As transações on-line parecem bastante simples quando vistas de fora, mas há vários processos nos bastidores que só podem ser realizados por meio dos intermediadores de pagamentos, os responsáveis por realizar a transferência de valores entre o comprador e vendedor.
Um intermediador de pagamento, também conhecido como gateway de pagamento, executa o serviço que envia, com segurança, informações de cartão de crédito digitadas em um site diretamente para a rede de pagamento por cartão. Assim, a rede retorna com detalhes e com a resposta sobre a transação diretamente ao site da compra.
Todos os sites que desejam fornecer vendas de produtos ou prestação de serviços precisam utilizar um desses intermediadores de pagamentos, uma tecnologia segura que fornece uma ponte entre a empresa e seu cliente.
Por mais complexo que pareça o serviço, ele é feito de maneira bastante simples, sendo muito interessante conhecer seu processo interno.
O que é um intermediador de pagamento?
O intermediador de pagamento é um aplicativo de software, que é um tipo de canal entre o e-commerce e o banco responsável pelo cartão de crédito, sendo a etapa final de transações de compra dos mais diversos itens, tal como prateleiras para loja.
Um gateway de pagamento envia todas as transações de cartão de crédito para as administradoras do cartão e são responsáveis por informar se uma transação foi autorizada ou cancelada.
Os tipos de intermediadores mais modernos podem ainda adicionar impostos previstos para a realização de compras internacionais e realizar o rastreio de fraudes, que são muito comuns nos ambientes virtuais.
Qual é o papel de um intermediador de pagamento?
Os serviços de um gateway de pagamento são necessários para o processamento de compras de cartão on-line. É o mesmo processo realizado por uma máquina de cartão física, utilizada em lojas e estabelecimentos comerciais.
Os intermediadores funcionam para qualquer segmento de compra e venda, tal como em um e-commerce de materiais de construção, para realização de compras de tubo de alumínio redondo ou de outros itens. Portanto, o principal papel de um gateway é autorizar transações entre cliente e loja.
Sem um intermediador de pagamento aprovando o processo de transação a compra não é realizada e ocorre o cancelamento automático.
Como funcionam os intermediadores de pagamento?
Para um cliente, os gateways de pagamento parecem simples e diretos. Durante a visita em um site de comércio eletrônico, o comprador seleciona os itens que deseja (tal como piso industrial de concreto), adiciona ao carrinho e finaliza o processo com o cadastro no e-commerce. Na página de fechamento, são inseridas as informações de pagamento e é feita a aprovação da encomenda. Confirmado o pedido, o cliente aguarda a entrega do produto escolhido, que será acomodado em caixa de madeira para transporte ou em outros tipos de suportes utilizados nos veículos de entrega de produtos.
Já o processo no sistema de um intermediador de pagamento ocorre em seis etapas, que são:
– Etapa 1: o cliente faz um pedido e insere suas informações de pagamento. Uma transação on-line será processada como uma transação com “cartão não presente”. Depois que essa informação for enviada, ela será criptografada para segurança do comprador.
– Etapa 2: os dados criptografados são recebidos pelo processador do comerciante, que é a empresa responsável por receber as informações da transação.
– Etapa 3: o processador encaminha os dados da transação para a administradora do cartão de crédito. Nesse passo ocorre a cobrança de taxa de intercâmbio para cada transação.
– Etapa 4: esse momento é o de aprovação ou negação da compra. O cartão precisa ser válido e ter crédito disponível suficiente para cobrir o valor da compra.
– Etapa 5: quando a transação é autorizada, o banco emissor transmite a autorização de volta às partes na rede de processamento de pagamentos. A autorização passa primeiro pela administradora de cartão de crédito e depois para o e-commerce.
– Etapa 6: ocorre a disponibilização do valor da compra para o vendedor.
Apesar de todas essas etapas parecerem longas, a conclusão e a aprovação de uma compra é feita em poucos segundos.
Quais os benefícios do uso de um intermediador de pagamento?
As vantagens e os benefícios oferecidos pelo uso de um intermediador de pagamento em e-commerce são várias, tais como:
- Integração de baixo custo;
- Oferecer diferentes meios de pagamento aos clientes;
- Redução do número de fraudes;
- Redução de tarifas;
- Comodidade na compra on-line;
- E outros tipos de benefícios.
