança na pessoa que pretender se tornar sua aluna. Por isso, é sempre importante ter em mãos todas as informações essenciais.
Com a ajuda de um CRM, o acesso aos dados fica muito mais fácil e rápido. Isso demonstrará organização e segurança para seu prospect, que terá muito mais confiança em contratá-lo.
Retenha e fidelize seus alunos
O trabalho de retenção e fidelização dos alunos também faz parte da captação, mas de forma indireta. Afinal, os alunos satisfeitos com o seu serviço, além de permanecerem até o final do curso, ainda podem acabar ingressando em outros da mesma instituição e indicando aos amigos.
Por meio do CRM, é possível obter informações necessárias para organizar campanhas de retenção, melhorar a qualidade do atendimento e promover ações de fidelização dos alunos.
Tenha uma base única para todas as suas estratégias
Como vimos, o CRM provê dados e informações que podem ser utilizados para diversos fins. Por meio dele, você pode conhecer melhor o seu público e criar ações e campanhas que serão mais aderentes a ele.
Não importa qual a necessidade que sua instituição precise focar no momento. Seja no aumento da quantidade de novos alunos, redução da evasão ou criação de novos cursos, sem uma base de informações completa e direcionada, é impossível tomar uma decisão assertiva.
Acima de tudo, é essencial que seja feita uma parceria sólida e de confiança para contratação e manutenção de um CRM. Existem muitas empresas no mercado, é preciso ter cautela e critério para garantir uma boa prestação de serviço.
Se você tem uma instituição na área da educação e ainda não tem um sistema de CRM, a sua empresa está correndo sérios riscos. Se você pretende contratar um CRM para escolas ou ainda precisa de mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Inove e conheça as nossas soluções.