Uma das áreas mais beneficiadas com a aplicação de novas tecnologias nos últimos anos foi a de operação logística. Novos investimentos em soluções vêm revolucionando a forma como empresas lidam com suas cadeias de produção e distribuição, cortando custos e simplificando processos.
Como as mudanças acontecem muito rápido, acompanhar o mercado se tornou essencial para um diretor que pretende manter o seu negócio no topo. Para ajudar você, preparamos uma lista com as principais tendências em logística para este ano. Confira!
Utilização diversificada de tecnologias de rastreamento
O rastreamento de frota foi uma das grandes revoluções em segurança para as empresas nos últimos dez anos. Com essa prática consolidada, e uma base de dados mais madura, o próximo passo será unir outras aplicações para aproveitar ao máximo o poder da tecnologia.
As informações de rastreio serão integradas a diversos outros processos para definir melhores rotas, prioridades de entrega e otimização do tempo ocioso. Tudo isso para tornar o frete mais eficiente e barato.
Nova relação entre e-commerce e transportadoras
A falta de infraestrutura tecnológica no Brasil obriga a grande maioria dos e-commerces a optar pelos Correios para realizar suas entregas, o que quase nunca é o melhor para seu tipo de negócio.
O uso de aplicativos e softwares especializados podem trazer novas empresas de logística para o mercado, que cumpram essa função com mais eficiência. Será possível fazer parcerias exclusivas e personalizadas, ou até o uso de serviços que já estão surgindo de entrega compartilhada.
Investimento em aplicativos e softwares
Falando desse tipo de solução, os serviços de nuvem e aplicativos de celulares prometem integrar toda a operação logística de uma empresa para facilitar o controle e agilizar as tomadas de decisão.
Processos colaborativos, históricos, relatórios de produtividade e eficiência, todas essas ferramentas estarão à disposição de forma fácil e permanente. Desse modo, os diretores terão uma noção ampla de problemas e oportunidades.
Automatização nos armazéns de logística
Essa é a maior transformação que vem acontecendo em grandes empresas no mundo inteiro. Aos poucos, as tarefas automáticas e repetitivas estão saindo dos ombros de funcionários para serem responsabilidade de máquinas automatizadas.
Sua função hoje é, principalmente, a de conferência de estoques, separação de produtos e verificação de cargas. Em breve, será possível que setores de logística inteiros operem sem ajuda de humanos.
Serão armazéns com pouco espaço para erros de operação, com muito menos desperdício e funcionando 24 horas por dia.
Carros elétricos e autônomos
As frotas elétricas já estão sendo implementadas em algumas empresas em parceria com montadoras e universidades que pesquisam motores mais econômicos. Em breve, quando a tecnologia se popularizar, os custos de logística, tanto na produção quanto na distribuição, cairão drasticamente.
Além disso, pensando ainda mais à frente, os carros autônomos, que não precisam de motoristas para dirigir, trarão muito mais eficiência e redução de custo nas operações de entrega.
O sucesso de uma operação de logística está, principalmente, na sua eficiência: pouco tempo para entregar e pouco desperdício. Novas tecnologias nesse sentido estão surgindo tão rápido que, para se manter brigando na ponta do mercado, é essencial estar sempre por dentro do que está sendo feito agora e do que virá no futuro.
Quer ficar atualizado para manter sua empresa sempre na frente da concorrência? Então compartilhe o texto nas suas redes sociais e comece a discussão!