O conceito de que a produção em alto volume e a baixa diferenciação geram receita para as empresas está se tornando obsoleto. Os avanços tecnológicos, somados à popularização das mídias digitais, criaram um perfil de consumidor que procura a customização dos produtos. Mas o que é customização?
O consumidor moderno sabe que tem poder de escolha e pode julgar a marca da qual comprará e as características do produto que quer levar para a sua casa. Com alguns cliques, ele acessa a internet em seu smartphone e pode adquirir o que quiser, incluindo itens personalizados para atender a cada uma de suas necessidades.
Isso faz com que oferecer um bom preço já não seja mais suficiente. O futuro está na customização de produtos e serviços. Neste artigo você entenderá o que é customização e qual o papel da tecnologia nesse processo. Continue lendo para conferir.
A tecnologia e a customização de produtos
A maioria das empresas ainda utiliza a estratégia de produção massiva do mesmo produto com o intuito de comercializá-lo em grande volume. O conceito foi criado por Henry Ford há, pelo menos, um século nas linhas de montagem da fábrica de automóveis. Porém, ele não corresponde mais à expectativa do cliente no século XXI.
O mercado evoluiu bastante e o consumidor já não quer mais adquirir um produto como todos os outros. Por exemplo, ao entrar em uma loja, ele espera mais do que levar para casa um veículo com duas ou quatro portas. Customizar as amenidades encontradas dentro dele e muitos outros elementos que fazem com que o carro seja único são algumas de suas preocupações.
O cliente quer escolher não somente a cor do veículo, mas sim adaptar tantas características quanto for possível. Em outras palavras, ele quer ter o poder de personalizar o produto que está comprando de acordo com suas preferências.
Isso é o que chamamos de customização de produtos/serviços. A tecnologia tem um papel fundamental para que ela aconteça e, nos tópicos a seguir, vamos mostrar a você o porquê.
Qual é o papel da tecnologia na customização de produtos?
Você já ouviu falar sobre a Indústria 4.0? O termo se originou na Alemanha, em 2013, e desde então vem se difundindo pelo mundo todo. Trata-se de um projeto do governo alemão em parceria com empresas e universidades que visa trazer inovações às indústrias e ao setor de produção em geral.
Resumindo, o conceito estabelece que integrar tecnologias de automação avançadas em indústrias pode criar inúmeras melhorias no setor, como aumento da produtividade, redução de riscos e falhas na produção, segurança aos trabalhadores e padronização dos processos.
Esse é exatamente o papel da tecnologia na customização de produtos e serviços. A ideia, que tem se transformado em tendência, é que o usuário entre no site de uma marca e escolha não apenas o produto que quer comprar, mas também defina características específicas de acordo com suas necessidades.
Seu pedido será recebido e processado no sistema, que enviará as informações ao setor de produção que já está pré-configurado, automatizado e preparado para montar o item de acordo com as customizações solicitadas pelo cliente.
Quais as vantagens da customização de produtos para as empresas?
O fato de dar ao usuário o poder de customizar os produtos e os serviços que ele consome cria uma vantagem competitiva para a empresa, colocando-a muitos passos à frente de seus concorrentes no mercado.
A fábrica pode produzir milhares de produtos diferentes em grande escala. Em outras palavras, não é necessário produzir 500 carros idênticos, mas sim 1000 deles com diferentes configurações.
A customização de produtos também evita os desperdícios habituais da produção em massa, já que a empresa produz apenas o que a demanda exige. O resultado é uma grande economia de receita para o negócio. Além disso, é possível acelerar a produtividade no setor de fabricação e a montagem, por conta da automação e da padronização dos processos.
Muitas empresas ainda estão “engatinhando” quando o assunto é tecnologia no setor de produção. Porém, a tendência é que essa realidade tome conta do mercado nos próximos anos.
A experiência do usuário e a customização de produtos
É impossível falar em customização de produtos sem mencionar UX, ou experiência do usuário. O conceito se refere ao estudo do comportamento e das necessidades do cliente para que seja possível projetar soluções tão especializadas, simples e prazerosas, que são capazes de fazer com que ele se conecte intimamente com a marca em um nível emocional e desenvolva um excelente relacionamento com ela.
Uma boa experiência de usuário é capaz de aumentar a satisfação do consumidor e, consequentemente, de fidelizá-lo pouco a pouco. Mas como definir uma estratégia que utiliza os princípios de UX para customizar todo o processo de compra ao pós-venda? É isso que você vai aprender nos tópicos a seguir.
Aprenda mais sobre a persona
Quanto mais você conhecer sua persona, mais fácil será construir experiências personalizadas para as necessidades dela. Leve em consideração a faixa etária, o perfil de consumo, a localização em que mora e até os websites que frequenta para determinar que tipo de tratamento especial pode fazer com que a persona se apaixone pela sua marca.
Aposte em tecnologia
Coletar dados sobre os seus clientes atuais é uma ótima maneira de compreender como eles interagem com as suas soluções e o que poderia ser customizado para dar a eles mais controle sobre a experiência que têm.
Utilize mapas de calor correspondentes à maneira como os clientes navegam pelo seu site, por exemplo, para determinar o que funciona e o que chama a atenção deles na prática. Depois, analise esses (e outros) dados do negócio para entender como é possível oferecer soluções irresistíveis.
Dê aos clientes o poder de decisão
Que tal perguntar ao cliente o que ele quer em vez de entregar uma solução predeterminada? Serviços customizados são mais bem-sucedidos quando baseiam suas entregas em informações que o próprio cliente forneceu.
Estenda o atendimento para o pós-venda
Não é porque um cliente realizou uma compra que ele deve ser deixado de lado. Continuar enviando ofertas que tenham a ver com o que ele comprou e seguir o alimentando com informações são atitudes que tornarão a experiência de compra com a sua marca única. Não deixe de encantar após fechar negócio.
É com um bom relacionamento que são criados advogados de marca e clientes fiéis. Portanto, utilize sistemas de CRM para manter os cadastros atualizados a fim de que você possa estar sempre próximo de quem já adquiriu produtos ou serviços com a sua marca.
A diferença entre personalização e customização
Ao longo de todo o processo, é preciso ficar atento para não confundir personalização com customização. Quando falamos no primeiro, nos referimos à criação de itens que tem a cara do cliente, mas, no que diz respeito à função, são iguais a outros que se encontram no mercado. Entre o mar de opções disponível hoje, apenas oferecer uma paleta de cores que fogem do padrão ou chamar o consumidor pelo nome não é o suficiente para cativá-lo.
Por outro lado, customizar é agregar um valor único a cada peça criada, fazendo com que ela seja tão compatível com as necessidades do cliente, que não poderia ser substituída por nenhuma outra.
A customização de produtos e serviços já chegou ao Brasil e está trazendo inúmeros benefícios ao setor industrial. Por isso, ela precisa começar a fazer parte da estratégia do seu negócio. Se você pretende manter sua empresa competitiva, deve começar a considerar a integração da tecnologia na área de produção. Pense em como recursos inovadores colocarão o cliente em primeiro plano e ajudarão a sua empresa a desenvolver um relacionamento melhor com eles.
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