A vantagem de oferecer vendas e pagamentos online com o uso de intermediadores proporciona taxas menores, além de ser uma integração de plataforma simplificada, onde o cliente efetua, com poucos cliques, a compra e pagamento de um produto, seja ele de um curso online ou seja de telha de aço.
Os intermediadores oferecem vários tipos de pagamentos aos clientes, simplificando um processo de compra. Desse modo, é possível disponibilizar pagamentos via:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto bancário;
- Transferência bancária;
- E outros meios.
Os gateways possuem um sistema próprio que impede grande parte das fraudes realizadas via cartão de crédito, com o uso de sistemas especializados e funcionários treinados para identificar operações suspeitas, de modo que protegem também o e-commerce contra compradores mal-intencionados.
Além disso, a comodidade de realizar compras online é um dos elementos mais buscados pelos clientes atualmente, dispensando a obrigatoriedade de sair de casa e economizando com tarifas de estacionamento e abastecimento de combustível para chegar ao estabelecimento. Em alguns casos, a compra depende necessariamente da entrega do produto, que pode possuir grandes tamanhos e precisar de veículos específicos para transporte, como no caso de uma mesa de aço inox.
Como escolher um bom intermediador de pagamento?
Um bom intermediador de pagamento deve oferecer diferenciais em relação aos concorrentes, de modo que cative o cliente com serviços e produtos diferenciados.
Por isso, é importante buscar um intermediador que ofereça:
- Atendimento personalizado;
- Rede segura para transações;
- Plataforma simplificada;
- Taxas adequadas;
- Diferentes tipos de aceitação de pagamentos.
O atendimento personalizado é fundamental para o relacionamento entre uma empresa e o intermediador de pagamento. Dúvidas atendidas, soluções para cada caso e atenção especial são responsáveis por um cliente satisfeito.
A rede segura para transações é indispensável para qualquer tipo de intermediador de pagamentos, já que é preciso inserir dados pessoais na página de pagamento.
Uma plataforma simples é mais agradável e proporciona uma experiência mais segura, tornando muitas vezes uma compra rápida de serra copo para ferro uma experiência descomplicada.
Taxas competitivas e adequadas ao mercado também favorecem a escolha por um intermediador de pagamentos, principalmente quando o volume de vendas de um e-commerce é grande.
Aceitar os mais diversos tipos de pagamento é um ponto muito importante para a escolha de um gateway, já que possibilita alcançar um maior número de clientes.
Recursos adicionais de um intermediador de pagamento
Além de aceitar pagamentos online, os gateways de pagamento também podem oferecer outros recursos, tais como:
– Armazenamento de informações de pagamento: após a realização de uma compra, é possível armazenar os dados de um cartão, para que o cliente não precise inseri-los sempre que for realizar uma nova compra. Esse sistema criptografa as informações, garantindo a segurança do recurso.
– Criptografia: todos os intermediadores de pagamento criptografam informações confidenciais de cartões e dados do cliente antes de transmiti-las ao banco de processamento.
– Assinatura recorrente: para oferecer produtos ou serviços para pagamentos tal como o de assinatura, o recurso de faturamento recorrente automatiza esse processo, informando ao cliente sempre que houver o lançamento em uma fatura.
Um intermediador de pagamento oferece crescimento ao e-commerce?
Um intermediador de pagamento é um excelente meio de controlar as compras efetuadas em um site, com a exibição de relatórios de operações.
Outro ponto importante é que um intermediador possibilita um grande número de operações simultâneas de maneira eficiente. Quando o estabelecimento possui grandes quantidades de venda e o uso do intermediador é constante, é possível negociar melhores tarifas de serviço, aumentando o lucro do e-commerce, inclusive para itens em promoção, tal como divisórias drywall preço baixo, que estimulam um maior número de vendas.
Além disso, os sistemas de combate a fraudes que evitam compras suspeitas oferecem benefícios financeiros ao e-commerce, impedindo que transações efetuadas sejam canceladas após o envio de um produto.
Com esses recursos, é possível verificar o crescimento de uma empresa, que investindo em um intermediador de pagamento adquire benefícios e facilidades, ao mesmo tempo em que exclui detalhes operacionais simples de sua rotina, direcionando sua atenção para planejamento de novos negócios e aumentando sucessivamente o seu número de clientes e de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.