Em tempos de recessão econômica e crise financeira, reduzir custos de infraestrutura na indústria é algo que sempre precisa ser levado em consideração pelos diretores das empresas. Afinal, medidas devem ser tomadas para gerar economia, mas sem perder a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.
Pensando em ajudá-lo nesse sentido, desenvolvemos este post, que traz uma série de dicas para reduzir custos em uma indústria. Então, se você ficou interessado, siga conosco!
1. Defina metas de produção
As indústrias podem perder bastante dinheiro por conta de os trabalhadores não darem o melhor de si em suas funções. Por isso, convém adotar medidas para engajar os funcionários e fazer com que eles vistam a camisa da empresa.
Definir metas de produção é uma ideia interessante para que isso aconteça. Assim, os colaboradores que atingirem suas metas podem ser premiados com um bônus no salário, por exemplo.
2. Invista no controle de estoque
O controle de estoque também deve ser analisado para que uma empresa tenha seus gastos otimizados. É preciso ter uma gestão minuciosa para compreender tudo aquilo que é necessário e o que não é necessário adquirir para a indústria.
Além disso, ao ter um controle de estoque rigoroso se evita o desperdício, como produtos utilizados na produção que perdem o prazo de validade, por exemplo.
3. Otimize os gastos com energia e telefone
Outro ponto é que pode haver gastos cortados, como é o caso da energia elétrica e telefone. É claro que as indústrias precisam muito da energia para que as máquinas e equipamentos funcionem, mas no quesito iluminação do escritório, por exemplo, podem ser instaladas janelas mais amplas e pintadas as paredes com cores mais claras para aproveitar melhor a iluminação natural.
Já as ligações telefônicas de longa distância, que geram muitos gastos, podem ser substituídas por chamadas de aplicativos de troca de mensagens como o Skype e o WhatsApp, que possuem essa finalidade.
4. Utilize de soluções tecnológicas para gestão
A tecnologia não para de se desenvolver e cada vez mais as empresas estão a adotando para otimizar os gastos. Isso ocorre, por exemplo, com o uso de robôs em linhas de produção, que muitas vezes substituem o trabalho humano.
O mesmo acontece nas questões voltadas ao atendimento, uma vez que os chatbots já são uma realidade para muitas empresas, que utilizam esses assistentes virtuais para atender os seus clientes.
5. Migre para a Microsoft Azure
A Microsoft Azure é um exemplo de tecnologia para as empresas que precisam otimizar os custos. Trata-se de uma plataforma de serviços em nuvem que ajuda a empresa nos mais diversos segmentos.
Para as indústrias, esse tipo de tecnologia é útil para o armazenamento de dados em nuvem, estabelecer contato com os clientes, organizar processos internos, entre outros benefícios que ajudam a reduzir custos de infraestrutura na indústria.
Nós da i9tec somos parceiros da Microsoft e podemos ajudar na implantação dessa ferramenta revolucionária na sua indústria. Quer saber como? Então, basta entrar em contato conosco e solicitar mais informações. Teremos prazer em contribuir para o crescimento do seu negócio!